Começamos este retiro de Quaresma com Santa Teresa do Menino Jesus e da Santa Face. Em 17 de Maio do corrente ano jubilar celebraremos o centenário da canonização de Santa Teresinha. Desta forma, com esta santa carmelita, respondemos alegremente ao convite do Papa Francisco para nos tornarmos peregrinos da Esperança.
Quarta-feira de cinzas, 5 de Março, 2025: Converte-te e acredita no Evangelho
Evangelho segundo S. Mateus (6,1-6.16-18)
«Tende cuidado em não praticar as vossas boas obras diante dos homens para serdes vistos por eles! De contrário, não tereis a recompensa do vosso Pai que está nos Céus. Assim, quando deres esmola, não faças soar a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola fique no segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa. Quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar de pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando rezares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai, que está no segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não façais um ar pesaroso como os hipócritas que desfiguram o rosto para mostrarem aos homens que jejuam. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a tua cabeça e lava o teu rosto, para não mostrares aos homens que jejuas, mas apenas ao teu Pai, que está presente naquilo que se faz em segredo; e o teu Pai, que vê o que se faz em segredo, te dará a recompensa».
Quinta-feira, 6 de Março: Encontrar refúgio nos seus braços
“Ah! Deixa-me, Senhor, esconder-me na tua face. Lá não ouvirei mais o barulho vão do mundo.» (Poesia 5).
“Quando orares, entra no teu quarto, fecha a porta e ora ao teu Pai em segredo; e teu Pai, que vê num lugar oculto, te recompensará” (Mt 6, 6).
Aproveito para entrar em oração e em silêncio e recebê-lo no meu coração.
Sexta-feira, 7 de Março: Felizes os pobres de coração
“Tua Face é minha única riqueza,/Nada mais peço./Nela me ocultando sem cessar,/Assemelhar-me-ei a Ti, Jesus...” (Poesia 20).
“Voltai para mim de todo o coração» “ (Jl 2, 12).
Se estou sobrecarregado pelas preocupações da vida, pelas preocupações e pelo supérfluo, ofereço a Jesus, neste tempo de Quaresma, a miséria que me habita.
Sábado, 8 de Março: Faz da tua vida uma Eucaristia
“Vives para mim escondido numa hóstia, quero esconder-me para ti, ó Jesus! » (Poesia 17).
“Este é o tempo favorável, este é o dia da salvação” (2Cor 6, 2).
Através de pequenas acções concretas, presto atenção aos mais pequeninos.