A toda a Família Carmelita em Portugal

Mensagem do Superior da Ordem do Carmo em Portugal

Por ocasião da Solenidade de Nossa Senhora do Carmo

 

A toda a Família Carmelita!

Damos graças a Deus por, mais uma vez, nos conceder a graça de celebrarmos a Solenidade de Nossa

Senhora do Carmo, a nossa Mãe e Patrona.

É uma ocasião para partilhar a nossa Alegria, de dar graças pelos dons da Espiritualidade e da Família Carmelitas e de renovarmos o nosso compromisso de vivermos em “obséquio de Jesus Cristo”, qualquer que seja o nosso estado de vida e o nosso vínculo à Ordem do Carmo!

Como breve exortação para esta Solenidade, partilho dois breves pensamentos:

  1. Recordo o que as Constituições da nossa Ordem, n. 89, referem sobre a devoção mariana dos carmelitas:

“O culto à Bem-aventurada Virgem Maria e o dever de o propagar pertencem à própria natureza da missão da Ordem na Igreja. Assim, seguindo a mente da própria Igreja, promovamos generosamente o culto, especialmente litúrgico, à Bem-aventurada Virgem. A exemplaridade da Bem-aventurada Virgem Maria, que emerge da própria celebração litúrgica, induz os féis a conformar-se à sua Mãe e por ela a Seu Filho. Condu-los a celebrar os mistérios de Cristo com os mesmos sentimentos e afetos com que a Virgem contemplava o Seu Filho em Belém e Nazaré e no momento do seu aniquilamento, exultando com a sua ressurreição juntamente com todos os seus novos filhos”.

  1. Vivemos a proximidade da realização da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa 2023. Como é do conhecimento geral, esta Jornada, além da experiência do encontro dos jovens com Cristo, com o Papa e entre si, tem também uma forte inspiração mariana. Nesse contexto, convido a que todos meditemos na Mensagem que o Papa Francisco escreveu a propósito desta jornada em 15 de agosto de 2022 e que podereis encontrar na web no seguinte link:

https://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/youth/documents/papa francesco_20220815_messaggio-giovani_2022.html.

Embora inicialmente dirigida aos jovens, a reflexão e os desafios que o Papa lança são comuns a todas as idades e a todas as realidades.

Nesse contexto, cito duas passagens dessa Mensagem que sintetizam o que pretendo partilhar:

A pressa da jovem mulher de Nazaré é a pressa típica daqueles que receberam dons extraordinários do Senhor e não podem deixar de partilhar, de fazer transbordar a graça imensa que experimentaram. É a pressa de quem sabe colocar as necessidades do outro acima das próprias. Maria é exemplo de jovem que não perde tempo a mendigar a atenção ou a aprovação dos outros – como acontece quando dependemos daquele «gosto» nas redes sociais –, mas move-se para procurar a conexão mais genuína, aquela que provem do encontro, da partilha, do amor e do serviço. (…)

 Que o Espírito Santo acenda nos vossos corações o desejo de vos levantardes e a alegria de caminhardes todos juntos, em estilo sinodal, abandonando falsas fronteiras. O tempo de nos levantarmos é agora. Levantemo-nos apressadamente! E, como Maria, levemos Jesus dentro de nós, para O comunicar a todos. Neste belíssimo momento da vossa vida, avançai, não adieis o que o Espírito pode realizar em vós! De coração abençoo os vossos sonhos e os vossos passos.”

Que Nossa Senhora do Carmo, que se levantou apressadamente (cf Lc 1, 39) ao encontro da sua prima Isabel, nos inspire a deixar o nosso comodismo – símbolo duma vida egocêntrica e descomprometida – e a ir ao Encontro do Outro!

Uma Santa, Alegre e Fraterna Solenidade de Nossa Senhora do Carmo.

Santo António dos Cavaleiros, 13 de julho de 2023.

Padre Agostinho Marques de Castro,

(Comissário-Geral da Ordem do Carmo em Portugal)