Calendário de eventos

SANTO ALBERTO DE JERUSALÉM
Segunda-feira 17 setembro 2018, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 67765
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Santo Alberto de Jerusalém,
bispo e legislalor da Ordem

Festa

Nasceu em Castro de Gualteri (Itália) por volta do ano 1149. Entrou para os Cónegos regulares da Santa Cruz de Mortara (Pavia) onde, em 1180, foi nomeado Prior Geral da Congregação. Bispo de Bobbio (Lombardia) em 1184 e de Vercelli no ano seguinte, foi designado Patriarca latino de Jerusalém em 1205. No exercício do seu ministério encarnou sempre o ideal do bom pastor a serviço da paz, tanto pela palavra como pelo exemplo da sua vida. Durante o seu patriarcado (1206-1214) agrupou em comunidade os irmãos eremitas do monte Carmelo, dando-lhes por escrito uma Regra de vida. Tendo de corrigir e depor o Mestre do Hospital do Espírito Santo por má conduta, foi por este assassinado em S. João de Acre (Palestina) no dia 14 de Setembro de 1214. O seu culto aparece na Ordem em 1504, mas só a partir de 1609 é definitivamente adoptado, estendendo-se em 1672 a toda a Ordem.

Liturgia do dia

  • Sábado da semana XVII
    S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1: Jr 26, 11-16. 24; Sl 68 (69), 15-16. 30-31. 33-34 Ev: Mt 14, 1-12 * Na Congregação do Santíssimo Redentor – S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Padroeiro dos confessores e moralistas, e Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem Franciscana (Convento dos Anjos, no Porto) – I Vésp. da Virgem santa Maria dos Anjos da Porciúncula. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Notícias do Vaticano

  • O Papa ao cardeal Simoni: nenhuma prisão pode separar o homem do amor de Deus

    Leão XIV enviou uma mensagem ao cardeal de 97 anos que nesta sexta-feira, 31 de julho, presidiu a Eucaristia no campo de prisioneiros de Spaç, na Albânia, em memória daqueles que ali sofreram ou perderam a vida. Durante o regime comunista, Simoni cumpriu ali a maior parte de sua pena de 18 anos de trabalhos forçados, celebrando a missa clandestinamente.

    Leia tudo

     

  • ACN promove a 12ª Edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

    Em muitos países, os cristãos continuam sendo atacados, sequestrados, presos ou mortos, por causa da fé. O evento se realiza no dia 06 de agosto.

    Leia tudo

     

  • Em Seul, o primeiro colóquio entre o cristianismo e o confucionismo

    “Diálogo sobre a contribuição do cristianismo e do confucionismo para uma sociedade ideal: Novo Céu, Nova Terra e Datong (Grande Harmonia, Grande Unidade)” é o tema do evento organizado pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, em parceria com a Conferência Episcopal Católica da Coreia, a Universidade Sogang e a Academia Confucionista Coreana, programado para os dias 4 e 5 de agosto na universidade. O objetivo é a cooperação nas áreas de “educação, formação ética e construção da paz”.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas