Na Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini (2010), o Papa Bento XVI recordou-nos duas dimensões essenciais da especial relação que liga a vida consagrada à Palavra de Deus:
- antes de mais, porque a Vida Consagrada «nasce da escuta da Palavra de Deus e acolhe o Evangelho como sua norma de vida, pelo que «viver no seguimento de Cristo casto, pobre e obediente é uma “exegese viva da Palavra de Deus”»;
- em segundo lugar, a tradição da lectio divina desabrochou nas comunidades de vida monástica, pelo que as comunidades de vida consagrada «são chamadas a ser verdadeiras escolas de vida espiritual onde se há de ler as Escrituras segundo o Espírito Santo na Igreja, de modo que todo o Povo de Deus disso mesmo possa beneficiar» (n. 83).
Neste espírito, propomos um esquema simples de lectio divina para cada dia da Semana do Consagrado, entre 26 de janeiro e 2 de fevereiro.
Segue-se o esquema clássico da lectio: começando pela invocação do Espírito, segue-se a leitura e sucessiva meditação, que desembocam na oração a Deus e na contemplação ativa do dia a dia.
Para cada dia foram escolhidos os textos propostos para a Eucaristia, procurando neles luz para viver mais intensamente a nossa consagração, sobretudo nas dimensões da oração, da paz e da esperança que, este ano, dão mote à vivência desta semana.
A oração proposta socorre-se dos ritmos da música de Taizé, enquanto realidade de vida consagrada ecuménica, que procura viver ao ritmo da Palavra de Deus. Uma vez que alguns dos refrães propostos estão em língua estrangeira, procurámos apresentar uma gravação áudio acessível no YouTube e a respetiva tradução.
Para a invocação do Espírito, cada pessoa ou comunidade poderá fazê-la livremente, com uma oração ou com um canto. Em todo o caso, apresentamos aqui uma proposta de oração:
Espírito Santo, fonte de vida e de paz,
enche o nosso coração com a tua luz
e ensina-nos a conhecer a vontade de Deus para cada pessoa consagrada.
Pela tua ação, a Palavra fez-se carne no seio de Maria:
que a Palavra de Deus tome vida em nós,
de modo que a vida consagrada
seja hoje continuação da Encarnação do Verbo de Deus no mundo.
Faz-nos sinais do grande amor de Deus que se revelou em Jesus Cristo
e que contemplamos na Palavra que agora meditamos.
Antes e depois desta oração, podemos rezar com o refrão de Taizé: Tu és fonte de vida
(https://youtu.be/kSRPRqQIe2M?si=82uPHqBNtt2LAXxI)
Tu és fonte de vida. Tu és fogo. Tu és amor.
Vem Espírito Santo. Vem espírito Santo.
26.01.2024
Memória de S. Timóteo e S. Tito
Leitura (2Tm 1,1-8 e Tt 1,1-5)
Meditação
São Paulo, quando se dirige aos seus colaboradores, saúda-os com votos de graça, paz, misericórdia. Estes são os grandes dons de Deus, cujos efeitos sentimos nas nossas vidas.
O apóstolo é um mensageiro e um agente de paz: é chamado a transmitir aos outros a paz que ele mesmo recebe da parte de Deus. Os filhos de Deus são chamados a ser agentes desta paz que é dom divino (cf. Mt 5,9). Como Paulo, como Tito e Timóteo, sejamos transmissores da paz de Deus, infundindo neste mundo a esperança que nos faz caminhar.
A cada dia, e nesta Semana do Consagrado em particular, acolhemos o convite do apóstolo: «Exorto-te a que reavives o dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos» (2Tm 1,6). A nossa consagração é como uma brasa que precisa de ser reacendida para passar o calor, para surtir o efeito que dela se espera. Mas sempre com a consciência de quem é o verdadeiro autor da nossa consagração e o único que lhe pode conferir verdadeira vida e calor: é Deus que nos deu um espírito de «fortaleza, de caridade e de moderação» (2Tm 1,7).
Oração
Rezamos com o refrão de Taizé: Bleib mit deiner Gnade bei uns
(https://youtu.be/T5_N9Po7lio?si=pFMGE2BshI9GQ1Ps)
Tradução:
Permanece junto de nós com a tua graça, Senhor Jesus Cristo.
Oh! Permanece junto de nós com a tua graça, Tu, ó Deus fiel!
Contemplação e ação
Ao longo do meu dia, procuro viver consciente de que «Deus nos deu um espírito de fortaleza, de caridade e moderação».
Procuro traduzir estes dons nas minhas atitudes.