IV Domingo da Páscoa - Ano B

4º DOMINGO DE PÁSCOA (ANO B)

26 de Abril de 2015

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Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João (Jo 10, 11-18) 

11«Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. 12O mercenário, e o que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo e abandona as ovelhas e foge e o lobo arrebata-as e espanta-as, 13porque é mercenário e não lhe importam as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas conhecem-me, 15assim como o Pai me conhece e Eu conheço o Pai; e ofereço a minha vida pelas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil. Também estas Eu preciso de as trazer e hão-de ouvir a minha voz; e haverá um só rebanho e um só pastor. 17É por isto que meu Pai me tem amor: por Eu oferecer a minha vida, para a retomar depois. 18Ninguém ma tira, mas sou Eu que a ofereço livremente. Tenho poder de a oferecer e poder de a retomar. Tal é o encargo que recebi de meu Pai.»

Chave de leitura

O evangelho deste quarto Domingo da Páscoa apresenta-nos a parábola do Bom Pastor. Por esta razão este Domingo é também chamado o Domingo do Bom Pastor. Nalgumas paróquias celebra-se a festa do pároco, pastor do rebanho. No evangelho de hoje, Jesus apresenta-se como o Bom Pastor que veio “para que todos tenham vida e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Naquele tempo, o pastor era a imagem do leader. Jesus diz que muitos se apresentavam como pastores, mas na realidade eram “ladrões e salteadores”. Hoje acontece a mesma coisa. Há pessoas que se apresentam como leaders, mas na realidade, em vez de servir, procuram os próprios interesses. Alguns têm um modo de falar tão suave e fazem uma propaganda tão inteligente que conseguem enganar os outros. Já tiveste alguma vez a experiência de ter sido enganado? Quais são os critérios para avaliar um leader tanto a nível de comunidade como de nação? Quem é, como deve ser, um bom pastor? Com estas perguntas na mente, procuremos meditar o texto do evangelho de hoje. No decurso da leitura procuremos estar atentos às imagens usadas por Jesus para se apresentar às pessoas como um verdadeiro e Bom Pastor.

Contexto

O discurso de Jesus sobre o Bom Pastor é como um ladrilho colocado numa parede já preparada. Com este ladrilho a parede fica mais bela e forte. Imediatamente antes, em Jo 9, 40-41, o evangelho falava da cura de um cego de nascença (Jo 9, 39-41). Imediatamente depois, em Jo 10, 19-21, João coloca a conclusão da discussão de Jesus com os fariseus sobre a cegueira. Os fariseus apresentavam-se diante do povo como leaders e pensavam que estavam em condições de poder discernir e ensinar as coisas de Deus. Na realidade, eles eram cegos (Jo 9, 40-41) e desprezavam a opinião das pessoas representadas pelo cego de nascença que tinha sido curado por Jesus (Jo 9, 34). O discurso do Bom Pastor foi introduzido aqui com o fim de apresentar alguns critérios para saber discernir quem é o leader, o pastor que merece crédito. A parábola realiza uma palavra que Jesus apenas tinha dito aos fariseus: “Jesus disse então: «Eu vim a este mundo para julgar, para que aqueles que que não vêem vejam e os que vêem fiquem cegos»” (Jo 9, 39).

O discurso de Jesus sobre o “Bom Pastor” apresenta três comparações, unidas entre si pela imagem das ovelhas, que oferecem critérios para discernir quem é o verdadeiro pastor:

1ª comparação (Jo 10, 1-5):Entrar pela porta”. Jesus distingue entre o pastor das ovelhas e aquele que assalta para roubar. O que mostra quem é o pastor é o facto de ele entrar pela porta. O salteador entra por outra parte.

2ª comparação (Jo 10, 6-10): Eu sou a porta”. Entrar pela porta significa agir como Jesus, cuja preocupação maior é a vida em abundância das ovelhas. O que revela o pastor é a defesa da vida das ovelhas.

3ª comparação (Jo 10, 11-18):Eu sou o bom pastor”. Jesus não é simplesmente um pastor. Ele é o Bom Pastor. O que revela quem é o Bom Pastor é o conhecimento recíproco entre a ovelha e o pastor e dar a vida pelas ovelhas.

De que modo a parábola do Bom Pastor pode retirar a cegueira e abrir os olhos das pessoas? Naquele tempo a imagem do pastor era o símbolo do leader. Mas não é o simples facto de alguém se ocupar das ovelhas que se pode dizer que é pastor. Também os mercenários o fazem. Os fariseus eram pessoas leaders. Mas eram também pastores? Como veremos, segundo a parábola, para discernir quem é pastor e quem é mercenário, é necessário ter em conta duas coisas: a) A conduta das ovelhas frente ao pastor que as conduz, para ver se reconhecem a sua voz. b) A conduta do pastor perante as ovelhas para ver se o seu interesse é a vida das ovelhas e se é capaz de dar a vida por elas (Jo 10, 11-18).

O texto do evangelho deste quarto Domingo da Páscoa (Jo 10, 11-18) é a última parte do discurso do Bom Pastor (Jo 10, 1-18). Vamos comentar todo o texto. Observemos de perto as diferentes imagens de que se serve Jesus para se apresentar a nós como o verdadeiro e Bom Pastor.

Comentário do texto

Jo 10, 1-5:
1ª imagem: O pastor “entra pela porta”. Jesus começa o discurso com uma comparação sobre a porta: “Quem não entra pela porta mas sobe por outra parte é um ladrão e salteador. Quem, pelo contrário, entra pela porta é o pastor das ovelhas”. Para entender esta comparação é bom recordar o que se segue. Naquele tempo, os pastores cuidavam dos rebanhos durante o dia. Chegada a noite, levavam as ovelhas para um grande recinto comunitário, bem protegido dos ladrões e dos lobos. Todos os pastores de uma mesma região levavam para aí os seus rebanhos. Um guarda ocupava-se deles toda a noite. No dia seguinte, logo de manhãzinha, chegava o pastor, batia as mãos na porta e o guarda abria-a. As ovelhas reconheciam a voz do seu pastor, levantavam-se e seguiam atrás dele. As ovelhas dos outros pastores ouviam a voz mas não se moviam, porque para elas era uma voz desconhecida. A ovelha reconhece a voz do seu pastor. De vez em quando havia o perigo de um assalto. Para roubar as ovelhas, os ladrões não se apresentavam ao guarda da porta mas entravam por outro lado ou destruíam o recinto, feito de pedras umas sobre outras.

Jo 10, 6-10: 2ª imagem: explica o que significa “entrar pela porta”. Jesus é a porta. Os que escutaram Jesus, os fariseus, (Jo 9, 40-41), não entenderam a comparação. Então Jesus explicou: “Eu sou a porta das ovelhas. Todos aqueles que vieram antes de mim, são ladrões e salteadores”. De quem ou o que está Jesus a falar com esta frase tão dura? Provavelmente refere-se a leaders religiosos que arrastavam as pessoas atrás deles, mas não respondiam à esperança das mesmas. Enganavam as pessoas, deixando-as piores do que antes. Não lhes interessava o bem delas, mas o próprio interesse e o próprio bolso. Jesus explica que o critério fundamental para discernir quem é o pastor e quem é o assaltante é a preocupação pela vida das ovelhas. Pede às pessoas que não sigam o que se apresenta na qualidade de pastor, mas não deseja a vida das mesmas. É aqui onde Jesus pronunciou a frase que ainda hoje se canta; “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”. Este é o primeiro critério.

Jo 10, 11-16: 3ª imagem: explica o que significa “Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” (Começa aqui o nosso texto deste quarto Domingo da Páscoa)

Jo 10, 11: Jesus apresenta-se como o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Jesus altera a comparação. Antes, Ele era a porta das ovelhas. Agora diz que é o pastor das ovelhas. E não é um pastor qualquer, mas “Eu sou o bom pastor”! A imagem do bom pastor vem do Antigo Testamento. Todos sabiam o que era um pastor e como vivia e trabalhava. Jesus ao dizer que é o Bom Pastor apresenta-se como aquele que vem cumprir as promessas dos profetas e a esperança das pessoas. Insiste sobre dois pontos: a) a defesa da vida das ovelhas; o bom pastor dá a sua vida (Jo 10, 11.15.17.18); b) na recíproca compreensão entre as ovelhas e o pastor, o pastor conhece as suas ovelhas e elas conhecem o pastor (Jo 10, 4.14.16).

Jo 10, 12-13: Jesus delineia a conduta do mercenário que não é pastor. “O mercenário que não é pastor”. Olhando desde fora, não se percebe a diferença entre o mercenário e o pastor. Os dois ocupam-se das ovelhas. Hoje há muitas pessoas que se ocupam de outras nos hospitais, nas comunidades, nos asilos de idosos, nos colégios, nos serviços públicos, nas paróquias. Alguns fazem-no por amor, outros, apenas pelo salário, para poderem sobreviver. Para estas pessoas os outros não lhes interessam. Têm conduta de funcionários, de assalariados, de mercenários. No momento do perigo não se interessam, “porque as ovelhas não são delas”, as crianças não são delas, os alunos não são delas, os vizinhos não são delas, os fiéis não são delas... Agora, em vez de julgarmos a conduta dos outros ponhamo-nos diante da nossa consciência e interroguemo-nos: “Na minha relação com os outros sou mercenário ou pastor?”. Jesus não te condena porque o trabalhador tem direito ao seu salário (Lc 10, 7), mas pede-te que dês um passo adiante e te convertas em pastor.

Jo 10, 14-15: Jesus apresenta-se como o Bom Pastor que conhece as suas ovelhas. Duas coisas caracterizam o bom pastor: a) conhece as ovelhas e é conhecido por elas. Na língua de Jesus “conhecer” não é uma questão de conhecer o nome ou o rosto da pessoa, mas de relacionar-se com a pessoa por amizade e afecto. b) dar a vida pelas ovelhas. Isto significa estar disposto a sacrificar-se por amor. As ovelhas sentem e percebem quando uma pessoa as defende e protege. Isto vale para todos nós: para os párocos e para os que têm qualquer responsabilidade em relação a outras pessoas. Para um pároco, saber se é bom pastor não basta ter sido nomeado e obedecer às normas do Direito Canónico. É necessário ser reconhecido como bom pastor pelas ovelhas. Às vezes isto é esquecido na política actual da Igreja. Jesus diz que não só o pastor conhece as ovelhas, mas que também as ovelhas conhecem o pastor. Se elas não o reconhecem, ainda que tenha sido nomeado segundo o Direito Canónico, ele não é pastor segundo o coração de Cristo. Não são só as ovelhas que devem obedecer a quem as conduz. Também quem as conduz deve estar muito atento ao comportamento das ovelhas para saber se actua como pastor ou como mercenário.

Jo 10, 16: Jesus define a meta a atingir: um só rebanho e um só pastor. Jesus olha o horizonte e diz que há outras ovelhas que não são deste rebanho. Todavia não escutaram a voz de Jesus, mas quando a escutarem, dar-se-ão conta de que Ele é o pastor e segui-lo-ão. Quem fará isto e quando acontecerá? Somos nós, imitando em tudo o comportamento de Jesus, o Bom Pastor.

Jo 10, 17-18: Jesus e o Pai. Nestes dois versículos finais Jesus abre-se e deixa-nos compreender algo que está no mais fundo do seu coração: a sua relação com o Pai. Aqui percebe-se a verdade do que é dito noutra parte: “Não vos chamo servos mas chamo-vos amigos porque tudo o que ouvi do Pai vo-lo dei a conhecer” (Jo 15, 15). Jesus é para nós um livro aberto.

A imagem do Pastor no Antigo Testamento a qual se realiza em Jesus-Pastor

Na Palestina, a sobrevivência das pessoas dependia muito do cuidado do gado: cabras e ovelhas. A imagem do pastor que conduz as suas ovelhas às pradarias era muito conhecida por todos, como hoje conhecemos o condutor de autocarros. Era normal usar a imagem do pastor para indicar a função de quem governava e conduzia o povo. Os profetas criticavam os reis porque eram pastores que não se ocupavam da grei e não a conduziam a pastar (Jr 2, 8; 10, 21; 23, 1-2). Esta crítica sobre os maus pastores aumentou e chegou a ser ponto culminante quando por culpa do rei o povo foi deportado para o exílio (Ez 34, 1-10; Zc 11, 4-17).

Diante da frustração sofrida por causa da actuação dos maus pastores, surge o desejo de ter Deus como Pastor, desejo muito bem expresso no salmo: “O Senhor é o meu Pastor, nada me pode faltar” (Sl 23, 1-6; Gen 48, 15). Os profetas esperam que no futuro, o próprio Deus venha a guiar o seu rebanho como um pastor (Is 40, 11; Ez 34, 11-16). E esperam que desta vez as pessoas saibam reconhecer a voz do seu pastor: “Escutai hoje a sua voz!” (Sl 95, 7). Esperam que Deus venha na qualidade de Juíz que pronunciará a sentença entre as ovelhas do rebanho (Ez 34, 17). Nasce o desejo e a esperança de que um dia, Deus suscite bons pastores e que o Messias seja um bom pastor para o povo de Deus (Jr 3, 15; 23, 4).

Jesus realiza esta esperança e apresenta-se como o Bom Pastor, diferente dos salteadores, que antes dele tinham roubado o povo. Apresenta-se também como o Juíz do povo que no final, pronunciará a sentença como o pastor que separa as ovelhas dos cabritos (Mt 25, 31-46). Em Jesus realiza-se a profecia de Zacarias que diz que o bom pastor será perseguido pelos maus pastores enraivecidos pela sua denúncia: “Ferirei o pastor e dispersar-se-á o rebanho!” (Zc 13, 7). No final do evangelho de João, a imagem alarga-se e Jesus termina por ser considerado tudo ao mesmo tempo: porta (Jo 10, 7), pastor (Jo 10, 11) e ovelha (Jo 1, 36).

Uma chave para interpretar o evangelho de João

Todos percebem a diferença existente entre o evangelho de João e os outros três evangelhos: Mateus, Marcos e Lucas. Alguém o definiu deste modo: os três últimos fazem uma fotografia, João faz uma radiografia. Ou seja, João ajuda os leitores a descobrir a dimensão mais profunda que há no que Jesus diz e faz. Revela as coisas escondidas que somente os raios da fé podem descobrir e revelar. João ensina a ler os outros evangelhos com o olhar da fé e a descobrir o significado mais profundo. O próprio Jesus dissera que enviaria o dom do seu Espírito para que pudéssemos compreender toda a plenitude da sua palavra (Jo 14, 24-25; 16, 12-13). Os antigos Padres da Igreja diziam: o evangelho de João é “espiritual” e “simbólico”.

Alguns exemplos: a) Jesus cura o cego de nascença (Jo 9, 6-7). Para João este milagre tem um significado mais profundo. Revela que Jesus é a Luz do mundo, que nos faz compreender e contemplar melhor as coisas de Deus na vida (Jo 9, 39). b) Jesus ressuscita Lázaro (Jo 11, 43-44), não só para ajudar Lázaro e consolar as suas irmãs, Marta e Maria, mas para revelar que Ele é a Ressurreição e a Vida (Jo 11, 25-26). c) Jesus transforma 600 litros de água em vinho nas bodas de Caná (Jo 2, 1-13). E fá-lo não só para salvar a alegria da festa, mas também e sobretudo para revelar que a nova Lei do Evangelho é como vinho comparado com a Lei precedente. E fá-lo com abundância (600 litros!) precisamente para significar que não vai faltar nada a ninguém até ao fim dos tempos. d) Jesus multiplica os pães e alimenta os esfomeados (Jo 6, 11) não só para saciar a fome daquela gente pobre que o acompanhava pelo deserto, mas também para revelar que Ele próprio é o Pão da Vida que a todos alimenta através da vida (Jo 6, 34-58). e) Jesus fala com a Samaritana sobre a água (Jo 4, 7.10, mas o que Ele queria era que ela chegasse a descobrir a água do dom de Deus, que já levava dentro de si (Jo 4, 13-14). Numa palavra, é o Espírito de Jesus quem dá a vida (Jo 6, 63). A carne ou só a letra não bastam e podem inclusivamente matar o sentido e a vida (2Cor 3, 6).

Oração final

Senhor Jesus, damos-te graças pela tua Palavra que nos fez ver melhor a vontade do Pai. Faz com que o teu Espírito ilumine as nossas acções e nos comunique a força para seguir o que a tua Palavra nos fez ver. Faz com que nós, tal como Maria, tua Mãe, possamos não só escutar, mas também pôr em prática a tua Palavra. Tu que vives e reinas com o Pai na unidade do Espírito Santo pelos séculos dos séculos. Amen.