B. Nuno de Santa Maria, religioso
Festa: O. Carm. - Memória: O.C.D. (fora de Portugal: 1 de Abril)
Nuno Álvares Pereira, fundador da Casa de Bragança, nasceu em Cernache do Bonjardim em 24 de Julho de 1360. Como Condestável do Reino de Portugal, foi militar invencível na guerra da independência; mas, vencendo-se a si mesmo, quando morreu a esposa, entrou em 1423 para a Ordem do Carmo, no convento de Lisboa por ele fundado. Quis ser simples donato, tomando o nome de Frei Nuno de Santa Maria. Morreu no mesmo convento no Domingo da Ressurreição de 1431 (1 de Abril), tendo dado a todos, durante a sua vida, um exemplo de oração, penitência, amor aos pobres e filial devoção a Nossa Senhora. O seu culto foi confirmado a 26 de Março de 1918 por Bento XV.
Fora de Portugal:
Beata Josefa Naval Girbés, virgem secular
Memória facultativa: O.C.D. (em Portugal: 25 de Setembro)
Textos no dia 25 de Setembro.
Dom Manuel Ochogavía Barahona defende a participação, em condições de igualdade, de comunidades, Estados, empresas e organizações sociais e afirma que deve ser respeitado o direito dos povos de rejeitar projetos extrativistas em seus territórios.
Dom Pavlo Honcharuk, bispo de uma das dioceses ucranianas mais atingidas pela violência e pelos bombardeios, foi recebido nesta sexta-feira no Palácio Apostólico pelo Papa Leão XIV. “Agradeci ao Santo Padre por sua oração e sua solicitude, e pela ajuda para libertar os prisioneiros e fazer com que as crianças retornem. Convidei-o para ir à Ucrânia”.
O cardeal Pedro Barreto recorda seu compromisso com a defesa da vida e da dignidade humana, desde seu acompanhamento às famílias de La Oroya até seu trabalho pela Amazônia e pela criação da Rede Eclesial Pan-Amazônica. Também recorda o legado do Papa Francisco e manifesta sua esperança diante da próxima visita de Leão XIV ao Peru, que espera seja um “huaico de amor, de esperança e de renovação”.