Semana do Consagrado 2024 - Lectio Divina – Dia da Vida Consagrada - Festa da Apresentação do Senhor - (02.02.2024)

Festa da Apresentação do Senhor

Leitura (Lc 2, 22-40)

Meditação

Maria e José cumprem o dever de apresentar o Menino Jesus a Deus, por ser o filho primogénito de Maria e, portanto, pertencente ao Senhor. Neste ritual típico das tradições religiosas judaicas, já se entrevê a verdadeira oferta de Jesus ao Pai. Não apenas por ser o primogénito de Maria, mas sobretudo por ser o Filho amado de Deus, Jesus vive na total entrega ao Pai em favor da humanidade com a qual está irmanado pela natureza humana. O mistério da entrega da vida de Jesus ao Pai, que tem lugar no templo, há de ser levado à perfeição na entrega total e definitiva da cruz. Neste momento, para O resgatarem, os pais oferecem em sacrifício «um par de rolas ou duas pombinhas» (Lc 2,24); na cruz, será Ele mesmo a oferecer-Se em sacrifício para libertar os seus irmãos e para lhes oferecer uma nova perspetiva de vida. Na oferta de Cristo, os sacrifícios antigos são purificados e levados à perfeição da santidade, cumprindo a profecia de Malaquias: «A oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora» (Ml 3,4).

No Templo, Jesus é também apresentado pelo Pai à humanidade, a Israel que anseia pela vinda do Messias. N’Ele, o justo e piedoso Simeão vê a própria salvação, que fica ao alcance de todos os povos e não apenas de Israel (cf. Lc 2,30-31). No Menino resplandecem a luz e a glória de Deus. Ele ilumina a noite da humanidade com a esperança da consolação.

Jesus preconiza esta dupla dimensão da vida consagrada: pela consagração, homens e mulheres crentes oferecem-se a Deus, conscientes de Lhe pertencerem; pela missão, Deus oferece-os ao mundo, para aí fazer reinar o seu amor e a sua paz.

Oração

Rezamos com o refrão de Taizé: Senhor Jesus, Tu és luz do mundo

(https://youtu.be/XwvphXOxS4A?si=xJIZxIX6bf24UCxX)

Senhor Jesus, Tu és luz do mundo: dissipa as trevas que me querem falar.

Senhor Jesus, és luz na minha alma: saiba eu acolher o teu amor.

Contemplação e ação

Ao longo do meu dia, agradeço pela oferta de Jesus que dá vida à humanidade.

Entrego-me a Deus, desejando que a minha consagração seja instrumento da paz de Deus, que seja sinal da salvação de Deus.