Senhora de Maio - Dias 6 a 12 de maio de 2024

Maio é o mês de Maria. Muitas são as formas do Povo de Deus celebrar a Virgem de Nazaré, em quem Deus fez grandes coisas, e de a proclamar bem-aventurada. O que apresentamos para cada dia do mês de Maio é uma proposta para fazer caminho com Maria, quer seja de forma individual ou comunitária. Consta da leitura de um texto/frase da Palavra de Deus, da reflexão a partir dele(a), alimentada por algumas perguntas para a impulsionar e orientar, da oração, e de uma proposta de compromisso para levar para a vida diária e concreta. Como Maria e Jesus, queremos também abrir-nos à Palavra de Deus, guardá-la no coração e pô-la em prática. Esta estruturação é comum a todos os dias do mês, que pode ser adaptável ao que se entender por melhor. O importante é estarmos com Maria, caminhar com ela, pondo a nossa mão na sua, pois ela é guia fiável e segura, para chegar a Jesus, bendito fruto do seu ventre. Senhora de Maio, rogai por nós!

6. PREPARADOS PARA O ENCONTRO COM O OUTRO

 

Oração inicial

Ó Deus, Salvador dos homens, que pela Virgem Maria, arca da nova aliança, levastes a salvação e a alegria à casa de Isabel, concedei-nos que, obedecendo à inspiração do Espírito, possamos levar Cristo aos nossos irmãos, glorificando-vos com os nossos lou­vores e a santidade da nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

“E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?” (Lc 1, 43)

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio e Isabel ficou cheia do Espí­rito Santo. Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendi­to é o fruto do teu ventre. E donde me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor? Pois, logo que chegou aos meus ouvidos a tua saudação, o menino saltou de alegria no meu seio. Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.» (Lc 1, 39-45).

Reflexão

O anúncio que a nossa Mãe recebe, ela que levava no seu ventre Jesus, é mais do que um exemplo de como devemos preparar-nos para ir ao encontro do nosso próximo. Nela está representada a humildade de quem decide servir Isabel. Maria, mesmo es­tando grávida, e com as condições daquele tempo, foi visitar a sua prima. O seu exem­plo mobiliza-nos para duas grandes coisas: primeira, que a chave é o amor: como o das duas mulheres, que entregam tudo à vontade do Senhor, a partir da expressão “E don­de me é dado que venha ter comigo a mãe do meu Senhor?”, este é um argumento claro e preciso de que o primeiro passo é o amor a Deus e ao próximo como a si mes­mo; segunda, devemos começar pelo nosso núcleo, os que fazem parte da nossa famí­lia, quebrar com a nossa rotina para voltar a amar-nos e valorizar-nos como filhos e filhas do mesmo Pai do Céu.

Partilha

- De que modo a vontade de Maria de ser mãe de Jesus inspira a nossa vontade de nos comprometermos com o próximo mais necessitado?

Compromisso

Ver nos vários órgãos das paróquias (conselho pastoral, económico…) espaços de ani­mação, de diálogo e de sinodalidade que devem estar ao serviço das respectivas co­munidades.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Ó Deus, Salvador dos homens, que pela Virgem Maria, arca da nova aliança, levastes a salvação e a alegria à casa de Isabel, concedei-nos que, obedecendo à inspiração do Espírito, possamos levar Cristo aos nossos irmãos, glorificando-vos com os nossos lou­vores e a santidade da nossa vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

7. APROXIMAR-NOS CADA VEZ MAIS DO AMOR DE MARIA

Oração inicial

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, fazei-nos sentir sempre a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.” (Lc 1, 39-40)

Reflexão

A atitude de Maria ao apressar-se para visitar Isabel inspira-nos no dia de hoje para o acompanhamento do próximo, querer conhecer e ocupar-nos do bem-estar de outras pessoas, quer seja no contexto familiar, laboral ou circunstancial. A visitação mostra-nos a importância do serviço. Maria dirige-se para a casa da sua prima Isabel para a ajudar e servir nos cuidados que poderia necessitar. Este facto interpela-nos relativa­mente ao serviço do outro, em olhar para o nosso dia-a-dia e identificar acções que nos permitam aproximarmo-nos ao modo de amar de Maria, a estar presente para os outros e a responder às suas necessidades com um acto sincero e afectuoso. Por vezes, este tipo de acções são difíceis de concretizar no contexto actual, pelo que devemos prestar atenção à nossa vida diária e fazer das acções simples algo de extraordinário, em que a presença de Maria guie os nossos passos e nos ajude a ser sensíveis diante das necessidades dos outros.

Partilha

- De que modo a atitude humilde de Maria motiva o nosso serviço?

- Que formas de serviço podemos implementar nas nossas comunidades?

Compromisso

A animação e administração das comunidades devem apoiar-se em critérios de trans­parência e de sinodalidade, potenciando os conselhos pastorais e económicos.

Oração de um mistério do Rosário… Save Rainha…

Oração final

Ó Deus, que pela virgindade fecunda de Maria destes à humanidade a salvação eterna, fazei-nos sentir sempre a sua intercessão, pois ela nos trouxe o autor da vida, Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

8. A LINGUAGEM DA MISERICÓRDIA

Oração inicial

Ó Deus, que pela santíssima Virgem manifestastes ao mundo o vosso Filho como glória de Israel e Luz das nações, concedei-nos que, seguindo os conselhos e exemplos de Maria, fortaleçamos a nossa fé em Cristo e o reconheçamos como nosso único Media­dor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seu seio” (Lc 1, 41)

Reflexão

A comunicação é um diálogo que se entrelaça com a linguagem do corpo. Com efeito, a primeira resposta à saudação de Maria dá-se no menino saltando alegremente no ventre da sua prima. Alegrar-se pela alegria do encontro é, em certo sentido, o exem­plo e o símbolo de qualquer outra comunicação que aprendemos inclusivamente antes de virmos ao mundo. O seio materno que nos acolhe é a primeira “escola” de comuni­cação, feita de escuta e de contacto corporal, onde começamos a familiarizar-nos com o mundo exterior num ambiente protegido e com o som tranquilizador do palpitar do coração da mãe. Neste sentido, devemos continuar a cultivar um ambiente depois do nascimento que seja seguro e acolhedor, proteger o que mais sofre e necessita, as cri­anças, jovens e todos os que não se sentem escutados ou abraçados por Deus. Perante isto, devemos ser como a Virgem Maria e cuidar no nosso seio misericordioso.

Partilha

- Como nos inspira a atitude de Mari para realizar e promover um serviço desinteres­sado e diligente relativamente aos outros?

Compromisso

É necessário promover a integração e co-responsabilidade da mulher na gestão pasto­ral e nas instâncias onde se tomam decisões na Igreja, assim como a sua concretização nas nossas comunidades.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Ó Deus, que pela santíssima Virgem manifestastes ao mundo o vosso Filho como glória de Israel e Luz das nações, concedei-nos que, seguindo os conselhos e exemplos de Maria, fortaleçamos nossa fé em Cristo e o reconheçamos como nosso único Media­dor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

9. DAR E ESPALHAR ALEGRIA

Oração inicial

Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho, conce­dei-nos, por sua Mãe, a Virgem Maria, alcançar as alegrias da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

“Então, erguendo a voz, exclamou: «Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre».” (Lc 1, 42)

Reflexão

O Senhor vive em nós. Imitando Nossa Senhora e a sua prima Isabel, que se disponibili­zaram totalmente para que a vontade de Deus se fizesse nelas, também nós queremos o que elas quiseram. Servir como Maria como o fez à sua prima, é um dom de alegria, ela que levava em seu ventre Jesus Cristo, dom do Pai para toda a humanidade, para a todos encher de alegria. O convite para hoje é dar e fazer todas as coisas com amor, sem impor condições. Ser fonte de alegria, como a alegria que Maria desencadeou ao menino que Isabel trazia no seu ventre.

Partilha

- No serviço que prestamos na nossa comunidade de que forma transmitimos alegria ao nosso próximo?

- Como podemos melhorar o serviço que há nas nossas comunidades?

Compromisso

Somos desafiados a animar a vida, a vocação e o serviço dos sacerdotes, fortalecendo a renovação gozosa do seu ministério.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Ó Deus, que vos dignastes alegrar o mundo com a ressurreição do vosso Filho, conce­dei-nos, por sua Mãe, a Virgem Maria, alcançar as alegrias da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

10. O ESPÍRITO SANTO CONVOCA E PROMOVE

Oração inicial

Senhor nosso Deus, que cumulastes com os dons do Espírito Santo a Santíssima Virgem em oração com os Apóstolos, concedei-nos por sua intercessão que, cheios do mesmo Espírito, perseveremos unidos na oração e levemos aos nossos irmãos o feliz anúncio da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

“Isabel ficou cheia do Espírito Santo” (Lc 1, 41)

Reflexão

São Lucas mostra-nos como a graça da Encarnação, depois de ter inundado Maria, leva salvação e alegria à casa de Isabel. O Salvador dos homens, em gestação no seio da sua Mãe, derrama o Espírito Santo, manifestando-se já desde o começo da sua vinda ao mundo. Por isso mesmo, a transformação do mundo parte da graça e dos dons do Es­pírito. Hoje, mais do que nunca, devemos deixar-nos convocar por ele, para que se torne de novo fonte de inspiração para superarmos as dificuldades e inseguranças. Invocando o Espírito Santo promovemos uma sociedade mais humana.

Partilha

- Que lugar damos ao Espírito Santo na nossa vida comunitária?

- Como podemos dar a conhecer a acção do Espírito Santo?

Compromisso

Os pastores, nas suas comunidades, devem acompanhar o Povo de Deus privilegiando o encontro, a sinodalidade e a animação pastoral.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Senhor nosso Deus, que cumulastes com os dons do Espírito Santo a Santíssima Virgem em oração com os Apóstolos, concedei-nos por sua intercessão que, cheios do mesmo Espírito, perseveremos unidos na oração e levemos aos nossos irmãos o feliz anúncio da salvação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amen.

11. VONTADE E SOLIDARIEDADE

Oração inicial

Senhor nosso Deus, que fizestes da bem-aventurada Virgem Maria, formada pelo Espí­rito Santo, as primícias da nova criação, concedei-nos que, rejeitando a antiga situação do pecado, sigamos de coração sincero a vida nova do Evangelho e cumpramos fiel­mente o mandamento novo do amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou-lhe de alegria no seio (Lc 1, 44).

Reflexão

A vontade de Maria, Mãe de Jesus, condu-la e acompanha-a à casa da sua prima Isa­bel, por uma necessidade de coração, para lhe prestar um serviço afectuoso, nos me­ses já avançados da gravidez de Isabel. No seu espírito sensível e gentil, floresce o sen­timento de solidariedade, característico de uma fiel servidora de Deus, mas sobre isso enxerta-se também a experiência de uma especial comunhão estabelecida entre ela e Isabel com o anúncio do anjo: o filho que Isabel espera, que se alegra com a proximi­dade de Jesus, será precursor do filho de Maria, e baptizá-lo-á nas águas do rio Jordão.

Partilha

- Como promovemos e incentivamos o acolhimento de quem é recém-chegado às nos­sas comunidades?

- O que fizemos em favor da integração de quem consideramos diferentes?

Compromisso

Os ministérios laicais, sejam ou não instituídos, realizam um papel importante na vida das comunidades. É necessário realizar uma reflexão mais aprofundada sobre estes serviços para promover o seu aparecimento.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Senhor nosso Deus, que fizestes da bem-aventurada Virgem Maria, formada pelo Espí­rito Santo, as primícias da nova criação, concedei-nos que, rejeitando a antiga situação do pecado, sigamos de coração sincero a vida nova do Evangelho e cumpramos fiel­mente o mandamento novo do amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

12. PONHO-ME AO TEU SERVIÇO

Oração inicial

Ó Deus, que de modo admirável edificastes uma digna habitação para o vosso Filho no seio virginal de Maria, concedei que guardando fielmente a graça do Baptismo, vos adoremos em espírito e verdade e mereçamos também nós ser templos vivos da vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.

“Feliz de ti que acreditaste, porque se vai cumprir tudo o que te foi dito da parte do Senhor.” Lc 1,45)

Reflexão

A nossa mãe possuiu uma sabedoria única, sabe cuidar do filho de Deus, mas também de si mesma. Ser povo de Deus implica analisar tudo para que não nos afastemos da missão que nos foi encomendada como baptizados. É indispensável ver como está a nossa relação com Deus, reflectir sobre os ensinamentos da Sagrada Escritura no meu viver diário e como é o desejo de ser amado pelo nosso Pai. Por isso é que Maria vai aonde vive a sua prima Isabel, sabendo que acompanhar os outros, viver em comuni­dade, é a chave de um cuidado pessoal.

Partilha

- Quais são as situações que nos afastam da missão que nos foi encomendada?

- Como podemos incorporar da melhor maneira a leitura assídua da Sagrada Escritura na nossa comunidade?

Compromisso

Temos que superar os modos de agir de forma autónoma e individualista nas nossas comunidades.

Oração de um mistério do Rosário… Salve Rainha…

Oração final

Ó Deus, que de modo admirável edificastes uma digna habitação para o vosso Filho no seio virginal de Maria, concedei que guardando fielmente a graça do Baptismo, vos adoremos em espírito e verdade e mereçamos também nós ser templos vivos de vossa glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amen.