Oração para pedir a Canonização do Beato Tito Brandsma
Deus nosso Pai, que infundistes no bem-aventurado Tito Brandsma a força do vosso Espírito, que o tornou fiel no vosso serviço e vitorioso no martírio, concedei-nos imitá-lo na sua grande fé, no generoso amor e no ardente zelo na construção do vosso Reino, de verdade, de justiça e de paz, sem nunca nos envergonharmos do Evangelho.
Pela sua intercessão e por seu intermédio, concedei-nos sempre a vossa ajuda nas nossas necessidades (nomear), e a graça da canonização deste filho da Igreja e do Carmelo. Por Cristo, Nosso Senhor. Amen.
(Esta oração não é oficial da Ordem Carmelita mas de responsabilidade individual de quem a compôs).
O carmelita Tito Brandsma nasceu na cidade de Bolsward, na Frísia (Holanda), no ano de 1881. Ainda muito jovem, entrou para a Ordem do Carmo e foi ordenado sacerdote em 1905. Estudou em Roma, onde conseguiu o grau de Doutor em Filosofia na Universidade Gregoriana. Retomando para a Holanda, ensinou em diversas escolas e foi nomeado professor de Filosofia, Teologia Mística e sua história, na Universidade Católica de Nimega, da qual também foi eleito "Reitor Magnífico". Salientou-se pela sua afabilidade para com todos. Foi jornalista profissional e, em 1935, foi designado Assistente Eclesiástico dos jornalistas católicos. Opôs-se à ocupação nazista da Holanda e, baseando-se no Evangelho, combateu tenazmente a ideologia do Nacional Socialismo (Nazismo), defendeu a liberdade da Educação e da Imprensa católicas e protestou contra a perseguição às crianças de origem judaica. Por estas razões foi preso: começa desta forma o seu Calvário de campo em campo, de prisão em prisão e, depois de tantos sofrimentos e humilhações, foi assassinado em Dachau, no ano de 1942. Até ao seu último suspiro, não se cansou de levar a paz e o conforto espiritual a todos os seus colegas de prisão. No meio de inúmeros e atrozes sofrimentos soube comunicar o bem, o amor e a paz. No dia 3 de Novembro de 1985 foi proclamado Beato da Igreja de Cristo pelo Papa João Paulo lI.