No Angelus deste 29 de junho, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, o Papa comentou sobre a diversidade dos apóstolos que "viveram o esforço da comunhão" para a presença cristã na história: "que o Senhor nos conceda apreciar cada vez mais a catolicidade da Igreja, reconhecer o seu valor ao serviço do encontro fraterno entre as pessoas e os povos, evitar tudo o que desgasta ou prejudica a comunhão, e perseverar no caminho ecumênico e no diálogo atento e franco com todos".
A Paróquia São Pedro de Napipine, na Arquidiocese de Nampula, celebrou este domingo (28/06) o jubileu dos seus 75 anos de existência, numa Eucaristia presidida pelo Arcebispo de Nampula e Presidente da Conferência Episcopal de Moçambique, Dom Inácio Saúre, e concelebrada pelo Bispo Emérito, Dom Tomé Makhweliha, reunindo centenas de fiéis provenientes de várias comunidades cristãs da arquidiocese. Ficaram apelos à reconciliação e à verdade.
Na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, Leão XIV presidiu à Santa Missa na Basílica de São Pedro, durante a qual impôs o pálio aos arcebispos metropolitanos nomeados nos últimos 12 meses. Entre eles, há quatro brasileiros.