B. Ciríaco Elias Chavara, presbítero
Memória facultativa
Nasceu em Kainakary (Kerala, Índia) a 10 de Fevereiro de 1805. Entrou no Seminário em 1818 e foi ordenado sacerdote em 1829. Homem de profunda oração, cultivou especialmente as virtudes da simplicidade de coração, fé viva, fiel obediência, devoção ao Santíssimo Sacramento, à Imaculada Virgem Maria e a São José. Em 1831 fundou em Mannanam a Congregação dos Carmelitas de Maria Imaculada e emitiu os votos religiosos em 1855. Nomeado Vigário-Geral da Igreja sirio-malabar em 1861, trabalhou denodadamente em prol da renovação espiritual dos seus fiéis. Conservou uma extraordinária devoção à Santa Sé, tendo sofrido muito pela unidade da Igreja, particularmente durante o cisma de Rocos. Colaborou ainda na fundação da Congregação das Irmãs da Mãe do Carmelo, em 1866. Após dois anos de dolorosa enfermidade, expirou aos 65 anos, a 3 de Janeiro de 1871, em Koonammavu. Antes da sua morte pôde declarar que nunca perdera a sua inocência baptismal. Os seus restos mortais repousam desde 1899 em Mannanam. Foi beatificado por João Paulo II em Kottayam (Índia) a 8 de Fevereiro de 1986.
Em uma coletiva de imprensa realizada na Sala São Pio X, no Vaticano, a Universidade Villanova anunciou que o cardeal Michael Czerny, S.J., foi escolhido como o primeiro vencedor da Medalha de Sustentabilidade Leão XIV e revelou novos detalhes sobre a Conferência Internacional de Sustentabilidade da Universidade Villanova 2026.
A Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) é um organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que reúne, articula e orienta os seminários e institutos filosófico-teológicos do país. O principal foco é acompanhar, estimular e qualificar a formação dos futuros padres (presbíteros) nas etapas de propedêutica, filosofia e teologia, oferecen suporte, encontros de atualização e diretrizes para reitores, diretores espirituais e professores das casas de formação
Concluiu-se a primeira Jornada da Juventude da África Ocidental. Através da fé, do diálogo e do compromisso com a paz, milhares de jovens se reuniram em Gana para construir pontes entre culturas e religiões.