S. JOÃO DA CRUZ, presbítero,
doutor da Igreja
e pai do carmelo reformado
Nasceu em Fontiveros (Ávila, Espanha) no ano 1542. Em Medina del Campo, com 21 anos de idade, tomou o hábito da Ordem, na qual pediu para viver uma vida mais austera de acordo com a Regra primitiva. Foi um instrumento providencial nas mãos de Teresa de Jesus, a quem ajudou na sua obra desde a primeira fundação de religiosos contemplativos em Duruelo, no dia 28 de Novembro de 1568. Morreu em Úbeda no dia 13 de Dezembro de 1591. Beatificado no dia 25 de Janeiro de 1675 por Clemente X, foi canonizado no dia 27 de Dezembro de 1726 pelo Papa Bento XIII. É um grande mestre dos caminhos do espírito. As suas obras Subida do Monte Carmelo, Noite Escura, Cântico Espiritual e Chama Viva de Amor, valeram-lhe o título de Doutor da Igreja, conferido pelo Papa Pio XI em 24 de Agosto de 1926.
Nova onda de violência entre a Rússia e a Ucrânia. Na madrugada entre quarta e quinta-feira, as forças ucranianas lançaram o maior ataque aéreo dos últimos dois anos contra a capital russa, utilizando nada menos que 180 drones. Enquanto isso, o Conselho Europeu aprovou por unanimidade o primeiro grupo de capítulos para a adesão da Ucrânia
Na saudação aos participantes da primeira edição dos “Diálogos do Borgo”, realizada em Castel Gandolfo, Leão XIV alertou para os riscos da desumanização provocada pela busca desenfreada pelo lucro e convidou a construir a “Nova Jerusalém”, uma sociedade fundada no amor, na responsabilidade compartilhada e no cuidado com cada pessoa.
O presente artigo analisa a importância do esporte para a sociedade contemporânea, com ênfase na Copa do Mundo de Futebol como instrumento de promoção da paz mundial.