Calendário de eventos

Beatos João Baptista, Miguel Luís e Tiago
Segunda-feira 18 agosto 2008, 08:00am - 05:00pm
Visualizações : 71980
por Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ter o JavaScript autorizado para o visualizar.

Beatos João Baptista, Miguel Luís e Tiago, mártires

Memória facultativa: O.C.D.

Na pequena baía de Rochefort, diocese de La Rochelle (França), morreram amontoados em dois navios 547 sacerdotes e religiosos durante a Revolução Francesa. Entre eles estavam, pelos menos, três carmelitas descalços: P. João Baptista Duverneuil, nascido em Limoges em 1759, que morreu por privações e doenças no dia 1 de Julho de 1794, na idade de 35 anos; P. Miguel Luís Brulard, nascido em Chartres no dia 26 de Julho de 1758, que morreu no dia 25 de Julho de 1794, na idade de 36 anos; e P. Tiago Gagnot, nascido em Frolois em 1753, e que morreu no dia 10 de Setembro de 1794, na idade de 41 anos. O amor incondicional a Cristo, o apego e a fidelidade à Igreja, a compaixão para com todos, o perdão para com os próprios perseguidores foram algumas das virtudes destes filhos de Santa Teresa. Foram beatificados por João Paulo II no dia 1 de Outubro de 1995, juntamente com outros 61 mártires, mortos nas mesmas circunstâncias.

Liturgia do dia

  • Sábado da semana XVII
    S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja – MO Branco – Ofício da memória. Missa da memória. L 1: Jr 26, 11-16. 24; Sl 68 (69), 15-16. 30-31. 33-34 Ev: Mt 14, 1-12 * Na Congregação do Santíssimo Redentor – S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, Padroeiro dos confessores e moralistas, e Fundador da Congregação – SOLENIDADE * Na Ordem Franciscana (Convento dos Anjos, no Porto) – I Vésp. da Virgem santa Maria dos Anjos da Porciúncula. * I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Notícias do Vaticano

  • O Papa ao cardeal Simoni: nenhuma prisão pode separar o homem do amor de Deus

    Leão XIV enviou uma mensagem ao cardeal de 97 anos que nesta sexta-feira, 31 de julho, presidiu a Eucaristia no campo de prisioneiros de Spaç, na Albânia, em memória daqueles que ali sofreram ou perderam a vida. Durante o regime comunista, Simoni cumpriu ali a maior parte de sua pena de 18 anos de trabalhos forçados, celebrando a missa clandestinamente.

    Leia tudo

     

  • ACN promove a 12ª Edição do Dia de Oração pelos Cristãos Perseguidos

    Em muitos países, os cristãos continuam sendo atacados, sequestrados, presos ou mortos, por causa da fé. O evento se realiza no dia 06 de agosto.

    Leia tudo

     

  • Em Seul, o primeiro colóquio entre o cristianismo e o confucionismo

    “Diálogo sobre a contribuição do cristianismo e do confucionismo para uma sociedade ideal: Novo Céu, Nova Terra e Datong (Grande Harmonia, Grande Unidade)” é o tema do evento organizado pelo Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, em parceria com a Conferência Episcopal Católica da Coreia, a Universidade Sogang e a Academia Confucionista Coreana, programado para os dias 4 e 5 de agosto na universidade. O objetivo é a cooperação nas áreas de “educação, formação ética e construção da paz”.

    Leia tudo

     

Santos Carmelitas