Realizou-se em Roma, de 15 a 21 de setembro de 2024, um Congresso dos Leigos Carmelitas, para discutir a formação, o serviço, a fraternidade e a oração
O centro de retiros carmelitas Il Carmelo, localizado em Sassone, Itália, recebeu 200 leigos carmelitas de 30 nações para uma semana de conferências e partilha de experiências sobre formação, serviço, fraternidade e oração nas suas vidas e nas suas comunidades locais.
O tema do Congresso foi Leigos Carmelitas: chamados a inflamar o mundo.
De 15 de outubro de 2023 a 25 de março de 2024, as comunidades locais refletiram sobre um questionário enviado pelo Secretariado Internacional do Laicado.
Foram recebidas um total de 643 respostas de todos os cinco continentes.
Com estas respostas foi elaborado um Instrumentum Laboris, documento preparatório que orientou os debates do Congresso.
Numa fase posterior, o Congresso realizou-se em Sassone.
Os leigos carmelitas, para além das apresentações e partilha de experiências, tiveram a oportunidade de partilhar refeições e tempos livres, bem como participar na audiência papal e visitar a cidade de Roma.
A terceira fase consistirá em aplicar algumas das ideias levantadas no Congresso e apresentar algumas propostas ao Capítulo Geral da Ordem, que terá lugar em 2025.
O tema do Congresso está em consonância com a ênfase do Papa Francisco na necessidade de abertura da nossa Igreja; de sair ao encontro dos outros para chegar às periferias humanas.
Um participante afirmou: «Queremos destacar que somos uma missão, um laicado em ação, que procuramos sair de nós mesmos e do conforto das nossas comunidades, para nos colocarmos no caminho (...) o amor de Deus, seguindo o exemplo do Profeta Elias, queima os nossos corações e leva-nos a partilhar esse amor com outras pessoas para mudar o mundo».
Luis José Maza Subero, conselheiro geral e elo de ligação entre o Conselho Geral e o Secretariado Internacional do Laicado Carmelita, exprimiu o seguinte no encerramento do Congresso: A Ordem do Carmelo está a promover o papel do leigo, um exemplo foi deste Congresso, no qual os nossos leigos se manifestaram na apresentação final. «A nossa Ordem tem muito para oferecer ao mundo. Como Carmelitas pudemos viver este Congresso como uma experiência transformadora, regressamos diferentes de como viemos, a oração e a fraternidade partilhada dão-nos força para a missão. Vimos como o Espírito atua na nossa diversidade e nos impele a seguir em frente. Não estamos a construir para hoje. Não estamos a trabalhar para amanhã. "Estamos a abrir um caminho para a eternidade".
As Edizioni Carmelitane estão a preparar um livro com as apresentações e outros materiais do Congresso, para disponibilizar as ideias apresentadas durante a semana a quem não pôde comparecer, bem como a quem se interessa pelas últimas novidades das comunidades leigas carmelitas.
Fonte: CITOC Online