Calendário de eventos

Beata Josefa Naval Girbés
Segunda-feira 25 setembro 2017, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 67847
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.
Em Portugal:

Beata Josefa Naval Girbés, virgem secular

Memória facultativa: O.C.D. (fora de Portugal: 6 de Novembro)

Josefa Naval Girbés nasceu em Algemesí (Valência, Espanha) no dia 11 de Dezembro de 1820. Na sua adolescência consagrou-se ao Senhor com voto perpétuo de castidade. Percorreu o caminho da oração e da perfeição evangélica com uma vida de simplicidade e de ardente caridade. Dedicou-se com generosidade às obras de apostolado no ambiente da comunidade paroquial. Fez da sua casa uma oficina e uma escola de oração e de virtudes evangélicas, onde se formaram numerosas jovens e mulheres na sabedoria humana e espiritual. Foi membro da Ordem Terceira da Senhora do Carmo e de Santa Teresa de Jesus, professando íntima devoção à Virgem Mãe de Deus. Morreu piedosamente no dia 24 de Fevereiro de 1893, conservando-se o seu corpo na Igreja paroquial de S. Jaime, sua terra natal. Foi beatificada por João Paulo II a 29 de Setembro de 1988, sendo modelo de quem vive fortemente empenhado em ser testemunha não no claustro, mas no meio do mundo.

Liturgia do dia

  • Quarta-feira da semana XI
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 2Rs 2, 1. 6-14; Sl 30 (31), 20. 21. 24 Ev: Mt 6, 1-6. 16-18 * Na Diocese de Viseu – Aniversário da Ordenação episcopal de D. António Luciano dos Santos Costa (2018). * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – B. Joseph Cassant, monge e presbítero – MF

Notícias do Vaticano

  • Morre o cardeal Camillo Ruini

    O cardeal, ex-vigário da Diocese de Roma e presidente da Conferência Episcopal Italiana, faleceu aos 95 anos. A homenagem do cardeal Reina: “Lúcido ao discernir as transformações políticas e sociais do país, considerou fundamental conduzir as transições culturais com o orgulho da identidade católica”.

    Leia tudo

     

  • Papa: que o acordo entre EUA e Irã leve ao fim da guerra; é preciso eliminar as armas nucleares

    Leão XIV responde às perguntas dos jornalistas em Castel Gandolfo e comenta a recente viagem à Espanha, dizendo-se “extremamente feliz” com a resposta das pessoas. Sobre a questão da remigração, exorta a tratar “cada pessoa com respeito”: “Dizer ‘vamos mandá-los embora’ e, assim, lavar as mãos do problema, não me parece uma resposta cristã”. O Pontífice também anuncia que será feito um novo apelo aos lefebvrianos: “A divisão na Igreja é sempre uma dor”.

    Leia tudo

     

  • Declaração conjunta contra uso de IA na guerra assinada em Genebra

    O Conselho Ecumênico de Igrejas está entre os 226 signatários de um documento que pede às empresas do setor e aos Estados que "parem de fornecer" sistemas de inteligência artificial para uso na "cadeia de assassinato militar" e que "tomem todas as medidas necessárias" para evitar violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas