Maria, Mãe do amor formoso
Peçamos a Maria, nossa Mãe, que ande sempre ao nosso lado. Se Maria ficar perto de nós, poderemos conservar sempre Jesus nos nossos corações, de modo que nos será possível amá-lo e servi-lo nos pobres mais pobres (Madre Teresa de Calcutá).
O amor é o que explica a vida de Maria. Um amor levado até ao extremo, até ao esquecimento completo de si mesma, alegre por estar ali, onde Deus quer, e cumprindo com esmero a vontade divina. Isto é o que faz com que o seu mais pequeno gesto nunca seja banal, mas manifesta-se cheio de conteúdo. Maria, nosso Mãe, é para nós exemplo e caminho. Devemos procurar ser como ela, nas circunstâncias concretas nas quais Deus quer que vivamos.
Para a oração: Saúda Maria, pensa em Maria, repete o nome de Maria, honra Maria, glorifica sempre Maria, dirige o teu olhar a Maria, recolhe-te na tua habitação com Maria, cala com Maria, alegra-te com Maria, entristece-te com Maria, trabalha com Maria, vigia com Maria, ora com Maria, caminha com Maria, descansa com Maria, procura Jesus com Maria, leva Jesus nos teus braços com Maria, vive em Nazaré com Jesus e Maria, vê Jerusalém com Maria, permanece ao pé da cruz de Jesus com Maria, deseja viver e morrer com Jesus e Maria. Faz isto e viverás eternamente (Tomás de Kempis).