SANTO ELIAS, Profeta,
(pai e) inspirador ideal da N.O.
SOLENIDADE: O. Carm. - Festa: O.C.D.
O profeta Elias é apresentado nas Sagradas Escrituras como o homem de Deus que caminha na presença do Senhor, e que, abrasado de zelo, luta pela defesa do culto do único Deus verdadeiro. Defendeu os direitos de Deus num desafio público, realizado no monte Carmelo entre ele e os sacerdotes de Baal. Entregou-se à íntima experiência do Deus vivo no monte Horeb. Nele se inspiraram os primeiros eremitas que, seguindo os Santos Padres, o tomaram por Pai e Guia da vida eremítica e monástica, iniciaram no séc. XII no Monte Carmelo um novo estilo de vida que está na origem da Ordem dos Irmãos da Bem-aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. Por este motivo, o profeta Elias é considerado como sendo o modelo inspirador e Fundador ideal da Ordem. O seu culto litúrgico, atestado desde a Antiguidade neste dia entre as Igrejas orientais, propagou-se na Ordem a partir de 1551.
Leão XIV enviou uma mensagem ao cardeal de 97 anos que nesta sexta-feira, 31 de julho, presidiu a Eucaristia no campo de prisioneiros de Spaç, na Albânia, em memória daqueles que ali sofreram ou perderam a vida. Durante o regime comunista, Simoni cumpriu ali a maior parte de sua pena de 18 anos de trabalhos forçados, celebrando a missa clandestinamente.
Em muitos países, os cristãos continuam sendo atacados, sequestrados, presos ou mortos, por causa da fé. O evento se realiza no dia 06 de agosto.
“Diálogo sobre a contribuição do cristianismo e do confucionismo para uma sociedade ideal: Novo Céu, Nova Terra e Datong (Grande Harmonia, Grande Unidade)” é o tema do evento organizado pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, em parceria com a Conferência Episcopal Católica da Coreia, a Universidade Sogang e a Academia Confucionista Coreana, programado para os dias 4 e 5 de agosto na universidade. O objetivo é a cooperação nas áreas de “educação, formação ética e construção da paz”.