De 28 de Junho a 1 de junho realizou-se, em Fátima, o XXIX Encontro da Família Carmelita da Região Ibérica. O tema do Encontro foi: “Este caminho é santo e bom: segui-o. Figuras de santidade no Carmelo”. Com este tema, procurou-se dar sequência à reflexão cada vez mais consciente e atual de que a vocação á santidade é comum a todos os cristãos.
Neste contexto, as reflexões feitas e as conferências apresentadas foram inspiradas em figuras e documentos carmelitas que, a partir da nossa espiritualidade, nos estimulam à santidade. Assim:
- O Frei Pedro Bravo falou sobre a Regra da Ordem Terceira do Carmo;
- O Cardeal emérito de Lisboa, Dom Manuel Clemente falou sobre S. Nuno de Santa Maria;
- A Irmã Ângela Coelho, vice-postuladora da causa dos videntes de Fátima, falou dos traços carmelitas da espiritualidade da Irmã Lúcia de Jesus, uma das 3 videntes de Fátima e que viveu uma grande parte da vida enquanto monja carmelita;
- A Mariana Frazão e a Carmo Diniz, duas pessoas que estiveram na organização central da Jornada Mundial da Juventude de Lisboa em 2023, partilharam uma reflexão sobre os desafios de santidade lançados pela Papa Francisco a partir suas palavras e dos seus gestos durante a referida jornada.
Além das conferências, houve um trabalho de grupo divido por 7 ateliers.
Cada atelier refletiu sobre uma figura inspiradora da Ordem do Carmo. A saber: São Tito Brandsma, Frei Pablo Maria de La Cruz Hidalgo, Beato Isidoro Bakanja, Santos Zélie Guérin e Louis Martin, São Nuno de Santa Maria, Santa Teresinha do Menino Jesus e Irmã Lúcia de Jesus.
Além da dimensão formativa, o encontro deu um espaço central à dimensão orante. A Organização disponibilizou um guião bilingue que serviu de base aos momentos litúrgicos. No Domingo, dia 30 de junho, os participantes uniram-se aos peregrinos de Fátima e participaram na celebração da Eucaristia do Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Pela tarde, o grupo celebrou a Via sacra no espaço preparado pelo santuário para este exercício de devoção popular. Nesta Via sacra, as meditações para cada estação foram escritas pelos grupos do atelier acima apresentado e a partir da vida e espiritualidade da respetiva figura inspiradora.
No dia 30 de junho à noite, celebrou-se um convívio fraterno em que cada grupo participante apresentou algo sobre o seu local e a sua entidade. Foi um momento muito festividade e em que demos graças pela imensa riqueza cultural presente na atualidade da Ordem.
Participaram neste encontro, entre frades, irmãs e leigos, cerca de 150 oriundas das seguintes entidades carmelitas: Irmãs Carmelitas da Virgem Maria do Monte Carmelo, Irmãs Carmelitas do Sagrado Coração de Jesus, Monjas Carmelitas, Província de Aragão, Castela e Valencia, Província Bética, Província da Catalunha, Comissariado-Geral de Portugal.
O Encontro decorreu num ambiente de grande fraternidade, oração, partilha e saudável convívio.
O XXX Encontro da Família Carmelita da Região Ibérica será organizado pela Província da Catalunha.