Calendário de eventos

TODOS OS SANTOS CARMELITAS
Segunda-feira 14 novembro 2016, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 65883
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Todos os Santos Carmelitas

Festa

Os Santos do Carmelo constituem uma grande multidão de irmãos que consagraram a sua vida a Deus, seguindo os ensinamentos do seu Filho e imitando a sua vida, e se entregaram ao serviço da Virgem Maria na oração, na abnegação evangélica, no amor aos irmãos, a ponto de alguns terem derramado o seu sangue. Eremitas do monte Carmelo, mendicantes da Idade Média, mestres e pregadores, missionários e mártires, religiosas que enriqueceram o povo de Deus com a misteriosa fecundidade da sua vida contemplativa, apostólica e docente, leigos que na sua vida souberam encarnar o espírito da Ordem: esta é a grande família carmelita que, enquanto peregrina, se dedicou à prática assídua da oração e que, tendo terminado a sua prova no estádio deste mundo, e tendo-nos deixado o seu exemplo, agora celebra a liturgia celeste. Unidos a esta grande família, e na esperança de nos virmos associar a ela, celebramos e antegozamos, por meio desta festa, as alegrias eternas dos santos que Deus conduziu ao seu monte para os introduzir na sua Casa de Oração. O exemplo e a intercessão destas almas de oração é para nós um estímulo a vivermos a nossa vocação carmelita em obséquio de Jesus Cristo e na imitação da nossa Mãe e Rainha, Flor do Carmelo, Padroeira e Esperança de todos os carmelitas. Esta festa, já mencionada por Inocêncio VIII em 16 de Julho de 1492, estendeu-se à Ordem em 1672.

Liturgia do dia

  • Terça-feira da semana XI
    Verde – Ofício da féria. Missa à escolha. L 1: 1Rs 21, 17-29; Sl 50 (51), 3-4. 5-6a. 11 e 16 Ev: Mt 5, 43-48 * Aniversário da Ordenação episcopal de D. Serafim de Sousa Ferreira e Silva, Bispo Emérito de Leiria-Fátima (1979). * Na Ordem de Cister e na Ordem Cisterciense da Estrita Observância – S. Lutgarda, monja – MO * Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Aniceto Koplin, presbítero, e companheiros, mártires, da I Ordem – MF

Notícias do Vaticano

  • Santa Maria di Galeria: acordo entre a Santa Sé e a ACEA para o sistema agrovoltaico

    Um acordo foi assinado em 10 de junho entre o Governo do Estado da Cidade do Vaticano, a Administração do Patrimônio da Sé Apostólica (APSA), a Fundação "Fratello Sole" e a ACEA para a construção de um sistema agrovoltaico na área extraterritorial de Santa Maria di Galeria.

    Leia tudo

     

  • Filipinas: Igreja realiza coleta especial enquanto se avaliam os danos do terremoto

    O número de vítimas do devastador terremoto que atingiu o sul do país asiático na última segunda-feira (08/06), na costa da ilha de Mindanao, subiu para pelo menos 61 mortos e 40 desaparecidos. O trabalho das equipes de resgate não para, enquanto as autoridades de Manila informaram que o terremoto também provocou um aumento do nível do mar de até dois metros em algumas regiões costeiras. Enquanto isso, continua o empenho da Igreja local ao lado das vítimas.

    Leia tudo

     

  • D. Inácio Saúre apela à conversão dos corações e à rejeição da violência

    O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Nampula (norte de Moçambique), Dom Inácio Saúre, apelou este domingo (14/06) à conversão dos corações, à rejeição da violência e ao compromisso com o serviço ao próximo, durante a Missa de Envio dos peregrinos no Santuário do Sagrado Coração de Jesus de Rapale. A celebração, marcada por uma forte participação da juventude, decorreu num ambiente de oração e reflexão, poucos dias após a morte do Bispo de Quelimane, Dom Osório Citora Afonso.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas