Beata Teresa Maria da Cruz, virgem
Memória facultativa: O.C.D.
Teresa Manetti nasceu em Campi Bisenzio (Florença) a 2 de Março de 1846 e morreu no dia 23 de Abril de 1910, depois de ter fundado em 1874 a Congregação das Carmelitas de Santa Teresa e de ter enviado algumas das suas filhas para o Líbano e para a Terra Santa. Viveu o mistério da cruz no corpo e no espírito, sem perder a alegria, fruto da sua plena conformidade com a vontade de Deus. Sobressaíram nela o fervor eucarístico e a ternura materna para com os pequenos e os humildes. Foi beatificada em Florença pelo Papa João Paulo II no dia 19 de Outubro de 1986.
Leão XIV responde às perguntas dos jornalistas em Castel Gandolfo e comenta a recente viagem à Espanha, dizendo-se “extremamente feliz” com a resposta das pessoas. Sobre a questão da remigração, exorta a tratar “cada pessoa com respeito”: “Dizer ‘vamos mandá-los embora’ e, assim, lavar as mãos do problema, não me parece uma resposta cristã”. O Pontífice também anuncia que será feito um novo apelo aos lefebvrianos: “A divisão na Igreja é sempre uma dor”.
O Conselho Ecumênico de Igrejas está entre os 226 signatários de um documento que pede às empresas do setor e aos Estados que "parem de fornecer" sistemas de inteligência artificial para uso na "cadeia de assassinato militar" e que "tomem todas as medidas necessárias" para evitar violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos
Os membros da Pontifícia Comissão e da associação internacional de direitos humanos realizaram um primeiro encontro presencial nos dias 15 e 16 de junho para dar início a uma colaboração voltada ao fortalecimento das medidas de proteção na Igreja e a uma maior escuta e envolvimento das vítimas.