Visita aos Carmelitas da Ucrânia

Desde que a Federação Russa, sob o comando de seu líder Vladimir Putin, invadiu a Ucrânia, pessoas de todo o mundo que têm ligações com a Ucrânia querem que esta guerra acabe e que o povo da Ucrânia esteja novamente seguro em suas próprias casas. Tragicamente, muitos viveram de abandonar suas casas e procuraram segurança em outros países, enquanto um número assustador de jovens, homens e mulheres, perdeu a vida em resultado desta agressão sem sentido e injustificada.

A ligação carmelita com a Ucrânia ocorre através de duas comunidades de frades da Província Polaca, que vivem e trabalham no Ocidente, bem como das comunidades de frades e freiras Carmelitas Descalços, que vivem e trabalham no Oriente.

Em tempos normais, nossos irmãos em Włodzimierz oferecem uma presença orante e unificadora, num lugar onde católicos ortodoxos, católicos gregos e católicos latinos vivem em estreito contato uns com os outros.

Em Sąsiadowice, nossos três irmãos ocupam uma casa com uma longa história carmelita e oferecem uma assistência espiritual e pastoral normal às pessoas de sua região e das paróquias vizinhas.

Numa visita recente, o Padre Richard Byrne e eu ficamos sabendo como as pessoas no Ocidente vivem suas vidas como se tudo fosse normal.

Ao mesmo tempo, não podíamos deixar de sentir a tensão e a preocupação que fazem parte da realidade diária das pessoas. Há inúmeras famílias que já perderam parentes e amigos na guerra, ou que rezam fervorosamente para que seus entes queridos, que estão presos na defesa de seu país, regressem à casa em segurança.

Os cemitérios locais testemunharam as vidas que foram perdidas na guerra.

Nas nossas conversas, ouvimos como os frades estão gratos pela ajuda generosa que receberam de muitas partes do mundo carmelita. Isto foi fornecido para fornecer e transportar alimentos, roupas, medicamentos, tochas, roupas de cama, garrafas térmicas e kits militares de primeiros socorros para áreas de ajuda e também prestar assistência aos refugiados que passam por suas cidades a caminho de locais seguros.

A maior preocupação é cuidar dos soldados, e isso foi impressionante, como se quisesse dizer que foram os soldados que assumiram a tarefa de defender e proteger o seu país, com grande risco de vida.

Sempre me lembrei da missa que celebramos com a igreja cheia em Sąsiadowice. Houve uma atmosfera de oração fervorosa na Igreja durante toda a celebração e, no final, no que o povo chama de Súplica, rezámos durante muitos minutos pela paz, segurança e perdão para o mundo e para o povo da Ucrânia.

Que todas estas orações fervorosas sejam ouvidas, que os corações e mentes do agressor se afastem da guerra e que tudo isto aconteça muito em breve.

Maranata, vem Senhor Jesus, vem!

Padre Míċeál O'Neill, O. Carm

Prior Geral

Fonte: CITOC Online