Via Lucis - Caminho da Luz

Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.

Amen.

A paz de Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado esteja convosco.

Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Percorremos ao longo da Quaresma e, de modo mais intenso, durante a Semana Santa, os passos da Paixão de Jesus, a sua Via Crucis, o Caminho da Cruz. Somos agora convidados, a continuar com ele, pela Via Lucis, no Caminho da Luz. Somos chamados a experimentar a alegria da ressurreição. «Cristo é o Vivente que caminha ao nosso lado, mostrando-nos o sentido dos acontecimentos, da dor e da morte, da alegria e da festa, entrando nas nossas casas e permanecendo nelas, alimentando-nos com o Pão que da a vida.» (Bento XVI).

Saudemos Maria, Senhora da Alegria, Senhora da Esperança, Senhora da Fé: Rainha dos céus, alegrai-vos. Aleluia! Porque Aquele que merecestes trazer em vosso seio. Aleluia!  Ressuscitou como disse. Aleluia! Rogai por nós a Deus. Aleluia! Alegrai-vos e exultai, ó Virgem Maria. Aleluia! Porque o Senhor ressuscitou, verdadeiramente. Aleluia!

1ªESTAÇÃO: A RESSURREIÇÃO DE JESUS

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

O anjo tomou a palavra e disse às mulheres: «Não tenhais medo. Sei que buscais Jesus, o crucificado; não está aqui, pois ressuscitou, como tinha dito. Vinde, vede o lugar onde jazia e ide depressa dizer aos seus discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galileia. Lá o vereis.' Eis o que tinha para vos dizer.» (Mt 5-8).

Meditação

Como as mulheres que foram ver o sepulcro de Jesus, também nós caminhamos em busca de vida. Muitas vezes andamos tristes e abatidos pelos acontecimentos que nos cercam. Porém, o discípulo de Jesus, sabe e experimenta que o amor de Deus por nós é maior e mais forte do que tudo, capaz até de vencer a morte.

Invocações

- Senhor Jesus, pelo amor que temos por ti, também nós te procuramos.

- Faz-nos vencer o medo do mal e da morte.

- Nos momentos de dúvida, abandono, sofrimento e tristeza, ajuda-nos encontrar-te pela fé.

Senhor, nós te pedimos a graça de sentir grande alegria pela ressurreição de Jesus, e que, pela graça do Espírito Santo, sejamos semeadores de esperança, e não nos deixemos vencer pela tristeza e pelo medo. Pai nosso que estais nos céus … Ave Maria, cheia de graça…

2ª ESTAÇÃO: OS DISCÍPULOS ENCONTRAM O SEPULCRO VAZIO

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhã cedo ao sepulcro, estando ainda escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do sepulcro. Foi a correr ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele de quem Jesus era amigo, e disse-lhes: “Tiraram o Senhor do sepulcro e não sabemos onde o puseram”. Pedro e o outro discípulo saíram, então, e foram ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro. (…) Viu e acreditou. (Jo 20, 1-9).

Meditação

Como naquele tempo, também hoje, Jesus dá-nos sinais da sua presença entre nós. Não vemos tudo claro, mas através da fé, somos capazes de perceber uma realidade maior e melhor que está preparada para todos os que o seguem: o Reino de Deus e a vida eterna.

Invocações

- Senhor Jesus, aviva a nossa fé nas horas de sofrimento.

- Dá-nos um coração cheio de esperança.

- Cuida e protege quem é esmagado pela provação.

Senhor, nós te pedimos a graça de sentir grande alegria pela ressurreição de Jesus, que nos mostra que a morte não é a última palavra da história, e que a fé na ressurreição renove a nossa vida. Pai nosso que estais nos céus … Ave Maria, cheia de graça…

3ª ESTAÇÃO: JESUS RESSUSCITADO APARECE A MARIA MADALENA

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Maria estava de pé junto ao sepulcro, do lado de fora, a chorar. (…) Disse-lhe Jesus: “Mulher, porque choras? A quem procuras?” Ela, pensando que era o jardineiro, disse-lhe: “Senhor, se foste Tu que o levaste, diz-me onde o puseste, e eu irei buscá-lo”. Disse-lhe Jesus: “Maria!”. Ela, voltando-se, disse-lhe em hebraico: “Rabúni!” - que significa “Mestre!” (Jo 28, 11; 17-18).

Meditação

A Páscoa ensina-nos que o crente se detém pouco no cemitério, porque é chamado a caminhar ao encontro do Vivente. Perguntemo-nos: na minha vida, para onde caminho? Sucede às vezes que o nosso pensamento se dirija contínua e exclusivamente para os nossos problemas, que nunca faltam, e vamos ter com o Senhor apenas para nos ajudar. Mas, deste modo, são as nossas necessidades que nos orientam, não Jesus. E continuamos a buscar o Vivente entre os mortos. E quantas vezes, mesmo depois de ter encontrado o Senhor, voltamos entre os mortos, repassando intimamente saudades, remorsos, feridas e insatisfações, sem deixar que o Ressuscitado nos transforme! (Papa Francisco, Vigília Pascal de 2019).

Invocações

- Senhor Jesus, acolhe as lágrimas das nossas dúvidas e tristezas.

- Faz que te vejamos com o nosso coração.

- Torna-nos dignos de testemunhar a tua Ressurreição.

Senhor, nós te pedimos a graça de sentir grande alegria pela ressurreição de Jesus, e que na hora do pranto e do abandono, sejamos capazes de ouvir Jesus Ressuscitado que nos chama pelo nome e, com o coração repleto de júbilo, anunciemos: «Vi o Senhor!». Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

4ª ESTAÇÃO: JESUS CAMINHA COM OS DISCÍPULOS DE EMAÚS

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

E eis que nesse mesmo dia dois deles estavam a caminho de uma povoação, de nome Emaús, que distava sessenta estádios de Jerusalém. Eles conversavam um com o outro acerca de tudo o que acontecera. E aconteceu que, enquanto eles conversavam e debatiam, o próprio Jesus, aproximando-se, pôs-se a caminhar com eles. Os seus olhos, porém, estavam impedidos de o reconhecer”.

Então Ele disse-lhes: “Ó desprovidos de inteligência e lentos de coração para acreditar em tudo quanto disseram os Profetas! Não era necessário que o Messias sofresse estas coisas, para entrar na Sua glória?” E, começando a partir de Moisés, e de todos os Profetas, explicou-lhes, em todas as Escrituras, o que a Ele dizia respeito”. (Lc 24, 13-19.25-27).

Meditação

A vida é um caminho. Andar sem destino seria perigoso. Para onde vamos? Sem a presença de Jesus seria difícil viver. Com ele, sabemos que seguimos pela estrada segura que leva ao Pai, onde a vida vence a morte.

- Senhor Jesus, faz-te presente no nosso peregrinar.

- Reaviva a nossa fé e fortalece o nosso amor.

- Faz que a Palavra seja semente que frutifica na nossa vida

Senhor Jesus, que sintamos sempre arder o nosso coração quando nos falais, e que estejamos sempre atentos na escuta da vossa Palavra na Sagrada Escritura. Ficai connosco, Senhor, caminhai connosco pelas estradas da vida. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

5ª ESTAÇÃO: JESUS MANIFESTA-SE NO PARTIR DO PÃO

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Aproximaram-se da povoação para onde iam, e Ele fez menção de seguir adiante, mas eles insistiram com Ele, dizendo: “Fica connosco, porque é tarde e o dia já está a declinar”. Entrou, então, para permanecer com eles. E aconteceu que, quando Ele se pôs com eles à mesa, tomou o pão, pronunciou a bênção e, partindo-o, deu-lho. Abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-no mas ele deixou de lhes ser visível. Diziam, então, um ao outro: “Não nos ardia o nosso coração quando ele no caminho nos falava, quando nos abria as Escrituras?” (Lc 24, 28-35).

Meditação

O próprio Jesus Se repartiu, e reparte, por nós. E pede que façamos dom de nós mesmos, que nos repartamos pelos outros. Foi precisamente este “partir o pão” que se tornou ícone, sinal de reconhecimento de Cristo e dos cristãos. Lembremo-nos de Emaús: reconheceram-No “ao partir o pão” (Lc 24,35). Recordemos a primeira comunidade de Jerusalém: “Eram assíduos (…) à fracção do pão” (At 2,42). É a Eucaristia que se torna, desde o início, o centro e a forma da vida da Igreja. Mas pensemos também em todos os santos e santas – famosos ou anónimos – que se “repartiram” a si mesmos, a própria vida, para “dar de comer” aos irmãos. Quantas mães, quantos pais, juntamente com o pão quotidiano cortado sobre a mesa de casa, repartiram o seu coração para fazer crescer os filhos, e fazê-los crescer bem! Quantos cristãos, como cidadãos responsáveis, repartiram a própria vida para defender a dignidade de todos, especialmente dos mais pobres, marginalizados e discriminados! (Papa Francisco, Corpus Christi, 2016).

Invocações

- Jesus, fica connosco nos entardeceres da nossa vida.

- Faz-nos entender que não há plenitude de vida sem a tua presença.

- Dá-nos sempre do teu Pão.

Senhor, nós te pedimos a graça de sentir grande alegria pela ressurreição de Jesus. Que descubramos novamente o dom da Eucaristia como luz e força para a nossa vida quotidiana. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

6ª ESTAÇÃO: JESUS APARECE AOS SEUS DISCÍPULOS

 

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

 

Leitura da Palavra de Deus

Jesus apresentou-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Dominados pelo espanto e cheios de temor, julgavam ver um espírito. Disse-lhes, então: «Porque estais perturbados e porque surgem tais dúvidas nos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés: sou Eu mesmo. Tocai-me e olhai que um espírito não tem carne nem ossos, como verificais que Eu tenho.» Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, na sua alegria, não queriam acreditar de assombrados que estavam, ele perguntou-lhes: «Tendes aí alguma coisa que se coma?» Deram-lhe um bocado de peixe assado; e, tomando-o, comeu diante deles. Depois, disse-lhes: «Estas foram as palavras que vos disse, quando ainda estava convosco: que era necessário que se cumprisse tudo quanto a meu respeito está escrito em Moisés, nos Profetas e nos Salmos.» Abriu-lhes então o entendimento para compreenderem as Escrituras e disse-lhes: «Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia; que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém. Vós sois as testemunhas destas coisas. E eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.» (Lc 24, 36-49).

Meditação

Irmãos e irmãs, não nos fechemos à novidade que Deus quer trazer à nossa vida! (…) Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele. (Papa Francisco, Vigília Pascal, 2013).

Invocações

- Senhor Jesus, quando o medo e a inquietação nos abatem, envia sobre nós a tua Paz.

- Corrige o nosso modo de pensar e de viver.

- Faz que descubramos o valor profundo de estar contigo.

Senhor, que saibamos olhar para a cruz e reconhecer que pelo seu amor Jesus venceu a morte, e que pelo nosso testemunho ajudemos os outros a descobrir quanto somos amados. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

7ª ESTAÇÃO: JESUS DÁ O PODER DE PERDOAR OS PECADOS

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia. 

Leitura da Palavra de Deus

Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas do lugar onde estavam os discípulos, por medo dos judeus, veio Jesus e, de pé, no meio deles disse-lhes: “A paz esteja convosco!”. Tendo dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos alegraram-se ao verem o Senhor.

Disse-lhes Jesus, de novo: “A paz esteja convosco! Tal como o Pai me enviou, também Eu vos envio”. Tendo dito isto, soprou e disse-lhes: “Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, serão retidos”. (Jo 20, 19-23).

Meditação

Deus nunca Se cansa de perdoar, somos nós que nos cansamos de pedir a sua misericórdia. Aquele que nos convidou a perdoar setenta vezes sete (Mt 18,22) dá-nos o exemplo: Ele perdoa setenta vezes sete. Volta uma vez e outra a carregar-nos aos Seus ombros. Ninguém nos pode tirar a dignidade que este amor infinito e inabalável nos confere. Ele permite-nos levantar a cabeça e recomeçar, com uma ternura que nunca nos defrauda e sempre nos pode restituir a alegria. Não fujamos da ressurreição de Jesus, nunca nos demos por mortos, suceda o que suceder. Que nada possa mais do que a sua vida que nos impele para diante! (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 3).

Invocações

- Senhor Jesus, ajuda-nos a reconhecer as nossas faltas e pecados.

- Ajuda-nos a perdoar as ofensas e as indiferenças.

- Faz-nos crescer como testemunhas do teu amor.

Senhor ajuda-nos a compreender que o teu amor salvífico actua misteriosamente em cada pessoa, para além dos seus defeitos e das suas quedas. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

8ª ESTAÇÃO: JESUS E TOMÉ

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia. 

Leitura da Palavra de Deus

Tomé, um dos Doze, chamado Dídimo, não estava com eles quando veio Jesus. Diziam-lhe, então, os outros discípulos: “Vimos o Senhor!”. Mas ele disse-lhes: “Se não vir nas suas mãos o lugar dos pregos, não meter o meu dedo no lugar dos pregos e não meter a minha mão no seu lado, jamais acreditarei”.

Oito dias depois, estavam de novo os seus discípulos dentro e Tomé com eles. Estando fechadas as portas, veio Jesus e, de pé, no meio, disse: “A paz esteja convosco!”. Depois disse a Tomé: “Traz aqui o teu dedo e vê as minhas mãos; traz a tua mão e mete-a no meu lado. E não te tornes incrédulo, mas crente”. Respondeu Tomé e disse-lhe: “Meu Senhor e meu Deus!”. Disse-lhe Jesus: “Porque me viste, acreditaste! Felizes os que não viram e acreditaram!”. (Jo 20, 24-29).

Meditação

“Meu Senhor, e meu Deus”! Renovemos também nós a profissão de fé de Tomé. Como felicitação pascal, este ano, quis escolher precisamente estas suas palavras, porque a humanidade de hoje espera dos cristãos um testemunho renovado da ressurreição de Cristo; necessita encontrá-Lo e poder conhecê-Lo como verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. Se neste Apóstolo podemos entrever as dúvidas e as incertezas de tantos cristãos de hoje, os medos e as desilusões de numerosos nossos contemporâneos, com ele podemos também redescobrir, com renovada convicção, a fé em Cristo morto e ressuscitado por nós. Esta fé, transmitida ao longo dos séculos pelos sucessores dos Apóstolos, continua, porque o Senhor ressuscitado já não morre. Ele vive na Igreja e a guia firmemente ao cumprimento do seu eterno desígnio de salvação. (Bento XVI, Mensagem Urbi et Orbi, Páscoa de 2007).

Invocações

- Meu Senhor e meu Deus, liberta-nos da nossa incredulidade.

- Ajuda-nos a ver-te nos mais pequeninos como nos ensinaste.

- Suscita em nós o desejo da contemplação.

Senhor, que através das chagas de Cristo ressuscitado possamos ver com olhos de esperança os males que afligem a humanidade. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

9ª ESTAÇÃO: JESUS APARECE AOS APÓSTOLOS NO MAR DE TIBERÍADES

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Saíram e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Já ao surgir da manhã, Jesus estava de pé na margem, mas os discípulos não sabiam que era Jesus. Disse-lhes, então, Jesus: “Rapazes, tendes alguma coisa para comer?”. Responderam-lhe: “Não”. Mas ele disse-lhes: “Lançai a rede para a parte direita do barco e encontrareis”. Lançaram então; e já nem a conseguiam puxar, por causa da quantidade dos peixes. Então o discípulo, aquele que Jesus amava, disse a Pedro: “É o Senhor!”. Quando Simão Pedro ouviu: “É o Senhor!”, cingiu as vestes, pois estava nu, e lançou-se ao mar. (Jo 21, 1-7).

Meditação

A ressurreição de Cristo produz por toda a parte rebentos deste mundo novo, e ainda que os cortem, voltam a despontar, porque a ressurreição do Senhor já penetrou a trama oculta desta história; porque Jesus não ressuscitou em vão. (Papa Francisco, Evangeli gaudium, 278).

Invocações

- Senhor Jesus, quando as fadigas de cada dia nos fazem desanimar, envolvei-nos no vosso amor.

- Ao experimentarmos os vazios e as dificuldades da vida, envolvei-nos no vosso amor.

- Quando perdemos a coragem e a perseverança nos nossos esforços, envolvei-nos no vosso amor.

Senhor, ajuda-nos a fazer crescer e a tornar cada vez mais convicta a nossa fé pascal e a manifestá-la na missão ao serviço do Evangelho e dos irmãos. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

10ª ESTAÇÃO: JESUS CONFIA O PRIMADO DA IGREJA A PEDRO

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Depois de terem comido, disse Jesus a Simão Pedro: “Simão, filho de João, amas-me mais do que estes?”. Disse-lhe: “Sim, Senhor, Tu sabes que sou teu amigo”. Disse-lhe Ele: “Apascenta os meus cordeiros”. Disse-lhe, de novo, pela segunda vez: “Simão, filho de Jonas, amas-me?”. Disse-lhe: “Sim, Senhor, Tu sabes que sou teu amigo”. Disse-lhe Jesus: “Pastoreia as minhas ovelhas”. Disse-lhe pela terceira vez: “Simão, filho de João, és meu amigo?”. Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter dito pela terceira vez: “És meu amigo?” e disse-lhe: “Senhor, Tu sabes tudo; Tu sabes que sou teu amigo!”. Disse-lhe Jesus: “Apascenta as minhas ovelhas. (…) E, tendo dito isto, disse-lhe: “Segue-me”. (Jo 21, 15-19).

Meditação

A sinodalidade, como dimensão constitutiva da Igreja, oferece-nos o quadro interpretativo mais apropriado para compreender o próprio ministério hierárquico. Se compreendermos que, como diz São João Crisóstomo, «Igreja e Sínodo são sinónimos», – pois a Igreja nada mais é do que este «caminhar juntos» do Rebanho de Deus pelas sendas da história ao encontro de Cristo Senhor –, entenderemos também que dentro dela ninguém pode ser «elevado» acima dos outros. Pelo contrário, na Igreja, é necessário que alguém «se abaixe» pondo-se ao serviço dos irmãos ao longo do caminho. Jesus constituiu a Igreja, colocando no seu vértice o Colégio Apostólico, no qual o apóstolo Pedro é a «rocha», aquele que deve «confirmar» os irmãos na fé. Mas nesta Igreja, como numa pirâmide invertida, o vértice encontra-se abaixo da base. Por isso, aqueles que exercem a autoridade chamam-se «ministros», porque, segundo o significado original da palavra, são os menores no meio de todos. É servindo o Povo de Deus que cada bispo se torna, para a porção do Rebanho que lhe está confiada, vicarius Christi, vigário daquele Jesus que, na Última Ceia, Se ajoelhou a lavar os pés dos Apóstolos. E, num tal horizonte, o Sucessor de Pedro nada mais é do que servus servorum Dei [servo dos servos de Deus].

Invocações

- Senhor Jesus, porque não somos capazes de te amar com pureza, aceita a nossa boa vontade de querermos ser teus amigos.

- Libertai-nos da mediocridade e das nossas falsas seguranças.

- Faz-nos esperar com paciência o teu abraço misericordioso.

Senhor, concedei-nos a graça de sentir grande alegria pela ressurreição de Jesus, e que o Espírito Santo infunda em nós o desejo de sermos santos para maior glória de Deus. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

11ª ESTAÇÃO: JESUS ENVIA OS DISCÍPULOS EM MISSÃO

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Os onze discípulos partiram para a Galileia, para o monte que Jesus lhes tinha indicado. Quando o viram, adoraram-no; alguns, no entanto, ainda duvidavam. Aproximando-se deles, Jesus disse-lhes: «Foi-me dado todo o poder no Céu e na Terra. Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, baptizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado. E sabei que Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos.» (Mt 28, 16-20).

Meditação

Naquele “ide” de Jesus, estão presentes os cenários e os desafios sempre novos da missão evangelizadora da Igreja, e hoje todos somos chamados a esta nova 'saída' missionária. Cada cristão e cada comunidade há-de discernir qual é o caminho que o Senhor Ihe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho. (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 20).

- Senhor Jesus, liberta-nos das dúvidas e das cadeias do egoísmo.

- Ilumina todos os que buscam com sinceridade a Verdade.

- Faz-nos teus discípulos e ensina-nos a viver com fidelidade.

Que o Espírito Santo infunda em nós o desejo ardente de sair como discípulos missionários, pondo a render os nossos talentos, a nossa criatividade, a nossa sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus a todas a família humana. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

12ª ESTAÇÃO: A ASCENÇÃO DE JESUS

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia. 

Leitura da Palavra de Deus

Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: “Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?”. Respondeu-lhes: “Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo”.

Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o céu. (At 1, 6-11).

Meditação

Ignoramos o tempo em que a terra e a humanidade atingirão a sua plenitude, e também não sabemos que transformação sofrerá o universo. Porque a figura deste mundo, deformada pelo pecado, passa certamente, mas Deus ensina-nos que se prepara uma nova habitação e uma nova terra, na qual reina a justiça e cuja felicidade satisfará e superará todos os desejos de paz que se levantam no coração dos homens. Então, vencida a morte, os filhos de Deus ressuscitarão em Cristo e aquilo que foi semeado na fraqueza e corrupção, revestir-se-á de incorruptibilidade; permanecendo a caridade e as suas obras, todas as criaturas que Deus criou para o homem serão libertadas da escravidão da vaidade. (Gaudium et spes, 39).

Invocações

- Senhor Jesus que vieste trazer o Céu à terra, faz de nós homens e mulheres do céu.

- Porque já estás vivo e glorioso junto do Pai, faz de nós homens e mulheres de céu.

- Escuta a oração guardada nos nossos corações, e faz de nós homens e mulheres de Céu

Senhor, que a esperança de um mundo novo nos encoraje no serviço da fé e da promoção da justiça. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

13ª ESTAÇÃO: MARIA E OS DISCÍPULOS REUNIDOS EM ORAÇÃO

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Desceram, então, do monte chamado das Oliveiras, situado perto de Jerusalém, à distância de uma caminhada de Sábado, e foram para Jerusalém. Quando chegaram à cidade, subiram para a sala de cima, no lugar onde se encontravam habitualmente. Estavam lá: Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, filho de Tiago. E todos unidos pelo mesmo sentimento, entregavam-se assiduamente à oração, com algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos de Jesus”. (At 1, 12-14).

Meditação

Juntamente com o Espírito Santo, sempre está Maria no meio do povo. Ela reunia os discípulos para O invocarem (At 1,14), e assim tornou possível a explosão missionária que se deu no Pentecostes. Ela é a Mãe da Igreja evangelizadora e, sem Ela, não podemos compreender cabalmente o espírito da nova evangelização. (Papa Francisco, Evangelii gaudium, 284).

Invocações

- Senhor Jesus, levanta-nos da nossa fragilidade, pequenez e pobreza.

- Senhor, dá-nos o teu Espírito, quando nos reunimos na fé para celebrar o memorial da tua Páscoa.

- Senhor, dá-nos o teu Espírito, para crescermos na unidade e na comunhão.

Senhor Jesus, seguindo o exemplo da vossa Mãe, concede-nos a alegria de nos mantermos unidos na oração. Que a nossa prece nos faça acolher o Espírito Santo que é a força do nosso caminho. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças…

14ª ESTAÇÃO: PENTECOSTES

 

O Senhor ressuscitou verdadeiramente. Aleluia.

Glória e louvor a Cristo para sempre. Aleluia.

Leitura da Palavra de Deus

Quando chegou o dia de Pentecostes, encontravam-se todos reunidos no mesmo lugar. De repente, ressoou, vindo do céu, um som comparável ao de forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde eles se encontravam. Viram então aparecer umas línguas, à maneira de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes inspirava que se exprimissem. (At 2, 1-4).

Meditação

O mundo tem necessidade de homens e mulheres que não estejam fechados, mas repletos do Espírito Santo. Para além de falta de liberdade, o fechamento ao Espírito Santo é também pecado. Há muitas maneiras de fechar-se ao Espírito Santo: no egoísmo do próprio benefício, no legalismo rígido - como a atitude dos doutores da lei que Jesus chama de hipócritas -, na falta de memória daquilo que Jesus ensinou, no viver a existência cristã não como serviço, mas como interesse pessoal, e assim por diante. Ao contrário, o mundo necessita da coragem, da esperança, da fé e da perseverança dos discípulos de Cristo. O mundo precisa dos frutos, dos dons do Espírito Santo, como elenca São Paulo: “amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, autodomínio” (Gal 5,22). (Papa Francisco, Pentecostes de 2015).

Invocações

- Senhor Jesus, que nos purificas e fortaleces pelo dom do Espírito Santo, faz de nós homens e mulheres novos, testemunhas da tua ressurreição.

- Porque edificas no Espírito a Igreja, no amor e na santidade, faz de nós homens e mulheres novos, testemunhas da tua ressurreição!

- Permite que renasçamos pelos sacramentos da iniciação cristã.

Concede-nos, Senhor, a graça de testemunhar com alegria a ressurreição de Jesus. e que o Espírito Santo suscite em nós o desejo de em tudo amar e servir. Pai nosso… Ave Maria, cheia de graças… 

CONCLUSÃO

- Deus, que pela ressurreição do seu Filho Unigénito vos redimiu e tornou seus filhos adoptivos, vos conceda a alegria das suas bênçãos. Amen.

- Deus, que pela redenção de Cristo vos concedeu o dom da verdadeira liberdade, vos faça, por sua bondade infinita, tomar parte na herança eterna. Amen.

- Vós que, pela profissão da fé, ressuscitastes com Cristo no Baptismo, mereçais, pela santidade de vida, encontrá-l’O um dia na pátria celeste.  Amen. 

Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho, e Espírito Santo. Amen.

Vamos em paz e o Senhor nos acompanhe. Aleluia. Aleluia.

Graças a Deus. Aleluia. Aleluia