O Prior Geral e as suas impressões de Lisboa

O Prior Geral (dos Carmelitas) não pôde deixar de ficar impressionado com as centenas de milhares de jovens que vieram a Lisboa para a Jornada Mundial da Juventude 2023.

Como Maria, que se levantou e correu apressadamente para a montanha, porque queria estar com a sua prima Isabel, esses jovens viajaram porque querem estar aqui e parece que estão a curtir muito cada momento.

Eles andam durante horas. Ficam de pé e sentados, formam correntes humanas e dançam sob o sol quente de Lisboa. Juntam-se à música de muito bons músicos, enquanto esperam o início das cerimónias religiosas e, em qualquer caso, uma vez ouvido o apelo à oração, há silêncio, respeito e participação.

Foi o que aconteceu na Eucaristia de abertura, na noite de terça-feira, nas boas-vindas ao Papa Francisco, na noite de quinta-feira, e na Via Sacra, na sexta-feira.

A Jornada da Juventude Carmelita, na quarta-feira, deixou-nos com a mesma emoção, quando vimos os jovens carmelitas acompanhados por irmãs carmelitas mais velhas, frades e leigos, convergindo para a freguesia de Santo António dos Cavalheiros, a alguma distância do centro de Lisboa.

Vieram dos quatro cantos do mundo: Austrália e Timor Leste, Filipinas, Zimbabwe, Canadá, Honduras, El Salvador, Malta, Reino Unido, Itália, Espanha e do país anfitrião, Portugal.

A hospitalidade oferecida pela paróquia foi maravilhosa, aumentando a alegria que as pessoas sentiam por estarem juntas como pessoas para quem o Carmelo é seu lar espiritual.

Todos fomos abençoados por esta forma de nos visitarmos, atentos uns aos outros, com palavras e expressões que nascem da fé e do amor recebido. Memórias fotográficas serão abundantes, incluindo aquelas tiradas por drone.

As demais lembranças de sentimentos e inspirações também perdurarão por muito tempo.