O Carmelo na Jornada Mundial da Juventude

Na quarta-feira, 2 de agosto, a família carmelita de todo o mundo – frades carmelitas, irmãs, animadores juvenis e jovens – reuniu-se em San António de Cavaleiros, em Lisboa, paróquia carmelita do Comissariado de Portugal.

Vieram para comemorar o Dia Carmelita, um dia para a família carmelita estar reunida durante o Encontro Mundial da Juventude em Lisboa, Portugal. Estiveram presentes 150 pessoas, representantes das quatro áreas geográficas da Ordem, juntamente com o Prior Geral Miceal O'Neill, Richard Byrne, Conselheiro Geral para a Europa, e Robert Thomas Puthussery, Presidente da Comissão Internacional da Juventude Carmelita e Conselheiro Geral para a Ásia, Austrália e Oceania.

"Foi uma ocasião cheia de graça, com um grupo diversificado de jovens reunidos para celebrar o que significa ser carmelita no mundo de hoje", disse o Pe. Robert. “Todos estavam orgulhosos de ser carmelitas e encantados por estarem juntos. Eles gritavam em várias línguas “Viva o Carmelo”, um grande testemunho da sua alegria e entusiasmo”.

O dia começou com as calorosas boas-vindas do Comissário português Agostinho Castro. Seguiu-se uma oração de abertura e apresentação de um vídeo sobre a presença dos carmelitas em Portugal. O prior geral, Miceal O'Neill, fez uma breve e significativa apresentação sobre o que significa ser carmelita hoje, no contexto do tema da JMJ: Maria partiu apressadamente. Convidou todos a serem “generosos e determinados” como Maria na ajuda aos necessitados. Partilhou as histórias dos santos carmelitas, São Nuno Alvares Perira, de Portugal, São Tito Brandsma, e também se referiu ao exemplo inspirador de Pablo María de la Cruz Alonzo Hidalgo, um jovem carmelita de Espanha, um modelo para a juventude de hoje, que morreu em 15 de julho de 2023, aos 21 anos. Tinha acabado de professar, em 15 de junho, "in articulo mortis".

O Prior Geral pediu a todos os presentes que refletissem sobre a pergunta: o que sou chamado a fazer ou a ser neste momento? Após a conferência, houve tempo para discussão e partilha em grupo. Depois do almoço, houve tempo para as apresentações, em vídeo, de cada grupo, animadas com música ao vivo e dança de diferentes grupos.

Às 4 da tarde foi concelebrada a Santa Eucaristia com a família carmelita da paróquia, animada com música e orações nas várias línguas da Ordem.

"Quero agradecer publicamente ao Comissariado Português por um evento incrivelmente bem organizado", disse o P. Robert. "Todos gostaram da calorosa hospitalidade do povo português."

É uma experiência grande ver tantos jovens reunidos e celebrando. Richard Byrne escreveu: "Havia uma atmosfera fantástica em toda a cidade com todos os jovens ao redor. Para ser honesto, foi ótimo testemunhar os jovens."

Fotos y Comentarios:

John Toryusen


     1 de agosto
     2 de Agosto: Día de la Familia Carmelita
     3 de agosto:
     4 de agosto:
     Vigilia y Misa Final

Matthew Janvier, O. Carm. Blog diario