Beata Maria da Encarnação, religiosa
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Paris no dia 1 de Fevereiro de 1566. Impedida de realizar a sua aspiração ao estado religioso, foi obrigada a casar-se aos dezasseis anos com Pierre Acarie. Mãe de sete filhos e esposa dedicada aos deveres familiares, santificou-se no meio das grandes dificuldades que atribularam o seu lar. Movida pela leitura das obras de S. Teresa, empenhou-se em introduzir em França o Carmelo Teresiano. Em 1603 conseguiu as devidas autorizações e construiu a primeira fundação para religiosas vindas de Espanha, entre as quais a Beata Ana de S. Bartolomeu e Ana de Jesus. Esta obra mereceu-lhe o título de «Mãe e Fundadora do Carmelo em França». Em 1614, um ano após a morte do seu marido, entrou também ela para o Carmelo de Amiens, onde se distinguiu pelo espírito de oração e no zelo pela propagação da fé. Morreu no Carmelo de Pontoise em 18 de Abril de 1618. Foi beatificada por Pio VI no dia 5 de Junho de 1791.
O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, considerou esta quinta-feira (16/07), que a devolução de parte dos terrenos ocupados ilegalmente durante as manifestações pós-eleitorais, representa um acto de justiça. O Governador de Nampula, Eduardo Abdula, afirma que o Governo respeita as decisões dos tribunais e espera que as famílias afetadas encontrem soluções de reassentamento.
Na África do Sul, onde quase metade dos jovens entre os 15 e os 34 anos está desempregada, ter uma formação profissional prática pode fazer a diferença entre a dependência e a dignidade, entre o desespero e a esperança.
Sacerdotes provenientes das dioceses de todo o país participaram de um retiro centrado na formação, na oração e na comunhão fraterna, organizado pelo Escritório Pastoral Sacerdotal Nacional, encerrado esta quinta-feira. A mensagem do prefeito do Dicastério para o Clero, que transmitiu a proximidade do Papa