Beato Tito Brandsma, presbítero e mártir
Memória facultativa
Nasceu em Bolsward (Holanda) em 1881. Entro ainda muito novo para o Carmelo onde se ordenou sacerdote em 1905. Doutorou-se em filosofia em Roma e foi professor na Universidade Católica de Nimega, da qual foi nomeado Reitor Magnífico. Antes e durante a ocupação nazi da Holanda, lutou, em fidelidade ao Evangelho, contra a difusão da ideologia nacional-socialista e pela liberdade da escola e da imprensa católicas. Após uma dolorosa via-sacra de prisões, foi parar ao campo de concentração de Dachau, onde morreu assassinado no dia 26 de Julho de 1942, infundindo serenidade e conforto aos outros prisioneiros, perdoando e sendo amável com os seus próprios algozes. Foi beatificado por João Paulo II no dia 3 de Novembro de 1985.
I Simpósio Missionário Franciscano. Proclamar o Evangelho na Ásia, hoje. Como isso pode acontecer na prática? Quais experiências reais, para além de todo cálculo, podem suscitar interrogações nos corações dos companheiros de caminho? Qual a contribuição da Família Franciscana neste contexto?
A nova onda de chegadas por mar ao enclave espanhol abre uma frente diplomática europeia. França e Itália pedem medidas extraordinárias para conter os fluxos. O chefe do governo espanhol esteve nesta sexta-feira em Ceuta: 25 mil já foram repatriados para o Marrocos.
Mensagem em vídeo do Papa aos jovens que participam do Dia Nacional da Juventude, que está ocorrendo em Chulucanas de 30 de julho a 2 de agosto: “abram bem seus corações para acolher os dons do Senhor. Não guardem só para vocês o que viverão; que isso não fique apenas nas fotos ou nos vídeos nas redes sociais, mas compartilhem e reflitam isso em suas vidas”.