Memória facultativa (na Europa: Festa)
Edith Stein nasceu em Breslau (então Alemanha, hoje Wrockław, na Polónia) no dia 12 de Outubro de 1891, no seio duma família judaica. Tendo procurado apaixonadamente a verdade através de profundos estudos filosóficos, encontrou-a mediante a leitura da autobiografia de Santa Teresa de Jesus. Em 1922 recebeu o baptismo na Igreja católica e em 1933 entrou no Carmelo de Colónia. Morreu mártir da fé cristã nos fornos crematórios do campo de concentração de Birkenau (Auschwitz) no dia 9 de Agosto de 1942, durante a perseguição nazi, oferecendo o seu holocausto pelo povo de Israel. Mulher de inteligência e cultura singulares, deixou numerosos escritos de elevada doutrina e de profunda espiritualidade. Beatificada em Colónia no dia 1 de Maio de 1987, foi canonizada no dia 11 de Outubro de 1998 e declarada co-padroeira da Europa no dia 2 de Outubro do ano seguinte por João Paulo II.
Unable to fetch raw feed payload.
A verdadeira face de Jesus Cristo manifesta-se como o centro e a chave de leitura do mistério humano.
A Verdade que recebemos é dom e responsabilidade, e ninguém a possui como quem guarda um cofre. Quando ela vira motivo para olhar de cima, deixa de ser reconhecida como verdade, porque a verdade cristã tem o rosto de quem lavou os pés dos discípulos.
Jornalista propõe reflexão sobre a morte e a busca pelo sentido da vida em seu segundo livro. Em A Morte é um Canto Gregoriano – É Preciso Entendê-la para não Temê-la, Caio Castro Lima discute sem tabu temas como saudade, perdão, luto e envelhecimento.