Para compreender Santa Teresa de Jesus

Para compreender Santa Teresa de Jesus

 

Buscar a Deus. Ela o buscou incessantemente fora e dentro de si. Mas encontrou-o dentro do seu coração que ela imagina como um lindo castelo feito de muitas moradas. Na morada central habita o Rei, Sua Majestade.

Falar com Deus na oração que não consiste em muito pensar mas sim em muito amar. Deus sempre  nos atende quando lhe falamos coração a coração. É belo poder ter a certeza que Deus nos escuta quando a nossa oração nasce do verdadeiro amor.

Amar os irmãos e irmãs. O sinal da nossa fé são as obras, é estender todas as obras e o amor aos outros. Devemos olhar a necessidade de cada um, sentir-nos cheios de ternura e de compaixão por quem precisa de ajuda. Não nos fecharmos em nós mesmos.

A humildade. Ter consciência que sozinhos não valemos nada, necessitamos de Deus; reconhecer-nos pecadores mas ao mesmo tempo colocar toda a nossa cooperação em responder aos apelos de Deus que nos ama.

Desapego das coisas e das pessoas. Ninguém é Deus, nem as coisas podem dominar-nos e nem os outros. Estamos sempre ao serviço de Deus. “Só Deus basta. Quem a Deus tem nada lhe falta”, diz Santa Teresa.