Beato Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Vinebre (Catalunha, Espanha) em 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apóstolo das crianças na catequese, inspirador de movimentos seculares de espírito evangélico, director de almas, sentiu irresistivelmente o atractivo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de oração e filha da Igreja. À luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, Instituto religioso feminino cujos membros têm como objectivo a formação da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apóstolo dos novos tempos com a pregação e com a pena, após um duro calvário de provas e sofrimentos, morreu em Gilet (Valência, Espanha) no dia 27 de Janeiro de 1896. Foi beatificado a 14 de Outubro de 1979 e canonizado em Madrid no dia 16 de Junho de 1993 por João Paulo II.
O Arcebispo de Nampula, Dom Inácio Saúre, considerou esta quinta-feira (16/07), que a devolução de parte dos terrenos ocupados ilegalmente durante as manifestações pós-eleitorais, representa um acto de justiça. O Governador de Nampula, Eduardo Abdula, afirma que o Governo respeita as decisões dos tribunais e espera que as famílias afetadas encontrem soluções de reassentamento.
Na África do Sul, onde quase metade dos jovens entre os 15 e os 34 anos está desempregada, ter uma formação profissional prática pode fazer a diferença entre a dependência e a dignidade, entre o desespero e a esperança.
Sacerdotes provenientes das dioceses de todo o país participaram de um retiro centrado na formação, na oração e na comunhão fraterna, organizado pelo Escritório Pastoral Sacerdotal Nacional, encerrado esta quinta-feira. A mensagem do prefeito do Dicastério para o Clero, que transmitiu a proximidade do Papa