Beata Maria Pilar, Teresa e Maria Ángeles,
virgens e mártires
Memória facultativa
Maria Pilar de S. Francisco de Borja (nascida em Tarazona, Espanha, no dia 30 de Dezembro de 1877), Teresa do Menino Jesus e de S. João da Cruz (nascida em Mochales no dia 5 de Março de 1909) e Maria Ángeles de S. José (nascida em Getafe no dia 6 de Março de 1905), carmelitas descalças do mosteiro de S. José de Guadalajara (Espanha), sofreram o martírio no dia 24 de Julho de 1936, depois de terem confessado a sua fé em Cristo Rei e de terem oferecido as suas vidas pela Igreja. São as primícias dos inumeráveis mártires da guerra civil espanhola de 1936-1939. Foram beatificadas por João Paulo II no dia 29 de Março de 1987.
Novos ataques atingem dezenas de áreas do sul, em uma operação militar que o exército israelense define como “demolição em grande escala”. A população, tomada pelo pânico, saiu às ruas gritando e chorando. Situação extremamente difícil também em Sidon, onde, há quarenta e oito horas, um míssil quase atingiu a sede da eparquia maronita. Padre Eid Bou Rached: “nós, aqui, agora dizemos que a morte se tornou vizinha de nossas casas”.
Notícias do Vaticano em latim com tradução para o italiano, transmitidas todos os domingos. No resumo de hoje: a quarta viagem apostólica de Leão XIV à Espanha, o relato das duas primeiras etapas em Madri e Barcelona. O semanário de informação — em colaboração com o Escritório de Letras Latinas da Secretaria de Estado — também é divulgado em podcast no Vatican News.
Sistema de saúde em colapso, ataques de milícias e o Ebola Bundibugyo ainda sem vacina: o leste da República Democrática do Congo está-se tornando um barril de pólvora epidemiológico, à medida que as infecções continuam a se espalhar, junto com numerosas mortes. O sindicato declara: "Garantiremos o funcionamento dos serviços mínimos de emergência para os casos mais críticos. Mas, não podemos exigir que os médicos sejam mártires de estômago vazio".