Beato Francisco Palau y Quer de Jesus, Maria, José, presbítero
Memória facultativa: O.C.D. (O. Carm: 20 de Março)
Nasceu em Aytona (Lérida, Espanha) no dia 29 de Dezembro de 1811. Entrou para a Ordem dos Carmelitas Descalços aos 21 anos e ordenou-se sacerdote aos 25. Por motivo dos problemas da sua pátria, viu-se obrigado a viver exclaustrado e exilado. Ao regressar a Espanha em 1851 fundou em Barcelona «A Escola da Virtude», modelo de ensino catequético. Suprimida a escola e injustamente confinado a Ibiza (1854-1860), viveu na solidão de El Vedrá as vicissitudes da Igreja, imerso no seu mistério. Fundou nas ilhas Baleares as Congregações dos Irmãos e das Irmãs Carmelitas (1860-1861). Pregou missões populares e estendeu a devoção mariana por onde quer que passou. Morreu em Tarragona no dia 20 de Março de 1872 e foi beatificado por João Paulo II a 24 de Abril de 1988. O seu espírito intensamente contemplativo e o seu apostolado ardente nutrido por um amor inflamado à Igreja, fazem dele um modelo para os carmelitas hodiernos.
Em uma mensagem, a Comissão Episcopal para a Pastoral Social denuncia a gravidade dessa nova forma de escravidão, bem como as discriminações e abusos, sobretudo nos locais de trabalho. Crimes favorecidos pela indiferença e pela impunidade.
I Simpósio Missionário Franciscano. Proclamar o Evangelho na Ásia, hoje. Como isso pode acontecer na prática? Quais experiências reais, para além de todo cálculo, podem suscitar interrogações nos corações dos companheiros de caminho? Qual a contribuição da Família Franciscana neste contexto?
A nova onda de chegadas por mar ao enclave espanhol abre uma frente diplomática europeia. França e Itália pedem medidas extraordinárias para conter os fluxos. O chefe do governo espanhol esteve nesta sexta-feira em Ceuta: 25 mil já foram repatriados para o Marrocos.