Tito Brandsma é apresentado em Portugal

Tito Brandsma é apresentado em Portugal


alt

No âmbito do XXXII Encontro da Família Carmelita de Portugal, no passado dia 25 de Fevereiro, pelas 10:00 horas da manhã, teve lugar na Casa São Nuno (Avenida Beato Nuno, N.º 271), em Fátima, o lançamento da Obra Tito Brandsma, com uma conferên­cia pelo seu autor, Padre Fernando Millán, Superior Ge­ral da Ordem do Carmo.

Sobre Tito Brandsma:

O Padre Tito Brandsma foi um carmelita holandês que morreu no Campo de Concen­tração de Dachau, em Julho de 1942.

Foi professor de Filosofia e de História da Mística na Universidade Católica de Nimega, da qual foi Reitor Magnífico, em 1932.

Jornalista e teórico do jornalismo, professor, escritor prolixo, difusor da cultura da sua Frísia natal, sacerdote e religioso… manteve, desde muito cedo, um titânico confronto com o nacional-socialismo, que provocou a sua reclusão em várias cadeias, até morrer em Dachau, deixando um rasto de humanidade, reconciliação e fé.

Foi beatificado por João Paulo II, em 1985.

No passado dia 6 de Fevereiro, com a presença do Padre Geral, Fernando Millán, e alguns dos seus conselheiros, foram abertos em Roma – na Congregação para a Causa dos Santos – os documentos relativos ao Processo da sua Canonização. 

Sobre o Padre Fernando Millán Romeral:

É Carmelita.

Nasceu em 1962, em Madrid.

Entrou na Ordem do Carmo em 1980.

Fez os seus estudos de Filosofia e Teologia em Madrid, Sevilha e Dublin. Doutorado em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma com uma tese sobre a doutrina peni­tencial de Bartolomeu F. Xiberta.

Professor Ordinário de Sacramentologia na Faculdade de Teologia da Universidade Pontifícia Comillas, de Madrid, desde Fevereiro de 1995.

É autor, entre outros, de: La penitencia hoy. Claves para una renovación (Bil­bao/Madrid 2001), bem como de numerosos artigos sobre temas carmelitas.

Foi membro do Institutum Carmelitanum de Roma e do Centro de Estudos judaico-cristãos de Madrid.

Desde Setembro de 2007, é Prior Geral da Ordem do Carmo, reeleito para mais um mandato, em Setembro de 2013.


Nota: O livro pode ser pedido a Casa São Nuno - Av.ª Beato Nuno, 271 - 2495-304 FÁTIMA - Telf.: 249 530 230 - mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Caminhos Carmelitas

  • A cruz
    Assim, o compromisso de “tomar a cruz” torna-se participação com Cristo na salvação do mundo. Pensando nisto, façamos com que a cruz pendurada na parede de casa, ou a pequena que usamos ao peito,...
  • 23º Domingo do Tempo Comum – Ano A
    “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, só entre ti e ele” (Mt 18, 15) A passagem do Evangelho do 23º Domingo do Tempo Comum – Ano A (cf. Mt 18, 15-20), fala-nos da correcção fraterna, e...
  • 22º Domingo do Tempo Comum – Ano A
    O Filho do homem tem de sofrer muito, tem de ser morto e ressuscitar ao terceiro dia O trecho do Evangelho de hoje (cf. Mt 16, 21-27) está ligado ao do domingo passado (cf. Mt 16,13-20). Depois de...
  • Seguir Jesus
    Quem verdadeiramente ama Jesus há-de subir o Calvário. Beato Tito Brandsma
  • Pai Nosso
    Pai nosso, que estás acima de tudo como o céu, faz que o Teu nome seja glorificado e reconhecido como santo. / Mostra a todos que só Tu és Deus, reunindo definitivamente o Teu povo disperso e...
  • Santa Maria de Jesus Crucificado, OCD – 25 de Agosto
    Santa Maria de Jesus Crucificado (Maria Baouardy) nasceu a 5 de Janeiro de 1846, em Ibillin, pequena aldeia da Galileia, entre Nazaré e Haifa. O seus pais perdem, um após outro, os doze filhos em...

Santos Carmelitas