Santa Joaquina de Vedruna, religiosa,
Fundadora das Carmelitas da CaridadeMemória facultativa
Nasceu em Barcelona (Espanha) no dia 16 de Abril de 1783. Casou-se aos 16 anos com Teodoro de Mas e ficou viúva aos 33, com 9 filhos que educou cristãmente. Em 1826, movida por uma inspiração divina, fundou a Congregação das Irmãs Carmelitas da Caridade. A sua obra difundiu-se rapidamente por toda a Catalunha e dedicava-se ao cuidado dos doentes e à educação cristã das crianças, especialmente dos pobres. A sua espiritualidade assenta, sobretudo, na contemplação do mistério da SS. Trindade, donde brotam algumas características pessoais: oração, mortificação, desapego, humildade e caridade. Morreu em Vich em 1854. Beatificada a 19 de Maio de 1940 por Pio XII, foi canonizada a 12 de Abril de 1959 por João XXIII.
Cerca de trinta jovens ucranianos de Kharkiv vieram à capital italiana para passar alguns dias longe do conflito que assola seu país há mais de quatro anos. Entre passeios à praia, caminhadas em bosques, excursões ao lago e visitas à Basílica de São Pedro, os jovens viveram experiências preciosas. Na Basílica de Santa Sofia, o Dicastério para o Serviço da Caridade doou Bíblias em ucraniano e alguns agasalhos doados pelo Governatorato.
O bispo da Diocese de Barra do Garças, MT, participou da audiência geral com o Papa Leão XIV. Em entrevista à Vatican News, refletiu sobre a nova encíclica Magnifica Humanitas, as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e os desafios pastorais da Diocese de Barra do Garças.
Nova onda de violência entre a Rússia e a Ucrânia. Na madrugada entre quarta e quinta-feira, as forças ucranianas lançaram o maior ataque aéreo dos últimos dois anos contra a capital russa, utilizando nada menos que 180 drones. Enquanto isso, o Conselho Europeu aprovou por unanimidade o primeiro grupo de capítulos para a adesão da Ucrânia