Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Memória facultativa
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entro ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, em fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros, perdoando e sendo amável com os seus próprios algozes. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.
Em mensagem em vídeo à 10ª edição do Austrian World Summit, em Viena, o Papa propõe três caminhos inspirados nas virtudes cristãs da fé, da esperança e da caridade. O Pontífice recorda que a crise ambiental é também expressão da crise socioeconômica contemporânea e pede atenção especial aos mais pobres e vulneráveis.
A Diocese de Lorena (SP) foi escolhida para sediar o 7º Congresso Apostólico Mundial sobre a Misericórdia, programado para o ano de 2029. Em entrevista ao jornalista Silvonei José, o padre Alex Freitas, conselheiro encarregado pelos clérigos da Canção Nova, compartilhou detalhes sobre a experiência na Lituânia e as expectativas para acolher o evento no Brasil.
A Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, da Arquidiocese de São José do Rio Preto, acolheu na manhã dessa segunda-feira, 15 de junho, amigos e familiares do Pe. Robson Gavioli. O presbítero faleceu na Ucrânia, após complicações de uma cirurgia (joelho).