Carta aos Jovens

Carta aos Jovens

Jovem,

A vida é um caminho. Tu estás em caminho mas não vais só: contigo caminham também muitos outros irmãos e irmãs. Uns caminham com entusiasmo, outros lamentam-se, outros buscam apoio no teu braço, para que os ajudes a subir a encosta. Lá em cima encontra-se Jesus de Nazaré que deseja manifestar-te todo o seu carinho.

Há uns oitocentos anos, um grupo de pessoas iniciou um caminho, uma peregrinação em direcção à Terra Santa: deixaram as suas casas, os seus entes queridos, os seus haveres, e puseram-se a caminhar. Nos seus corações escutaram o chamamento do Senhor, e desejavam viver para sempre com Ele. Seguir Jesus era a sua maneira de responder com generosidade e alegria à sua vocação. Este grupo de peregrinos estabeleceu-se no Monte Carmelo e deu origem aos que hoje conhecemos como CARMELITAS.

No Monte Carmelo, lugar onde habitou o Profeta Elias e onde desenvolveu a sua missão profética, levavam uma vida de oração e penitência. No centro das grutas e das pequenas celas, construíram uma capela em honra da Virgem Maria, a qual, desde então, é chamada pelos Carmelitas de Mãe e Irmã. Em 1247 o Papa Inocêncio IV aprovou a norma de vida (Regra) que o Patriarca Alberto de Jerusalém lhes dera.

Talvez perguntes: qual é o “carisma” desta família religiosa, isto é, quais são as características que definem um Carmelita e que o Carmelo oferece ao nosso mundo? Fundamentalmente são três:

  • Experiência de Deus. O Carmelita busca Deus, quer aproximar-se d'Ele e vivê-Lo. A oração é o fundamental neste caminho de espiritualidade, alimentado pela Palavra de Deus e pela Eucaristia.
  • Fraternidade. A experiência da presença de Deus abre-nos e lança-nos para os irmãos. O Carmelita é chamado a viver uma intensa vida de fraternidade, compartilhando com simplicidade e austeridade o que tem e o que é.
  • Serviço. O lugar do Carmelita é estar no meio do povo, especialmente dos pobres e excluídos, caminhando com ele em vista da libertação integral.

A inspiração de Maria (o Escapulário expressa a nossa consagração a ela) e de Elias, fazem também parte da identidade do Carmelo.

Hoje em dia a Família Carmelita, que abarca os religiosos, religiosas e leigos de qualquer condição, está presente em todos os continentes, empenhada no campo da espiritualidade, da vida cristã, da pastoral, da educação, das missões, comprometida com a causa dos pobres, ao lado dos oprimidos e de quantos procuram a Deus de coração sincero. Nenhum espaço humano está excluído desta presença silenciosa e discreta.

Esta Família, desde o início, deu à Igreja e ao mundo grandes figuras de homens e mulheres de Deus, numerosos santos e santas. Basta recordar alguns: Santo Alberto de Trapáni, São Simão Stock, São Pedro Tomás, Santo André Corsini, Santa Maria Madalena de Pazzi, São Nuno de Santa Maria, São João da Cruz, Santa Teresa de Jesus, Santa Teresa do Menino Jesus, Beata Isabel da Trindade, Beato Tito Brandsma, mártir em Dachau em 1942, Santa Teresa Benedita da Cruz (Edith Stein), mártir em Auschwitz em 1942... e muitos outros. Além dos mais conhecidos há milhares de pessoas que com a sua vida de oração e de compromisso profético, tornam presente no nosso mundo o Reino de Deus.

Também tu és chamado a ser santo! Se tens muito, dá muito; se tens pouco, dá pouco; mas dá SEMPRE!