“Como Carmelitas, manifestamos a nossa devoção à Bem aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo, celebrando com solenidade extraordinária, todos os anos, a Festa do Carmo”.
(Constituições, 87)
“A exemplaridade da Bem aventurada Virgem Maria... conduz os fieis a celebrar os mistérios de Cristo com os mesmos sentimentos e afectos com que a Virgem contemplava o Seu Filho em Belém e Nazaré e no momento do seu aniquilamento, exultando com a sua ressurreição unida a todos os seus novos filhos”.
(Constituições, 86)
O Comissário Geral da Ordem do Carmo em Portugal, em nome pessoal e em nome de todos os membros do Comissariado, deseja a todos os elementos da numerosa Família Carmelita a celebração duma Solene Festa em Honra da nossa Mãe, a Senhora do Carmo!
Que ao longo dos dias de preparação e na própria celebração desta festa, meditemos na exemplaridade de Maria e, com ela, caminhemos ao longo dos mistérios da vida de Cristo, que é o nosso modelo de vida e em “obséquio” do qual vivemos.
Não deixemos que as nossa práticas devocionais à Senhora do Carmo fiquem sem dar frutos, mas façamos com que elas se tornem uma motivação para aprofundarmos a nossa identidade cristã. Nos dias que correm que, a exemplo da Virgem Maria, tenhamos uma particular afeição à Palavra de Deus e que façamos do nosso tempo uma entrega generosa ao serviço do Reino, dum modo especial, em gestos de partilha e solidariedade!Rezemos, também, pelas vocações, dum modo particular, pelas vocações à vida consagrada Carmelita. Que, a exemplo da Virgem Maria, os que sentem este chamamento respondam com um Sim confiante a Cristo que os convida ao seu seguimento.
Que Nossa Senhora do Carmo interceda por todos nós!Com Amizade, no Carmelo,
Fr. Agostinho Castro, O. Carm.