B. Afonso Maria Mazurek, presbítero e mártir
Memória facultativa: O.C.D.Josef Mazurek nasceu em em Baranówka, perto de Lubartów (Polónia) no dia 1 de Março de 1891. Recebeu o hábito carmelita em 1908, em Wadowice. Fez a profissão solene em 1912 e foi ordenado presbítero no dia 16 de Julho de 1916. Trabalhou entre 1920 e 1930 no Seminário Menor dos Carmelitas Descalços de Wadowice como professor e formador dos rapazes. Passou os últimos catorze anos da sua vida no convento de Czerna, no qual foi prior, consagrando-se de alma e corpo ao serviço da comunidade. Atento e delicado nos vários serviços comunitários, assíduo no ministério da confissão, encorajava todos a terem uma terna e sólida devoção a Nossa Senhora. Reavivou a actividade apostólica na igreja conventual. Foi para todos exemplo de vida religiosa e de ministério sacerdotal, alimentados por uma contínua oração e radicados no amor a Jesus Cristo crucificado. No dia 28 de Agosto de 1944 foi detido pelos militares alemães e por eles fuzilado em Nawojowa Gora, perto de Krzeszowice, tendo o rosário apertado entre as mãos. Foi beatificado pelo Papa João Paulo II no dia 13 de Junho de 1999, em Varsóvia, juntamente com mais outros 107 mártires polacos.
Zelensky chegou à França para participar dos encontros do G7 e realizará conversas bilaterais com vários líderes ocidentais. Após o ataque russo mortal à Catedral da Dormição de Kiev, na noite de domingo, as defesas aéreas ucranianas relataram ter destruído 114 drones lançados de Moscou num novo ataque noturno massivo. Um ataque russo na região de Kharkiv feriu cinco pessoas.
Magnifica humanitas: “a salvaguarda da pessoa humana na era da Inteligência Artificial” escolha entre erguer uma nova Babel ou construir uma cidade onde Deus e a humanidade habitem juntos.
O Exército de Libertação Nacional (ELN), principal grupo guerrilheiro ainda ativo no país, anunciou uma trégua unilateral de três dias antes das eleições de 21 de junho. Ela entrará em vigor à meia-noite de 20 de junho e terminará em 23 de junho. Num comunicado, a organização explicou que a decisão é motivada pelo desejo de "respeitar o livre direito ao voto".