Domingo, 15 de Dezembro
Evangelho de Jesus-Cristo segundo são Lucas (3,10-18)
Naquele tempo, as multidões que tinham sido batizadas por João Batista perguntaram a Jesus: «Que devemos fazer, então?». Ele respondeu-lhes: «Quem tem duas túnicas partilhe com quem não tem nenhuma, e quem tem alimentos faça o mesmo». Vieram também alguns publicanos para serem batizados e disseram-lhe: «Mestre, que devemos fazer?». Ele respondeu-lhes: «Não exijais mais do que aquilo que vos foi estipulado». Também os soldados lhe perguntavam: «E nós, que devemos fazer?». Ele respondeu-lhes: «Não tireis nada a ninguém nem façais denúncias falsas, e contentai-vos com o vosso soldo». Como o povo estava na expetativa, e todos pensavam no seu coração se João não seria o Cristo, João tomou a palavra e disse a todos: «Eu batizo-vos na água, mas está a chegar Aquele que é mais forte do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias: Ele batizar-vos-á no Espírito Santo e no fogo. Tem na mão a pá para limpar a sua eira e recolher o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que não se apaga». E com estas e muitas outras exortações anunciava ao povo a Boa Nova.»
Pistas para a semana: A minha fé é sinónimo de alegria interior? Cristo é verdadeiramente a Boa Nova da minha vida? Estou disponível para o dom que Deus me faz de Si mesmo? Ou procuro antes que Ele me ame, em vez de eu acolher o Reino na simplicidade de um coração de criança? Que me inspira esta frase: «A santidade não está nesta ou naquela prática; consiste antes numa disposição do coração que nos torna humildes e pequenos nos braços de Deus, conscientes da nossa fraqueza, e confiantes até à audácia na sua bondade de Pai.»? (Santa Teresa do Menino Jesus).
Segunda-feira, 16 de Dezembro: Olhar o meu próximo com caridade
«Oráculo do homem de olhar penetrante; oráculo do que escuta as palavras de Deus, que tem a visão do Omnipotente, que se prostra, mas de olhos abertos» (Nm 24,4).
«Não desejava outro olhar senão o de Jesus» (Ct 176).
Aprendo a olhar o próximo com ternura e amor, a vê-lo através da realidade da sua vida, consciente de que ele também é filho de Deus.
Terça-feira, 17 de Dezembro: Contemplar o Amor de Deus
«Genealogia de Jesus, filho de David, filho de Abraão» (Mt 1,1).
«Lembra-Te da glória do Pai, lembra-Te dos esplendores divinos que deixaste ao exilar-Te na terra para resgatar os pobres pecadores» (PN 24,1).
Hoje dou graças, agradeço a Jesus por ter ido tão longe, a ponto de assumir a nossa condição humana, ferida pelo pecado. Contemplo este seu louco amor.
Quarta-feira, 18 de Dezembro: Os pais Maria e José
«José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois O que ela concebeu é obra do Espírito Santo» (Mt 1,20).
«Quando São José ignora o prodígio que com a tua humildade querias ocultar, deixá-lo chorar junto ao Tabernáculo que esconde a divina beleza do Senhor!… Oh! Como eu amo, Maria, o teu silêncio eloquente» (PN 54, 8).
Com Santa Maria e São José, aprendo a abrir espaço no meu coração para receber Aquele que vem.
Quinta-feira, 19 de Dezembro: Aprender a escutar
«Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o anjo disse-lhe: “Não temas, Zacarias: a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, vai dar-te um filho”» (Lc 1,12).
«Ah! O Senhor é tão bom para mim, que me é impossível temê-lo. Sempre me deu o que desejava, ou antes, fez-me desejar o que me queria dar» (Ms C 31r°).
Hoje tiro um tempo para ouvir os desejos profundos do meu coração e peço-os a Jesus para o Natal.
Sexta-feira, 20 de Dezembro: «Eis a serva do Senhor»
«Maria disse então: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”» (Lc 1,38).
«Oh! Amo-te, Maria, quando te dizes a serva do Deus que tu deslumbras com a tua humildade. Esta virtude oculta torna-te omnipotente, atrai ao teu coração a Santíssima Trindade. Então, o Espírito de Amor, cobrindo-te com a Sua sombra, o Filho igual ao Pai em ti encarnou… Grande será o número dos seus irmãos pecadores, já que se Lhe há de chamar: Jesus, o teu primogénito!…» (PN 54, 4).
Aproveito a oportunidade para prestar serviço ao meu próximo num gesto desinteressado, imbuído de fraternidade.
Sábado, 21 de Dezembro: Amar, tanto nas grandes como nas pequenas ações
«Por aqueles dias, Maria pôs-se a caminho e dirigiu-se à pressa para a montanha, a uma cidade da Judeia. Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel» (Lc 1,39-40).
«Não te inquietes, Maria, com o trabalho de cada dia porque o teu ofício nesta vida deve ser unicamente: “O Amor!” Mas se alguém vem repetir-te que as tuas obras se não veem, poderás dizer: “Eu amo muito. Eis a minha riqueza na terra!...”» (P 13,15-16) .
Hoje faço o que tenho de fazer com todo o amor do meu coração.