14 de novembro - Todos os Santos Carmelitas

“Os santos do Carmelo foram formados numa escola de fogo espiritual, semelhante à de Elias. O amor poetiza as relações íntimas entre Maria e o Carmelo e faz da História da Ordem um cântico de louvor ao nosso Deus.”

São uma imensa multidão de irmãos nossos que consagraram suas vidas a Deus, abraçando os ensinamentos do Divino Mestre e imitando a sua vida, e se dedicaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica e no amor às almas, selado às vezes com seu san­gue.

Eremitas do Carmelo, mendigos da Idade Média, médicos e pregadores, missionários e márti­res; freiras que expandiram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida con­templativa; freiras que descobriram o rosto de Cristo aos seus irmãos no apostolado da saúde e do ensino, especialmente em terras de missão; leigos que no meio do mundo souberam encarnar o espírito da Ordem.

Toda a família do Carmelo, com Maria, sua Mãe, à frente, constitui a nossa alegria e louvor ao Pai Celestial.

Grandes santos que a Igreja venera e invoca na sua liturgia, e humildes santos que poucos conhecem ou invocam fora da Ordem.

Com a sua vida propõem-nos o segredo da santidade na relação íntima com Deus que, a partir da conversa com ele, é revelada e se estende na dedicação de cada dia como comunhão de fé e de amor com a imaculada Mãe de Deus, Padroeira do Carmelo, incomparável Formadora dos amigos de Cristo, a quem cobre com o hábito da Ordem para que, interna e externamente, reflitam suas virtudes.

Todos os santos carmelitas foram moldados à figura da Bem-Aventurada Virgem Maria, vive­ram em intimidade com Ela e foram Seus apóstolos.

Dela aprenderam a viver em Cristo e do Seu amor, dela se inspiraram a dar a vida à Igreja e às almas. A vida da Virgem tem grande importância nos Santos Carmelitas.

Que o exemplo destes santos sirva para suscitar novas gerações de santidade, muitos santos que, vivendo em obséquio de Jesus Cristo, servido fielmente com coração puro e boa consci­ência, sabem com Maria entregar-se dia e noite à contemplação da Palavra e ao serviço gene­roso à humanidade. Que esse exemplo nos contagie com um amor imenso e operante por Cristo, pela Igreja e pelo mundo inteiro.

Fonte: CITOC online