Calendário de eventos

Beata Ana de S. Bartolomeu, virgem
Domingo 07 junho 2026, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 75260
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Beata Ana de S. Bartolomeu, virgem

Memória: O.C.D.

Nasceu em Almendral (Ávila, Espanha) no dia 12 de Outubro de 1549. Entrou em 1570 para o primeiro convento de S. José de Ávila e foi a primeira religiosa conversa da reforma teresiana. Professou a 15 de Agosto de 1572 e foi muito estimada por S. Teresa, a ponto de a assistir nas viagens, nas doenças e na morte, em cujos braços a Santa morreu. Após a morte de S. Teresa, foi a alma da difusão do espírito e da obra teresiana em França (1604) e na Flandres (1612), na fidelidade ao carisma da reformadora e no zelo pelo bem da Igreja e pela salvação das almas. Morreu no mosteiro por ela fundado em Antuérpia (Anvers, Bélgica), no dia 7 de Junho 1626, festa da Santíssima Trindade. Foi beatificada a 6 de Maio de 1917 por Bento XV.

Liturgia do dia

Unable to fetch raw feed payload.

Notícias do Vaticano

  • Autoridade Sinodal: Aprender com o Bom Pastor

    Os verbos do Bom Pastor constituem uma verdadeira pedagogia da autoridade cristã: conhecer, escutar, chamar, conduzir, caminhar à frente, reunir, proteger, procurar e dar a vida. Mais do que funções, eles expressam atitudes relacionais que transformam o exercício da autoridade em serviço, cuidado e promoção da vida. Neles encontramos o retrato de uma liderança humana, evangélica e saudável, capaz de gerar confiança, comunhão e esperança.

    Leia tudo

     

  • Santa Sé na ONU: redirecionar recursos para armas ao desenvolvimento humano integral

    O observador permanente da Santa Sé junto às Nações Unidas, El-Kassis, em sua intervenção durante a reunião sobre armas convencionais autônomas na Assembleia Geral em Nova York, expressou “grande preocupação com a proliferação dessas armas”. Os vultosos recursos destinados às armas “comprometem a busca por uma paz justa e duradoura”. É, portanto, urgente redirecionar os investimentos para as necessidades daqueles que vivem em condições de pobreza

    Leia tudo

     

  • Testemunho de missionário italiano em Cusco, uma das etapas de Leão no Peru

    A etapa do Papa na cidade peruana nos Andes, a 3.400 metros acima do nível do mar, será rápida, mas intensa, como parte da sua viagem pela América Latina. O Pe. Walter Corsini, vigário-geral dos Missionários Servos dos Pobres: "a Igreja se preparou muito. Nos Andes, uma grande espiritualidade é atacada por um turismo muitas vezes invasivo. Parti há 30 anos como voluntário com muitos preconceitos, mas encontrei um ritmo lento e humano que vale a pena redescobrir".

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas