solene comemoração da
bem-aventurada virgem Maria DO monte CARMelo
SOLENIDADE
A Ordem carmelita celebra hoje a solenidade da Virgem Maria, Mãe do Carmelo, a quem deve tudo o que é.
A Sagrada Escritura exalta a beleza do monte Carmelo, onde o profeta Elias, ardendo de zelo pelo Deus vivo, defendeu a pureza da fé de Israel. Neste monte, junto à fonte que tinha o nome do profeta, estabeleceram-se alguns eremitas nos finais do séc. XII, os quais, no início do século seguinte, tendo recebido de S. Alberto, Patriarca latino de Jerusalém, uma fórmula de vida, aí construíram um oratório dedicado à Mãe de Deus, ficando assim juridicamente constituídos com o título de “Santa Maria do Monte Carmelo”. Desde então experimentaram a protecção maternal da sua Senhora, a Virgem puríssima, a quem chamaram “Irmã”, primeiramente na prática da vida contemplativa e mais tarde no dom aos irmãos das riquezas recolhidas na íntima comunhão com Deus na prática da vida fraterna. Por isso começaram a intitular-se: “Irmãos de Santa Maria do Monte Carmelo”.
Esta invocação mariana, que exprime o conjunto dos benefícios recebidos da nossa Padroeira, começou a celebrar-se com toda a solenidade no séc. XIV em Inglaterra, expandindo-se rapidamente por toda a Ordem, até que, em 1606, Paulo V a reconheceu como festa principal da Confraria do Santo Escapulário e o Capítulo Geral de 1609 a declarou como sendo a festa principal e mais solene da Ordem.
Em uma mensagem, a Comissão Episcopal para a Pastoral Social denuncia a gravidade dessa nova forma de escravidão, bem como as discriminações e abusos, sobretudo nos locais de trabalho. Crimes favorecidos pela indiferença e pela impunidade.
I Simpósio Missionário Franciscano. Proclamar o Evangelho na Ásia, hoje. Como isso pode acontecer na prática? Quais experiências reais, para além de todo cálculo, podem suscitar interrogações nos corações dos companheiros de caminho? Qual a contribuição da Família Franciscana neste contexto?
A nova onda de chegadas por mar ao enclave espanhol abre uma frente diplomática europeia. França e Itália pedem medidas extraordinárias para conter os fluxos. O chefe do governo espanhol esteve nesta sexta-feira em Ceuta: 25 mil já foram repatriados para o Marrocos.