- Bendito seja Deus, que nos reuniu no amor de Cristo.
Santa Teresa do Menino Jesus vai acompanhar-nos nesta Via Sacra. A sua presença e os seus escritos ajudar-nos-ão a unir-nos a Jesus no seu mistério Pascal. Invoquemo-la com a oração que se segue da autoria do Papa Francisco:
Amada Santa Teresinha,
A Igreja precisa de fazer resplandecer
A cor, o perfume, a alegria do Evangelho.
Enviai-nos as vossas rosas!
Ajudai-nos a ter sempre confiança,
Como fizestes vós,
No grande amor que Deus tem por nós,
Para podermos imitar cada dia
O vosso pequeno caminho de santidade.
Amen.
Oremos: Senhor nosso Deus, que quisestes salvar a humanidade com a cruz do vosso Filho unigénito, concedei que, tendo conhecido na terra este mistério, mereçamos alcançar, no céu, os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.
1ª ESTAÇÃO: JESUS É CONDENADO À MORTE
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Mt 27, 26): Pilatos, depois de ter mandado flagelar Jesus, entregou-o para ser crucificado.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito C, p. 293.
Basta-me lançar o olhar para o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus, e sei para que lado correr. Não é para o primeiro lugar, mas para o último que eu corro. Sim, estou certa de que mesmo que tivesse na minha consciência todos os pecados que se podem cometer, eu iria com o coração despedaçado de arrependimento lançar-me nos braços de Jesus, pois sei quanto ama o filho pródigo que para Ele volta.
Meditação
Senhor, Pilatos assinou o decreto que extinguia o Teu futuro. Mesmo quando Te condenaram à morte, Senhor, Tu não Te deixaste ir abaixo. Explicaste a Pilatos que ele não teria nenhum poder sobre Ti se Deus não o permitisse. E, com o Pai a Teu lado, seguiste em frente, confiando no futuro. Ensina-nos a fazer o mesmo.
Preces
– Pelos que voltam para ti de coração arrependido, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
2ª ESTAÇÃO: JESUS CARREGA COM A CRUZ ÀS COSTAS
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 17): Jesus, levando a cruz às costas, saiu para o chamado Lugar da Caveira, que em hebraico se diz “Gólgota”.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito C, p. 249.
Mas, Senhor, a vossa filha compreendeu a vossa divina Luz. Pede-Vos perdão para os seus irmãos e aceita comer por quanto tempo quiserdes o pão da dor, e de maneira nenhuma se quer levantar desta mesa cheia de amargura, à qual comem os pecadores, antes do dia que vós destinastes… Acaso não poderá dizer-vos em nome dela e em nome dos seus irmãos: Tende piedade de nós, Senhor, porque somos pobres pecadores!... Oh! Senhor, despedi-nos justificados! Que todos aqueles que não foram iluminados pelo resplandecente facho da fé, o vejam finalmente brilhar. Ó Jesus se é preciso que a mesa manchada por eles seja purificada por uma alma que Vos ama, quero aí comer sozinha o pão da provação, até que Vos agrade introduzir-me no vosso reino luminoso. A única graça que vos peço, é a de nunca Vos ofender!...
Meditação
Puseram-Te às costas um tronco pesado de madeira. E já Te tinham torturado. Que violência, Senhor! Viveste num mundo violento e foste vítima dessa violência. Puseram-te uma Cruz às costas mas Tu, Senhor, não Te deste por vencido. Onde encontraste a força para caminhar? Imagino-Te a dizer para Ti mesmo: “O amor vencerá sobre a violência”. Senhor, dá-me força para amar.
Preces
– Para que não fiquemos paralisados pelo medo e nos acobardemos perante os insultos de quem quer pôr a ridículo a nossa Fé e a fidelidade à Palavra de Deus e à Igreja, nossa Mãe, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
3ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA PRIMEIRA VEZ SOB O PESO DA CRUZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Is 53, 4): Ele tomou sobre si as nossas doenças e carregou as nossas dores.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito C, p. 284.
Outra ocasião, estava a lavar roupa em frente de uma Irmã, que me deitava água suja para o rosto cada vez que erguia os lenços no lavadouro; o meu primeiro movimento foi recuar, limpando o rosto, para mostrar à Irmã que me aspergia que me faria um grande favor se estivesse quieta, mas logo pensei que era bem tola ao recusar tesouros que me eram dados tão generosamente, e tive todo o cuidado em não deixar transparecer o meu combate. Fiz todo o esforço por desejar receber muita água suja, a tal ponto que no fim tinha verdadeiramente tomado o gosto a este novo género de aspersão, e prometi a mim mesma voltar outra vez a esse feliz lugar onde se recebiam tantos tesouros.
Caríssima Madre, vedes que sou uma alma muito pequena que não pode oferecer a Deus senão coisas pequenas. E ainda me acontece muitas vezes deixar escapar destes pequenos sacrifícios que dão tanta paz à alma. Isso não me desanima; suporto ter um pouco menos de paz e procuro ser mais vigilante para outra vez.
Meditação
Olho para Ti caído por terra. Imagino-Te a levantares a cabeça e a olhares para mim. Imagino-Te a dizer: “Caio contigo para te levantar comigo. Vá, põe-te de pé e avança. Vamos juntos.”
Preces
– Para que estejamos sempre abertos a escutar e a acolher as razões dos outros, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
4ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA SUA MÃE
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 26-27): Vendo a mãe e o discípulo que ele amava, Jesus disse: “Mulher, eis o teu filho!”.
Santa Teresa do Menino Jesus, Poesia 54, pp. 820; 826-827.
Pois vejo-te mortal e sofrendo como eu…
Quando abandona a Cruz para nos esperar no Céu.
E repetir para sempre que sou tua filha!...
Meditação
Provavelmente, por entre os gritos da multidão, ouviste a voz da Tua mãe: “Meu filho. Estou aqui”. Procuraste o seu rosto. Encontraste-o sereno a dizer que “sim” com a cabeça. “Sim”. Era tudo o que precisavas de ver. Um sinal de confirmação. Um sinal que viesse do amor puro. Como a dizer: “Vai em frente, compromete-te, compromete-te com o Bem. Deus ajudará.”
Fala-me ao ouvido, mãe de Jesus. Fala-me de compromisso com o Bem. Não me deixes ficar sentado à espera do “momento ideal”, da pessoa ideal, do trabalho ideal, da Igreja ideal. Maria, ajuda-me a abraçar a minha vocação.
Preces
– Para que em Maria encontremos a força de reencontrar sempre o verdadeiro caminho da fé, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
5ª ESTAÇÃO: SIMÃO DE CIRENE AJUDA JESUS A LEVAR A CRUZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Lc 23, 26): Lançaram mão de um certo Simão de Cirene, que voltava do campo, e carregaram-no com a cruz, para a levar atrás de Jesus.
Santa Teresa do Menino Jesus, Poesia 31, p. 765s.
Quero sofrer, quero morrer por Ti…
És Tu Jesus!...
Fica comigo, Celeste Peregrino…
Queima o coração!...
Foi preciso, Senhor, que Tu sofresses!...
Por Ti, Jesus!...
Esquecendo-me de mim, cativarei o teu Coração.
E me repete: “Tenho sede… tenho sede de Amor!...”
A tua terna e divina oração: “Tenho sede de Amor!...”
Meditação
Os soldados obrigaram um homem chamado Simão a carregar a cruz de Jesus. Não lhe pediram, obrigaram-no. À força. Era um trabalhador rural. Nem sequer era romano. Não valia, não tinha direito a dizer se queria ou se não queria. Tu, Senhor, também foste vítima da intolerância. Mas não Te deixaste tomar pelo ódio. E por isso podes ser ponte entre todos. Ensina-nos a ser construtores de pontes onde quer que estejamos.
Preces
– Por quantos estão doentes e em sofrimento, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
6ª ESTAÇÃO: A VERÓNICA ENXUGA O ROSTO DE JESUS
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Sal 26, 8): Diz-me o coração: “Procurai a sua face!”. A vossa face, Senhor, eu procuro: não escondais de mim o vosso rosto.
Santa Teresa do Menino Jesus, Carta 197, p. 568.
“Onde encontrar o verdadeiro pobre de espírito? É preciso procurá-lo muito muito longe”, disse o salmista… Não diz que é preciso procurá-lo entre as almas grandes, mas “muito longe”, isto é, na baixeza, no nada. Ah! Permaneçamos pois muito longe de tudo o que brilha, amemos a nossa pequenez, amemos nada sentir, seremos então pobres de espírito e Jesus virá procurar-nos, por muito longe que estejamos Ele transformar-nos-á em chamas de amor…
Meditação
Senhor, uma mulher furou a multidão para limpar o Teu rosto e ficou com a Tua imagem gravada no seu lenço. Amar é assim, é deixar-se mover pelo rosto do outro, mesmo desfigurado. Senhor, liberta-nos do individualismo, da mentalidade de pensar sempre e unicamente em nós mesmos para nos deixarmos atrair pelo rosto do outro.
Preces
– Por todos os que ainda não conseguem confiar na tua misericórdia, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
7ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA SEGUNDA VEZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Col 1, 24): Agora, alegro-me nos sofrimentos que suporto por vós e completo na minha carne o que falta às tribulações de Cristo, pelo seu Corpo, que é a Igreja.
Santa Teresa do Menino Jesus, Carta 85, p. 396s.
A figura deste mundo PASSA… dentro em pouco veremos novos céus, um Sol mais radioso iluminará com o seu esplendor mares etéreos, horizontes infinitos!... A imensidade será o nosso domínio… já não seremos prisioneiras nesta terra de exílio… tudo terá PASSADO!... Vogaremos com o nosso esposo celeste sobre lagos sem margens… O infinito não tem limites, nem fundo, nem margem!... “Coragem, Jesus ouve até ao último eco da nossa dor”. As nossas harpas estão neste momento suspensas dos salgueiros plantados junto ao rio de Babilónia… mas no dia da nossa libertação, que harmonias faremos ouvir… com que alegria faremos vibrar todas as cordas dos nossos instrumentos!... O amor só com amor se paga e as feridas do amor só se curam pelo amor. Ofereçamos os nossos sofrimentos a Jesus para salvar as almas, pobres almas!... elas têm menos graças do que nós e contudo todo o sangue de um Deus foi derramado para as salvar… Contudo, Jesus quer fazer depender a salvação delas de um suspiro do nosso coração. Que mistério!... se um suspiro pode salvar uma alma, o que não podem fazer sofrimentos como os nossos?... Não recusemos nada a Jesus!...
Meditação
Outra vez no chão, Senhor? Quando caímos uma vez, achamos que foi acidente, que foram as circunstâncias. Quando caímos mais vezes, ficamos com medo. Com medo de haver algum problema de fundo connosco. Um desequilíbrio. Olho para Ti caído no chão. Imagino-Te a dizer: “Caio contigo para te levantar comigo. Vá, procura ajuda, põe-te de pé e avança. Vamos juntos.”
Preces
– Para que não julguemos os que se encontram em qualquer tipo de dificuldade, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
8ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Lc 23, 38): Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito A, p. 181.
Não consigo ainda compreender porque é que as mulheres são tão facilmente excomungadas em Itália! A todo o momento nos diziam: “Não entrem aqui…, não entrem além, que ficariam excomungadas!...” Ah pobres mulheres! Como são desprezadas!... Não obstante, amam a Deus em muito maior número do que os homens. E durante a Paixão de Nosso Senhor, as mulheres tiveram mais coragem do que os Apóstolos, porque arrostaram com os insultos dos soldados e ousaram enxugar a Face adorável de Jesus… É talvez por isso que Ele permite que o desprezo seja o quinhão delas sobre a terra, pois também o escolheu para si próprio… No Céu bem saberá mostrar que os seus pensamentos não são os dos homens, porque então as últimas serão as primeiras…
Meditação
No caminho, Senhor, cruzaste-Te com mulheres que choravam por Ti. “Não chorem por Mim – disseste-lhes – chorem por vocês e pelos vossos filhos”. Não querias lágrimas fáceis que não mudassem nada. Querias que pensassem em si mesmas e em que mundo iriam deixar para a geração seguinte, para o futuro. Senhor, ensina-nos a ter estilos de vida mais próximos do essencial, mais parecidos contigo.
Preces
– Por todos os que desejam recomeçar uma vida nova no teu amor, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
9ª ESTAÇÃO: JESUS CAI PELA TERCEIRA VEZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Heb 5, 8): Apesar de ser Filho, Jesus aprendeu a obediência por aquilo que sofreu.
Santa Teresa do Menino Jesus, Carta 81, p. 391.
Sim, querida do meu coração, cá está Jesus com a sua cruz! Privilegiada do seu amor quer tornar-te semelhante a Ele, porquê teres medo de não poder levar esta cruz sem fraquejar? Jesus caiu três vezes no caminho para o Calvário, e tu, pobre criancinha, não havias de ser semelhante ao teu Esposo, não quererias cair 100 vezes se necessário para Lhe provares o teu amor tornando a levantar-te com mais força do que antes da queda!... Celina, Jesus deve amar-te com amor particular para te provar assim. Sabes que quase fico ciumenta? Àqueles que mais amam Ele dá mais, aos que amam menos dá menos!...
Meditação
Olho para Ti caído no chão. Imagino-Te a dizer a cada um de nós que sofra de alguma dependência: “Caio contigo para que te levantes comigo. Vá, procura ajuda, põe-te de pé e avança. Comigo, desta vez, vais conseguir. Vamos juntos.”
Preces
– Para que não condenemos ninguém e entreguemos a ti todo o juízo, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
10ª ESTAÇÃO: JESUS É DESPOJADO DAS SUAS VESTES
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 23-24): Os soldados, depois de terem crucificado Jesus, pegaram na roupa dele e fizeram quatro partes, uma para cada soldado, excepto a túnica. A túnica, toda tecida de uma só peça de alto a baixo, não tinha costuras. Então, os soldados disseram uns aos outros: “Não a rasguemos; tiremo-la à sorte, para ver a quem tocará.”
Santa Teresa de Jesus, Manuscrito C, p. 264.
Não, não há alegria comparável à que saboreia o verdadeiro pobre de espírito. Se pedir com desprendimento uma coisa necessária, e se não só essa coisa lhe for recusada, mas tentarem até tirar-lhe o que tem, segue o conselho de Jesus: “Deixai também a capa àquele que vos quiser ficar com a túnica”… Deixar a capa é, parece-me renunciar aos seus últimos desejos, é considerar-se como a serva, como a escrava dos outros. Quando se deixa a capa é mais fácil andar, correr; por isso Jesus acrescenta: “Se alguém vos obrigar a andar mil passos, andai com ele mais dois mil”. Assim, não basta dar a todo aquele que me pede, é preciso ir ao encontro dos desejos, mostrar-se mais reconhecida e muito honrada por prestar um serviço; e, se levam uma coisa do meu uso, não devo mostrar que o lamento, mas pelo contrário, parecer contente por me ver livre dela. Minha querida Madre, estou muito longe de praticar o que compreendo, mas só o desejo que tenho de o fazer, dá-me paz.
Meditação
Despiram-te, Senhor, tiraram-Te a roupa. Olho para Ti, sereno e confiante na Tua verdade nua. Mesmo sem roupa não deixas de ser quem és porque nunca Te preocupaste em construir uma imagem de Ti mesmo. Mas nós vivemos numa terra de espelhos onde o que conta é a aparência, a imagem. Não vivias para a imagem, mas para o Bem. Ensina-me, Senhor, e dá-me força para ser diferente, para não viver em função da imagem mas em fidelidade à minha consciência
Preces
– Para que nunca nos cansemos de te apresentar o nosso sofrimento, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
11ª ESTAÇÃO: JESUS É PREGADO NA CRUZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Lc 23, 33): Quando chegaram ao lugar chamado Calvário crucificaram Jesus e aos malfeitores, um à direita e outro à esquerda.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito A, p. 143s.
Ouvi falar de um grande criminoso que acabava de ser condenado à morte, por crimes horríveis. Tudo levava a crer que morreria impenitente. Quis a todo o custo impedi-lo de cair no Inferno e, para o conseguir, empreguei todos os meios imagináveis. Sabendo que por mim mesma nada podia, ofereci a Deus todos os méritos infinitos de Nosso Senhor, os tesouros da Santa Igreja. Além disso, pedi à Celina que mandasse celebrar uma missa pelas minhas intenções, não ousando encomendá-la eu mesma, com receio de ser obrigada a confessar que era por Pranzini, o grande criminoso. Nem sequer queria dizer à Celina; mas ela fez-me perguntas com tanta delicadeza e insistência, que lhe confiei o meu segredo. Muito longe de fazer troça de mim, pediu-me para a deixar ajudar-me a converter o meu pecador. Aceitei com reconhecimento, pois quereria que todas as criaturas se unissem a mim para implorar a graça para o culpado. Sentia no fundo do coração a certeza de que os nossos desejos seriam satisfeitos. Disse a Deus que estava bem certa de que Ele perdoaria ao pobre infeliz Pranzini, e que o acreditaria mesmo que ele não se confessasse e não mostrasse nenhum sinal de arrependimento – tanta confiança eu tinha na misericórdia infinita de Jesus! – mas que Lhe pedia apenas “um sinal” de arrependimento, a fim de obter coragem para continuara a rezar pelos pecadores, e para minha consolação… A minha oração foi atendida à letra!
Meditação
Um prego em cada pulso, um terceiro prego nos pés. Ficaste assim, preso. Ainda Te gritaram lá de baixo: “Não és o Filho de Deus? Desce da Cruz!”. Mas a Cruz não era uma situação em que por acaso estavas; era a consequência inevitável de não teres desistido de amar até ao fim. O confronto entre o amor e a violência do mundo. Preso na cruz, Senhor, dá ânimo a todos os que têm de fugir para não perderem a vida. E a quem vive, confortável na sua casa, dá um coração parecido com o Teu.
Preces
– Para que nunca nos cansemos de pedir perdão, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
12ª ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 30): Quando tomou o vinagre, Jesus disse: “Tudo está consumado”. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito B, p. 230.
A caridade deu-me a chave da minha vocação. Compreendi que se a Igreja tinha um corpo composto de diversos membros, o mais necessário, o mais nobre de todos não lhe faltava: compreendi que a Igreja tinha um coração, e que esse coração estava ardendo de amor. Compreendi que só o Amor fazia agir os membros da Igreja; que se o Amor se apagasse, os apóstolos já não anunciariam mais o Evangelho, os mártires recusar-se-iam a derramar o seu sangue… Compreendi que o Amor encerrava todas as Vocações, que o Amor é tudo, que abarca todos os tempos e todos os lugares… numa palavra, que é Eterno!... Então, num transporte de alegria delirante, exclamei: Ó Jesus, meu Amor! Encontrei finalmente a minha vocação: a minha vocação é o Amor!... Sim, encontrei o meu lugar na Igreja, e esse lugar, ó meu Deus, fostes Vós que mo destes… No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o Amor… Assim serei tudo…, assim o meu sonho será realizado!...
Meditação
“Pai, em Tuas mãos entrego o Meu espírito”. Abandonaste-Te nos braços do Pai. Deste o último suspiro e morreste. E contigo morreram todas as palavras que não chegaste a dizer, todos os abraços que não chegaste a dar, todas as curas que não chegaste a fazer. Parece um desperdício, Senhor! Quantas coisas boas não poderias ter feito em mais umas décadas de vida! E, no entanto, as Tuas palavras foram “Tudo está consumado”. Não ficou nada por realizar. Porque ali, na Cruz, deixaste-nos tudo o que era preciso para nos salvar: o amor puro, embora impotente e aparentemente inútil.
Preces
– Para que deixemos de te contristar e ao Espírito Santo com os nossos pecados, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
13ª ESTAÇÃO: JESUS É DESCIDO DA CRUZ E ENTREGUE A SUA MÃE
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Jo 19, 34): Um dos soldados abriu-lhe o peito com uma lança e logo brotou sangue e água.
Santa Teresa do Menino Jesus, Manuscrito C, p. 276s.
Por mais que me esforce por meditar os mistérios do rosário, não consigo concentrar a atenção… Durante muito tempo desolei-me por essa falta de devoção, que me surpreendia, pois amo tanto a Santíssima Virgem, que me deveria ser fácil fazer em sua honra orações que lhe são agradáveis. Agora desolo-me menos, pois penso que a Rainha dos Céus, sendo a minha Mãe, deve ver a minha boa vontade e contentar-se com ela… A Santíssima Virgem dá-me a entender que não está zangada comigo, pois nunca deixa de me proteger logo que a invoco. Se tenho qualquer inquietação, uma dificuldade, volto-me depressa para ela, e como a mais terna das mães, encarrega-se sempre dos meus interesses.
Meditação
Jesus nos braços de Maria. Um filho no colo da sua mãe. A verdade mais pura do amor desinteressado. A Palavra que descansa no silêncio. E nós perdidos num mundo saturado de palavras apressadas, em que já não sabemos o que é verdade e o que é mentira nem sabemos em quem acreditar!
Senhor, eu não tenho de saber tudo, eu não quero saber tudo. Quero apenas saber aquilo que interessa saber para ser uma pessoa melhor e criar um mundo mais humano. Dá-me um grande amor por tudo aquilo que no mundo é puro e verdadeiro, simples e humano.
Preces
– Faz com que não percamos a esperança de nos reunirmos um dia contigo na pátria celeste, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
14ª ESTAÇÃO: JESUS É SEPULTADO
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Mt 27, 59): José pegou no corpo de Jesus, envolveu-o num lençol limpo e depositou-o no seu túmulo novo, que tinha mandado escavar na rocha.
Bento XVI, Audiência Geral, 6 de Abril, 2011
Teresa faleceu na noite de 30 de Setembro de 1897, pronunciando as simples palavras «Meu Deus, amo-Te!», olhando para o Crucifixo que estreitava nas suas mãos. Estas últimas palavras da Santa são a chave de toda a sua doutrina, da sua interpretação do Evangelho. O acto de amor, expresso no seu último suspiro, era como que o contínuo respiro da sua alma, como o pulsar do seu coração. As simples palavras «Jesus, amo-Te» estão no centro de todos os seus escritos. O acto de amor a Jesus imerge-a na Santíssima Trindade. Ela escreve: «Ah, tu sabes, amo-te Menino Jesus, / O Espírito de Amor inflama-me com o seu fogo. / É amando-Te que eu atraio o Pai» (P 17/2).
Queridos amigos, também nós com Santa Teresa do Menino Jesus deveríamos poder repetir todos os dias ao Senhor que queremos viver de amor a Ele e aos outros, aprender na escola dos santos a amar de modo autêntico e total.
Meditação
O cemitério. O fim. Quando a pedra rolou sobre a entrada do túmulo, parecia que tudo tinha definitivamente acabado. Parecia, Senhor, que Tu e o Teu caminho do amor não tinham sido senão uma ilusão. Parecia que tudo tinha terminado, que tínhamos de ser realistas, que o mundo afinal era mesmo dos espertos e não daqueles que sonham com o Bem, como Tu. Tantas vezes na nossa vida parece não haver futuro. Não vemos qualquer luz ao fundo do túnel. Ficamos com medo de olhar para a frente. É aí que precisamos de ouvir a voz de Maria. A falar-nos dos fins que são inícios, da aparente morte de uma árvore no Inverno quando apenas se está a preparar para florir na Primavera. Dos sepulcros que são portas para a ressurreição.
Preces
– Por todos os que choram e sofrem a perda de um ente querido, oremos ao Senhor.
Todos: Pai Nosso… Ave Maria… Glória…
15ª ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITOU DOS MORTOS
R. Que pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo.
Leitura bíblica (Mt 28, 5-7): O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: “Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.' Eis o que tinha para vos dizer.”
Santa Teresa do Menino Jesus, Carta 254, p. 632.
Quando receberdes esta carta, já terei com certeza deixado a terra. O Senhor, na sua infinita misericórdia, ter-me-á aberto o seu reino e poderei dispor dos seus tesouros para os prodigalizar às almas que me são queridas… Conto não ficar inactiva no Céu, o meu desejo é continuar a trabalhar pela Igreja e pelas almas, peço isto a Deus e estou certa de que Ele mo concederá.
“Sinto que vou entrar no repouso… Mas sinto sobretudo que a minha missão vai começar, a missão de fazer amar a Deus como eu O amo, de dar às almas o meu pequeno caminho. Se Deus realizar os meus desejos, o meu Céu passar-se-á sobre a terra até ao fim do mundo. Sim, quero passar o meu Céu a fazer o bem sobre a terra. “ (Santa Teresa do Menino Jesus, Caderno Amarelo, 17 de Julho, 1897, p. 1167).
Oremos Infundi, Senhor, como Vos pedimos, a Vossa graça nas nossas almas, para que nós, que pela Anunciação do Anjo conhecemos a Encarnação de Cristo, Vosso Filho, pela sua Paixão e Morte na Cruz, sejamos conduzidos à glória da Ressurreição. Por Cristo Senhor nosso. Amen.
- Ele está no meio de nós.
- Amen.
- Graças a Deus.