III Domingo da Quaresma - Ano C

3º DOMINGO DA QUARESMA (ANO C)

28 de Fevereiro de 2016

 alt

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas (Lc 13, 1-9)

1Nessa ocasião, apareceram alguns a falar-lhe dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. 2Respondeu-lhes: «Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido? 3Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos igualmente. 4E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé, matando-os, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém? 5Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos da mesma forma.» 6Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. 7Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ 8Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. 9Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»

Chave de leitura

O texto do Evangelho deste 3º Domingo da Quaresma apresenta-nos dois factos diferentes, ligados entre si: um comentário de Jesus aos acontecimentos do dia e uma parábola. Lucas 13, 1-5: ao pedido do povo, Jesus comenta os acontecimentos actuais: o massacre dos peregrinos decretado por Pilatos e a derrocada da torre de Siloé que matou dezoito pessoas. Lucas 13, 6-9: Jesus conta a parábola da figueira que não dava fruto. Durante a leitura é bom prestar atenção a duas coisas: 1) – verificar como Jesus contradiz a interpretação popular do que acontece; 2) – descobrir se existe uma ligação entre a parábola e o comentário do que acontece.

Contexto literário e histórico de então e de hoje

Lucas escreve o seu Evangelho por volta do ano 85 para os cristãos das comunidades da Grécia. Em geral segue a narração de Marcos. Aqui e ali introduz pequenas diferenças ou altera alguma parábola de modo que os ladrilhos removidos de Marcos se adaptem ao novo desenho que Lucas imagina para o seu livro. Além do Evangelho de Marcos, Lucas consultou também outros livros e teve acesso a outras fontes: testemunhas oculares e ministros da Palavra (Lc 1, 2). Todo este material que não tem um paralelo em Marcos, é organizado por Lucas de uma forma literária: uma longa viagem de Jesus desde a Galileia até Jerusalém. A descrição desta viagem vemo-la em Lucas de 9, 51 até 19, 28 e ocupa quase dez capítulos, uma terça parte do Evangelho! Ao longo destes capítulos, Lucas recorda constantemente aos leitores que Jesus vai a caminho. Raramente diz onde se encontra Jesus, mas dá a entender claramente que Jesus vai de viagem e que o seu termo é Jerusalém, onde morrerá segundo o que fora anunciado pelos profetas (Lc 9, 51.53.57; 10.1.38; 11, 1; 13, 22.33; 14, 25; 17, 11; 18, 31.35; 19, 1-11.28). Depois que Jesus está já perto de Jerusalém, Lucas continua a falar de um caminho para o centro (Lc 19, 29.41.45; 20, 1). Pouco antes do começo da viagem, por ocasião da Transfiguração junto a Moisés e a Elias no cimo do Monte, ir a Jerusalém era considerado como um êxodo de Jesus (Lc 9, 31) e como a sua assunção ou subida ao céu (Lc 9, 51). No Antigo Testamento, Moisés orientara o primeiro êxodo libertando o povo da opressão do Faraó (Ex 3, 10-12) e o profeta Elias subira ao céu (2Re 2, 11). Jesus é o novo Moisés que vem libertar o povo da opressão da Lei. Ele é o novo Elias que vem preparar a chegada do Reino.

A descrição da longa viagem de Jesus até Jerusalém não é só um elemento literário para introduzir o material próprio de Lucas. Reflecte também a longa e dolorosa caminhada que na vida diária as comunidades da Grécia faziam no tempo de Lucas: a passagem do mundo rural próprio da Palestina, para o mundo cosmopolita da cultura grega das periferias das grandes cidades da Ásia e da Europa. Esta passagem ou inculturação estava marcada por uma forte tensão entre os cristãos vindos do Judaísmo e os novos provenientes de outras etnias ou culturas. A descrição da longa viagem para Jerusalém reflecte o doloroso processo de conversão que as pessoas ligadas ao Judaísmo deviam fazer: sair do mundo da observância da Lei que os acusava e condenava, para ir para o mundo da gratuitidade do amor de Deus para com todos os povos na certeza de que em Cristo todos os povos são congregados num só diante de Deus; sair do mundo fechado da raça para o território universal da humanidade. Este é também o caminho de todos nós ao longo da nossa vida. Somos capazes de transformar as cruzes da nossa vida em êxodo de libertação?

Comentário do texto

Lucas 13, 1: O povo dá a conhecer a Jesus o massacre dos galileus. Como acontece hoje, o povo comenta os acontecimentos e quer também ouvir um comentário dos que podem influir na opinião pública. É deste modo que algumas pessoas se aproximam de Jesus e contam o acontecimento do massacre de alguns galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. Provavelmente trata-se de um assassinato cometido no Monte Garizín, que era um centro de peregrinação e onde as pessoas costumavam oferecer sacrifícios. O facto confirma a ferocidade e estupidez de alguns governantes romanos da Palestina que provocavam a sensibilidade religiosa dos Judeus mediante acções irracionais deste tipo.

Lucas 13, 2-3: Jesus comenta o massacre e extrai uma lição para o povo do que aconteceu. Interpelado a dar uma opinião, Jesus pergunta: “Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido?”. A pergunta de Jesus reflecte a interpretação popular comum àquela época: o sofrimento e a morte violenta são um castigo de Deus por algum pecado que tenha sido cometido pela pessoa. A reacção de Jesus é categórica: “Digo-vos que não!”. E nega a interpretação popular e transforma o que aconteceu num exame de consciência: “Se não vos converterdes morrereis todos do mesmo modo!”. Ou seja, se não se verificar uma verdadeira e autêntica mudança, acontecerá a todos o mesmo massacre. A história posterior confirma a previsão de Jesus. Não houve mudança. Eles não se converteram e quarenta anos depois, em 70, Jerusalém foi destruída pelos romanos. Muitas pessoas foram massacradas. Jesus percebia a gravidade política do seu país. Por um lado, o domínio romano era cada vez mais oneroso e insuportável e, por outro, a religião oficial era cada vez mais alienada em entender o valor da fé para a vida das pessoas.

Lucas 13, 4-5: Para reforçar o seu argumento Jesus comenta outro acontecimento. O próprio Jesus toma a iniciativa de comentar outro acontecimento. Uma tempestade fez com que se desmoronasse a torre de Siloé e dezoito pessoas morreram esmagadas pelas pedras. O comentário do povo era este: “Castigo de Deus!”. Comentário de Jesus: “Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos da mesma forma”. É a mesma preocupação em interpretar os acontecimentos de modo tal, que a mensagem de Deus de mudança e conversão chegue até eles. Jesus é um místico, um contemplativo. Lê os acontecimentos de uma forma diferente. Sabe ler e interpretar os sinais dos tempos. Para Ele, o mundo é transparente, revelador da presença e dos chamamentos de Deus.

Lucas 13, 6-9: A parábola da figueira que não dá fruto. Depois Jesus pronuncia a parábola que não dá fruto. Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Durante três anos não deu fruto. Por isso decidiu cortá-la. Mas o encarregado da vinha disse-lhe: “Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la”. Não sabemos se Jesus contou esta parábola depois do comentário que fez acerca do massacre e da queda da torre de Siloé. Provavelmente foi Lucas quem colocou esta parábola neste lugar porque o evangelista vê alguma relação entre o comentário dos acontecimentos e a parábola da figueira. Lucas não nos diz em que consiste essa relação. Deixa-nos o trabalho de a descobrir. Que significado nos propõe Lucas? Ouso dar uma opinião. Talvez cada um encontre outra. O dono da vinha e da figueira é Deus. A figueira é o povo. Jesus é o vinhateiro. O dono da vinha cansou-se de procurar frutos na figueira pois não os encontrava. Decide cortar a árvore. Deste modo será mudada por uma outra árvore que dê fruto. O povo escolhido não dava o fruto que Deus esperava. Quer comunicar a Boa Nova aos pagãos. Jesus, o vinhateiro, pede que se deixe por mais algum tempo a figueira. Fará mais esforços para alcançar a mudança e a conversão. Mais adiante no Evangelho, Jesus reconhece que a duplicação de esforços não deu resultados. Eles não se converteram. Jesus lamenta a falta de conversão e chora sobre a cidade de Jerusalém (Lc 19, 41-44).

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas