Beato Henrique de Ossó e Cervelló, presbítero
Memória facultativa: O.C.D.
Nasceu em Vinebre (Catalunha, Espanha) em 16 de Outubro de 1840. Foi ordenado sacerdote em 21 de Setembro de 1867. Apóstolo das crianças na catequese, inspirador de movimentos seculares de espírito evangélico, director de almas, sentiu irresistivelmente o atractivo espiritual de Santa Teresa de Jesus, mestra de oração e filha da Igreja. À luz da sua doutrina, fundou em 1876 a Companhia de Santa Teresa, Instituto religioso feminino cujos membros têm como objectivo a formação da mulher na escola do Evangelho, seguindo os exemplos de Santa Teresa. Apóstolo dos novos tempos com a pregação e com a pena, após um duro calvário de provas e sofrimentos, morreu em Gilet (Valência, Espanha) no dia 27 de Janeiro de 1896. Foi beatificado a 14 de Outubro de 1979 e canonizado em Madrid no dia 16 de Junho de 1993 por João Paulo II.
O encontro reuniu mais de 300 participantes em São Paulo para discutir Inteligência Artificial, as tecnologias emergentes, ética e humanidades. Ao anunciar o Congresso de 2027, a CRB Nacional colocou no centro do debate os impactos da mediação tecnológica sobre a solidão, o isolamento, a saúde mental e o futuro das relações humanas.
Por ocasião do aniversário da fundação da associação criada por Alfredo Luciani, 93 embaixadores junto à Santa Sé oferecem a Leão XIV, em um volume, suas reflexões sobre a realidade política e social de seus países. A iniciativa inclui ainda, de 28 a 30 de setembro, no Palácio São Calisto, o encontro internacional “Religiões e diplomacia”. Cardeal Coccopalmerio: “O intercâmbio entre os embaixadores e a Santa Sé é uma oportunidade preciosíssima de evangelização”.
Ataques contra a rede ferroviária se intensificam e ameaçam uma das principais estruturas de transporte de passageiros, ajuda humanitária e mercadorias da Ucrânia. Governo pede aos parceiros internacionais locomotivas e recursos para manter o sistema em funcionamento.