Beato Dionísio da Natividade, presbítero,
e Beato Redento da Cruz, religiosos e mártires
Memória: O.C.D. - Memória facultativa: O. Carm.
(em Portugal: Memória)
Pierre Berthelot nasceu em Honfleur (Calvados, França) no ano 1600. Serviu os Reis de França e Portugal como cosmógrafo e almirante da armada. Fez-se carmelita em Goa, em 1635, onde professou no dia de Natal do ano seguinte, tomando o nome de Dionísio da Natividade, e onde foi ordenado sacerdote no dia 24 de Agosto de 1638. Tomás Rodrigues da Cunha nasceu no lugar de Lisouros, freguesia de Cunha (Paredes de Coura, Portugal) em 1598. Entrou para o Carmelo Teresiano no convento de Goa, onde professou como irmão converso em 1615, tomando o nome de Redento da Cruz. O Padre Dionísio e o Irmão Redento foram enviados pelos superiores para Achém, na ilha de Samatra, onde foram martirizados por muçulmanos no dia 29 de Novembro de 1638 pela sua adesão a Cristo e pela sua firmeza na fé. Foram beatificados no dia 10 de Junho de 1900 pelo Papa Leão XIII.
O diácono permanente da Diocese de Ilhéus (BA) e escritor Rodrigo Dias Souza é um dos conferencistas convidados para o Congresso Nacional dos Diáconos da Itália, realizado na cidade de Assis. Presente também em Assis o diácono Reinan Souza, presidente da Comissão dos Diáconos da diocese de Ilhéus.
Leão XIV enviou uma mensagem ao cardeal de 97 anos que nesta sexta-feira, 31 de julho, presidiu a Eucaristia no campo de prisioneiros de Spaç, na Albânia, em memória daqueles que ali sofreram ou perderam a vida. Durante o regime comunista, Simoni cumpriu ali a maior parte de sua pena de 18 anos de trabalhos forçados, celebrando a missa clandestinamente.
Em muitos países, os cristãos continuam sendo atacados, sequestrados, presos ou mortos, por causa da fé. O evento se realiza no dia 06 de agosto.