Padre Francisco José Rodrigues - entre nós conhecido como "Padre Chico" - partiu para a Casa do Pai

 

Padre Frei Francisco José Rodrigues, O. Carm.

 

No declinar do dia 2 de fevereiro de 2024, “Festa da Apresentação do Senhor” e “Dia do Consagrado”, pelas 23.15h, o Padre Frei Francisco José Rodrigues, Religioso da Ordem do Carmo em Portugal, terminou a sua peregrinação terrena e partiu para a Casa do Pai, depois de um período de doença e de acentuada fragilidade.

O velório será na Capela da Comunidade Carmelita da Quinta da Mata, Lordelo, Felgueiras, com início pelas 17.30h do dia 4 de fevereiro, Domingo.

A Celebração da Eucaristia Exequial será no dia 5 de fevereiro, segunda-feira, às 15.30h, na referida Capela.

Seguir-se-á o cortejo fúnebre para o cemitério da paróquia de Lordelo, onde serão depositados os seus restos mortais.

NOTA BIOGRÁFICA

 

O Frei Francisco José Rodrigues nasceu a 15/11/1943, na paróquia de São Salvador, concelho de Ribeira de Pena, Diocese de Vila Real, onde foi batizado a 22/11/1943. Aí passou a sua infância e deu os primeiros passos académicos, vindo depois a ingressar no Seminário Missionário Carmelita, na Falperra, Braga, em setembro de 1955.

A 07/09/1962 iniciou o Noviciado na Comunidade Carmelita da Quinta da Mata, Lordelo, Felgueiras, tendo feito aí a Profissão Simples a 08/09/1963, e a 14/05/1967 emitiu a Profissão Solene no Seminário Carmelita da Falperra – Braga. Foi Ordenado Presbítero a 19/07/1970, em Ribeira de Pena, sua terra natal.

Ao longo dos seus 60 anos de Profissão Religiosa e 53 de ministério presbiteral, o Frei Francisco residiu praticamente em todas as comunidades do Comissariado da Ordem do Carmo em Portugal.

Ao longo deste tempo desempenhou um vasto leque de serviços e missões: foi Conselheiro do Governo da Ordem do Carmo em Portugal; colaborou na Formação, nas fases do Seminário, Pré-Noviciado e Profissão Simples; foi Delegado para a Família Carmelita durante vários anos onde deixou uma notória marca e dinâmica; exerceu o múnus pastoral em Santo António dos Cavaleiros e Frielas, tendo sido na primeira um dos pioneiros na organização e criação da mesma, e pároco em Unhão, Lordelo e Varziela, na diocese do Porto.

Foi assistente de diversos movimentos, nomeadamente dos Cursos de Cristandade, Equipas de Nossa Senhora, Convívios Fraternos e Corpo Nacional de Escutas.

Foi Diretor do Centro de Estudos e da Residência Universitária da Ordem do Carmo em Lisboa.

Orientou retiros, novenas, tríduos e pregações. Notabilizou-se no acolhimento e orientação espiritual e foi um dinâmico divulgador da espiritualidade e dos símbolos carmelitas, em particular do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.

Participou ativamente na redação e organização da Revista Família Carmelita e de outros documentos da Ordem do Carmo.

Fez duas experiências missionárias, ainda que curtas, em Moçambique e Timor-Leste.

Foi vice-postulador do processo de Canonização de São Nuno de Santa Maria, o Santo Condestável Nuno Álvares Pereira, canonizado em Roma a 26 de abril de 2009 pelo Papa Bento XVI.

A Ordem do Carmo e a Igreja agradecem ao Padre Frei Francisco Rodrigues todo o serviço prestado a Jesus Cristo e ao seu Reino.

Que Nossa Senhora do Carmo, a quem tanto amou e a quem tanta devoção prestou, São Nuno e todos os Santos Carmelitas, entoem hinos de louvor a Deus e o acolham no Céu, ele que fez da sua vida um Dom e uma Profecia da Eternidade. Que descanse em Paz.