Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Memória facultativa
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entro ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, em fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros, perdoando e sendo amável com os seus próprios algozes. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.
Em uma mensagem, a Comissão Episcopal para a Pastoral Social denuncia a gravidade dessa nova forma de escravidão, bem como as discriminações e abusos, sobretudo nos locais de trabalho. Crimes favorecidos pela indiferença e pela impunidade.
I Simpósio Missionário Franciscano. Proclamar o Evangelho na Ásia, hoje. Como isso pode acontecer na prática? Quais experiências reais, para além de todo cálculo, podem suscitar interrogações nos corações dos companheiros de caminho? Qual a contribuição da Família Franciscana neste contexto?
A nova onda de chegadas por mar ao enclave espanhol abre uma frente diplomática europeia. França e Itália pedem medidas extraordinárias para conter os fluxos. O chefe do governo espanhol esteve nesta sexta-feira em Ceuta: 25 mil já foram repatriados para o Marrocos.