Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Memória facultativa
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entro ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, em fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros, perdoando e sendo amável com os seus próprios algozes. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.
Leão XIV responde às perguntas dos jornalistas em Castel Gandolfo e comenta a recente viagem à Espanha, dizendo-se “extremamente feliz” com a resposta das pessoas. Sobre a questão da remigração, exorta a tratar “cada pessoa com respeito”: “Dizer ‘vamos mandá-los embora’ e, assim, lavar as mãos do problema, não me parece uma resposta cristã”. O Pontífice também anuncia que será feito um novo apelo aos lefebvrianos: “A divisão na Igreja é sempre uma dor”.
O Conselho Ecumênico de Igrejas está entre os 226 signatários de um documento que pede às empresas do setor e aos Estados que "parem de fornecer" sistemas de inteligência artificial para uso na "cadeia de assassinato militar" e que "tomem todas as medidas necessárias" para evitar violações do direito internacional humanitário e dos direitos humanos
Os membros da Pontifícia Comissão e da associação internacional de direitos humanos realizaram um primeiro encontro presencial nos dias 15 e 16 de junho para dar início a uma colaboração voltada ao fortalecimento das medidas de proteção na Igreja e a uma maior escuta e envolvimento das vítimas.