Santa Maria Maravilhas de Jesus, virgem
Memória: O.C.D.
Maria de las Maravillas de Jesus Pidal y Chico de Guzmán nasceu em Madrid no ano 1891. Entrou nas Carmelitas Descalças de El Escorial, Madrid (Espanha) no dia 12 de Outubro de 1919. Em 1924, movida por uma inspiração divina, fundou um Carmelo no “Cerro de los Ángeles” (o centro geográfico de Espanha), junto ao monumento do Coração de Jesus,. A esta fundação seguiram-se outras nove na sua pátria e uma na Índia. Concedeu sempre a primazia à oração e à imolação. Tinha verdadeira paixão e zelo pela glória de Deus e pela salvação das almas. A partir da clausura, e vivendo uma vida pobre, socorreu os necessitados, fomentando iniciativas apostólicas e obras sociais e caritativas. Ajudou de modo particular a sua Ordem, os sacerdotes e diversas congregações religiosas. Morreu com 83 anos no mosteiro de La Aldehuela (Madrid) no dia 11 de Dezembro de 1974. Foi beatificada a 10 de Maio de 1998 e canonizada no dia 4 de Maio de 2003 por João Paulo II.
De acordo com o novo Relatório Anual sobre Incêndios da MapBiomas, 3,1 milhões de hectares foram consumidos pelas chamas na Floresta Amazônica, contra 15,8 milhões no ano anterior. Em todo o Brasil, a área afetada pelos incêndios caiu para 12,7 milhões de hectares, quase a metade em relação a 2024 e 31% a menos que a média histórica.
A paróquia de Nossa Senhora do Livramento, na ilha cabo-verdiana de Santo Antão acolheu cerca de 500 casais das sete paróquias da ilha, no domingo 26 de julho para o Encontro Vicarial da Familia, sob o lema: “Sinodalidade na Igreja doméstica”, orientado pelo padre Rui Pedro de Carvalho, coadjuvado pelo casal Alcindo e Mónica Vitória.
Com inscrições abertas, formação será oferecida de modo on-line, com encontros semanais a partir de agosto.