Domingo da Ascensão

DOMINGO DA ASCENSÃO (ANO B - Mc 16, 9-20)

20 de Maio de 2012

Image

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos (Mc 16, 9-20)

 

9 Tendo ressuscitado de manhã, no primeiro dia da semana, Jesus apareceu primeiramente a Maria de Magdala, da qual expulsara sete demónios. 10 Ela foi anunciá-lo aos que tinham sido seus companheiros, que viviam em luto e em pranto. 11 Mas eles, ouvindo dizer que Jesus estava vivo e fora visto por ela, não acreditaram. 12 Depois disto, Jesus apareceu com um aspecto diferente a dois deles que iam a caminho do campo. 13 Eles voltaram para trás a fim de o anunciar aos restantes. E também não acreditaram neles. 14 Apareceu, finalmente, aos próprios Onze quando estavam à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e a dureza de coração em não acreditarem naqueles que o tinham visto ressuscitado. 15 E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. 16 Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. 17 Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão os demónios, falarão línguas novas, 18 apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados». 19 Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao céu e sentou-se à direita de Deus. 20 Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

 

Uma chave de leitura

 

A liturgia desta festa da Ascensão coloca diante de nós uma cena em que Jesus aparece aos discípulos e lhes confere a missão de ir pelo mundo inteiro, para anunciar a Boa Nova. O texto do Evangelho de Marcos (Mc 16, 9-20) é a parte final do apêndice. Durante a leitura do texto coloquemos a atenção neste ponto: “A quem aparece Jesus, quais são os diversos aspectos da missão e quais são os sinais da sua presença na comunidade?”.

 

Algumas perguntas para nos ajudar na meditação e na oração

- Qual o ponto deste texto que mais gostaste e mais te chamou a atenção? Porquê?

- Quem são as pessoas a quem Jesus aparece e como reagem?

- No texto que lemos quem tem mais dificuldade em acreditar na ressurreição?

- São Paulo diz: “Com Jesus Deus também nos ressuscitou e nos fez sentar nos céus” (Ef 2, 6). De que modo esta afirmação nos ajuda a compreender melhor o significado da Ascensão?- Quais são os sinais da presença de Jesus nas comunidades? Qual é o significado de cada sinal?

- Hoje, quais são os sinais que melhor convencem as pessoas acerca da presença de Jesus no meio de nós?

Comentário do texto

 

Marcos 16, 9-11: Jesus aparece a Maria de Magdala mas os outros discípulos não acreditam. Jesus aparece em primeiro lugar a Maria de Magdala e ela vai anunciar aos outros. Para vir ao mundo Deus quer depender do Sim de Maria de Nazaré (Lc 1, 38). Para ser reconhecido como o Vivente no meio de nós, quer depender do anúncio de Maria de Magdala que tinha sido libertada de sete demónios. Marcos diz que Jesus apareceu em primeiro lugar a Maria de Magdala. Nisto está de acordo com os outros três evangelistas (cfr. Mt 28, 9-10; Jo 20, 16; Lc 24, 9-11). Mas na lista das aparições transmitida pela Carta aos Coríntios (1Cor 15, 3-8) não aparecem aparições a mulheres. Os primeiros cristãos tiveram dificuldade em acreditar nos testemunhos das mulheres.

 

Marcos 16, 14: Jesus repreende a incredulidade dos Onze. Aparece finalmente aos Onze discípulos reunidos à mesa e repreende-os por causa da sua incredulidade por não acreditarem nas pessoas que o tinham visto ressuscitado. Pela terceira vez, Marcos refere-se à resistência dos discípulos em acreditar no testemunho daqueles ou aquelas que experimentaram a ressurreição de Jesus. Qual será o motivo desta insistência de Marcos ao mencionar a incredulidade dos discípulos? Provavelmente para ensinar duas coisas. Primeiro, que a fé em Jesus ressuscitado passa pela fé nas pessoas que dão testemunho disso. Segundo, que ninguém deve perder o ânimo, quando a dúvida ou a perplexidade nascem no coração. Os Onze também tiveram dúvidas!

 

Marcos 16, 15-18: Os sinais que acompanham o anúncio da Boa Nova. Em seguida Jesus confere a missão de anunciar a Boa Nova a todas as criaturas. A exigência que ele coloca para quem quer ser salvo é esta: crer e ser baptizado. Aos que acreditam na Boa Nova e se fazem baptizar, promete estes sinais: 1) expulsarão os demónios; 2) falarão novas línguas; 3) tomarão nas mãos as serpentes; 4) beberão qualquer veneno e não lhes fará mal; 5) imporão as mãos aos doentes e estes ficarão curados. Estes sinais acontecem ainda hoje:

 

- Expulsar os demónios: é combater o poder do mal que estrangula a vida. A vida de muitas pessoas melhorou a partir do momento que entraram na comunidade e começaram a viver a Boa Nova da experiência de Deus. Participando na vida da comunidade, lançam fora o mal das suas vidas.

 

- Falar novas línguas: é começar a comunicar com os outros de um novo modo. Às vezes encontramos uma pessoa que antes nunca a tínhamos visto, mas acontece como se já a conhecêssemos há muito tempo. É porque falamos a mesma língua, a língua do amor.

 

-  Apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal: há muitas coisas que envenenam a convivência. Muitos mexericos que arruínam a relação entre as pessoas. Quem vive a presença de Deus sabe superar isto e não é molestado por este veneno mortífero.

 

- Curar os enfermos: em qualquer lugar em que apareça uma consciência mais clara da presença de Deus, aparece também uma especial atenção às pessoas excluídas e marginalizadas, sobretudo aos enfermos. O que mais favorece a saúde é que a pessoa se sinta acolhida e amada.

 

Marcos 16, 19-20: através da comunidade Jesus continua a sua missão. Aquele Jesus que na Palestina acolhia os pobres, revelando-lhes o amor do Pai, agora é o mesmo Jesus que continua presente entre nós nas nossas comunidades. Através de nós, Ele continua a sua missão de revelar a Boa Nova do amor de Deus aos pobres. A ressurreição continua até hoje. Nenhum poder deste mundo é capaz de neutralizar a força que brota da fé na ressurreição (Rom 8, 35-39). Uma comunidade que quer ser sinal da ressurreição deve ser sinal de vida, deve lutar contra as forças da morte, para que o mundo seja um lugar favorável à vida, deve crer que é possível outro mundo. Sobretudo naqueles lugares onde a vida do povo está mais em perigo por causa do sistema de morte ali imposto, as comunidades devem ser uma prova viva de esperança que vence o mundo, sem medo de serem felizes!

 

Ampliando informações acerca do Evangelho de Marcos – As surpresas de Deus

 

Desde o início do Evangelho de Marcos era esta a exigência: “O tempo cumpriu-se e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e acreditai no evangelho”. Esta exigência inicial de conversão e de fé indica a porta, através da qual temos acesso a Jesus e à Boa Nova de Deus que Ele nos traz. Não há outra entrada. A fé implica acreditar em Jesus, na sua Palavra, aceitá-lo sem impor condições. Estamos convidados a não nos encerrarmos em nenhum nome ou título, doutrina ou costume, e a manter sempre os olhos abertos às surpresas de Deus, que pedem uma conversão constante. Os nomes e títulos, as doutrinas e costumes, as devoções e orações, são como o cartão que transportamos no peito para sermos identificados. O cartão é importante porque nos ajuda e orienta quando queremos encontrar uma pessoa que procuramos. Mas quando é encontrada, já não se olha para o cartão mas para o rosto! A pessoa que procuramos logo que a encontramos quase sempre é diferente da ideia que dela fazíamos. O encontro reserva sempre estas surpresas! Sobretudo o encontro com Deus em Jesus. Ao longo do Evangelho de Marcos são muitas as surpresas de Deus, e vêm donde menos se espera:

 

* de um pagão que dá uma lição a Pedro, porque reconhece a presença de Deus no crucificado (Mc 15, 39);

 

* de uma pobre viúva que oferece o pouco indispensável que tem para o compartilhar com os outros (Mc 12, 43-44);

 

* de um cego que gritando incomoda os discípulos e nem sequer tem uma doutrina certa (Mc 10, 46-52);

 

* dos pequenos que vivem marginalizados, mas acreditam em Jesus (Mc 9, 42);

 

* dos que usam o nome de Jesus para combater o mal, mas não são da “Igreja” (Mc 9, 38-40);

 

* de uma mulher anónima, que escandaliza os discípulos pela sua maneira de actuar (Mc 14, 3-9);

 

* de um pai de família a quem obrigam a levar a cruz e se converte em discípulo modelo (Mc 15, 21);

 

* de José de Arimateia que arrisca tudo e pede o corpo de Jesus para o sepultar (Mc 15, 43);

 

* das mulheres que, naquele tempo, não podiam ser testemunhas oficiais, mas são elas as escolhidas por Jesus como testemunhas qualificadas da sua ressurreição (Mc 15, 40.47; 16, 6.9-10).

 

Resumindo: Os doze discípulos, chamados de modo particular por Jesus (Mc 3, 13-19) e por Ele enviados em missão (Mc 6, 7-13), falham. Pedro renegou-o (Mc 14, 66-72), Judas atraiçoou-o (Mc 14, 44-45) e todos fugiram (Mc 14, 50). Mas precisamente no falhanço aparece a fé dos outros que não faziam parte do grupo dos doze escolhidos. A comunidade, a Igreja, deve ter uma consciência bem clara que ela não é a proprietária de Jesus e nem sequer possuiu todos os critérios da acção de Deus entre nós. Jesus não é nosso, mas nós, a comunidade, a Igreja, somos de Jesus, e Jesus de Deus (1Cor 3, 23). A maior de todas as surpresas é a ressurreição!

 

Oração final

Senhor Jesus, damos-te graças pela tua Palavra que nos fez ver melhor a vontade do Pai. Faz com que o teu Espírito ilumine as nossas acções e nos comunique a força para seguir o que a tua Palavra nos fez ver. Faz com que nós, tal como Maria, tua Mãe, possamos não só escutar, mas também pôr em prática a Palavra. Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amen. 

 

Caminhos Carmelitas

  • Perseverar na oração
    Embora Deus não atenda logo a sua necessidade ou pedido, nem por isso, (…) deixará de a socorrer no tempo oportuno, se não desanimar nem de pedir. São João da Cruz  
  • Correção fraterna
    Hoje o Evangelho fala-nos da correção fraterna (cf. Mt 18, 15-20), que é uma das expressões mais elevadas do amor, mas também uma das mais difíceis, porque não é fácil corrigir os outros.  Quando um...
  • O sacerdote
    Sou filha da Igreja. Oh! Quanto alegria me dão as orações do sacerdote! No sacerdote não vejo senão Deus. Não procuro a ciência do sacerdote, mas a virtude de Deus nele. Santa Maria de Jesus...
  • Onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou no meio deles
    Esta presença viva e real de Jesus é a que deve animar, guiar e sustentar as pequenas comunidades dos seus seguidores. É Jesus quem há-de alentar a sua oração, as suas celebrações, projectos e...
  • “Negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me”
    «Negar-se a si mesmo» não significa de modo algum mortificar-se, castigar-se a si mesmo e, menos ainda, anular-se ou autodestruir-se. «Negar-se a si mesmo» é não viver pendente de si mesmo,...
  • A cruz de Jesus
    Se queremos esclarecer qual deve ser a atitude cristã, temos que entender bem em que consiste a cruz para o cristão, porque pode acontecer que a coloquemos onde Jesus nunca a colocou. Chamamos...

Santos Carmelitas